LUA FORA DE CURSO

Na prática astrológica denomina-se de "Lua Fora de Curso" (LFC) ao período que vai do último aspecto planetário formado pela Lua ao transitar num signo até o momento em que ela ingressa no próximo signo. Esta condição, que coloca a Lua numa situação "sem futuro", sempre foi considerada pelos astrólogos tradicionais a principal condição a ser evitada no início de uma ação importante. Quando empreendemos algo a Lua assume a maior importância, por ser o símbolo de função no mapa astrológico: mostra quão bem algo pode funcionar ou não. Por isso, as ações iniciadas com a LFC podem assemelhar-se à trajetória de um pedaço de madeira que bóia perto da praia: nunca sabemos exatamente onde vai dar.

Este período é bom para repousar, relaxar, meditar ou simplesmente dar andamento normal às coisas. Não é aconselhável iniciar aí algo importante ou tentar fechar um negócio, uma vez que o desenrolar não irá seguir o que foi planejado e freqüentemente o resultado é ineficaz. Também convém não adquirir objetos como aparelhos eletrodomésticos ou roupas: podem não "funcionar" como era esperado.

Segundo Al Morrinson - astrólogo americano que é o maior pesquisador da LFC neste século - esse período deve ser utilizado mais para assuntos subjetivos e não objetivos, mais para as atividades espirituais do que materiais, por exemplo: oração, ioga, psicoterapia, diversões, sono, meditação e até para saborear o vinho preferido. Segundo ele, a LFC reflete-se em: decisões irrealistas; improvisações; falsos começos, com erros e ajustes; defeitos que vêm à luz; demoras, frustrações e pouca produtividade. As experimentações extra sensoriais provocam curiosos resultados. E ele adverte: se você vai viajar, planeje sua viagem de forma que não chegue ao destino com a LFC.

Morrinson conta que uma mulher, cliente sua, persuadiu o marido, um gerente de banco, a usar a tabela da LFC por seis meses e verificar os resultados. Com muita relutância, ele assentiu em adotar o método, e passou a não conceder empréstimos e nem realizar negócios importantes quando era solicitado com a LFC. Nestes casos, solicitava aos clientes a voltar posteriormente com mais informações. Hoje ele é um dos vice-presidentes do banco. Seus resultados superaram os de todos os outros colegas, e por isso foi promovido.

Outra conhecida astróloga americana - Debbi Kempton-Smith - relata sua experiência com a LFC: "Anos atrás eu não queria acreditar que a LFC funcionava verdadeiramente. Então, houve uma época em tive que correr atrás de serviços de meio expediente, e para isso me submetia a freqüentes entrevistas. Nunca conseguia o serviço quando a entrevista ocorria com a LFC. Aí eu fazia planos, mas eles eram sempre alterados quando feitos com a LFC. Como toda mulher vaidosa, sempre gostei de comprar roupas, mas nunca voltava a vesti-las quando as adquiria com a LFC. Desnecessário dizer como penso hoje a respeito."

Al Morrinson também diz que os eventos históricos ocorridos durante a LFC tem um efeito de "Caixa de Pandora", e cita o fracasso de candidaturas lançadas com a LFC: nas eleições americanas de 1900 em diante, nos dois grandes partidos americanos - o Democrata e o Republicano - coincidentemente sempre um dos dois candidatos teve a candidatura lançada numa LFC... E estes nunca ganharam.

Aqui no Brasil temos o exemplo das eleições de 1989, que foram realizadas num dia em que a Lua ficou fora de curso durante todo período de votação. Collor ganhou, e o futuro do pleito foi o que se viu. E para os que gostam de uma tragédia, basta apenas citar que a monumental partida do Titanic de Southhampton para sua primeira viagem, em 10 de abril de 1912, ocorreu com a LFC.

Estes exemplos podem levar à pressuposição de que a LFC é um período maléfico, mas não é esse propriamente o caso. Quando a Lua está fora de curso você não leva choque das paredes. A vida continua como ela é e, caso você não vá iniciar nada importante, não precisa se lembrar que isso existe. Preocupe-se com a LFC apenas quando for iniciar ações significativas, onde pressupõe-se um desdobramento futuro. Neste caso, para se prevenir da LFC é muito simples. Consulte a "Tabela da LFC" e coloque estes períodos na sua agenda particular ou de negócios. Considere os períodos de LFC como a travessia de um túnel escuro. Você vai da cidade "A" para a cidade "B", que são ligadas por esse túnel. Lá dentro, o rádio não pega, e você não está adequadamente sintonizado com o mundo exterior. Relaxe, é tempo de fluir. Quando a Lua retomar seu curso normal, você saiu do túnel entrando na cidade "B": vá em frente nos seus objetivos !


Tabela da Lua Fora de Curso

Dicas da Lua