Artigos

A HOMEOPATIA COMO OPÇÃO DE CURA

Márcio Henrique Orlowski

A homeopatia é uma forma alternativa de tratar as anormalidades do organismo. Ela se vale da energia retirada de diversas substâncias encontradas nos vegetais, animais e também nos minerais, e isto é conseguido através de um processo de preparação realizado por um farmacêutico especializado que produz os medicamentos homeopáticos, pobres em substância (isto é, com pouca ou nenhuma matéria) e ricos em determinados tipos de energia.

A homeopatia entende que todos os distúrbios da saúde são causados pelo desequilíbrio da energia (ou da força) que cada um de nós traz dentro de si; em outras palavras, enquanto a nossa energia interna (chamada de energia vital) está equilibrada, todo o nosso organismo funciona perfeitamente e estamos saudáveis; porém, quando a nossa energia vital não está ok, começam a aparecer sintomas e perturbações na saúde (doenças). Portanto, as pessoas que se tratam com a homeopatia têm menos problemas de saúde e voltam menos aos consultórios médicos, ao mesmo tempo em que ficam livres dos efeitos tóxicos dos remédios alopáticos, atualmente mais usados. Em seguida, algumas dúvidas comuns relacionadas à homeopatia:

1)- A homeopatia demora a curar?
A cura pode ser imediata, isto é, pode acontecer logo após a primeira dose de remédio, ou pode demorar a se completar. Isso depende do tipo da doença e do tempo em que ela já está em atividade.

2)- A homeopatia, se bem não fizer, mal também não faz?
Não é exatamente assim. Realmente os remédios homeopáticos, por terem pouca substância, não intoxicam o organismo; porém, se forem mal utilizados, podem gerar problemas na saúde. Por isso, a auto-medicação não deve ser praticada.

3)- Qual é a diferença entre a homeopatia unicista e a homeopatia organista?
Estas são as duas formas de tratamento homeopático. A unicista, usando um remédio de cada vez, consegue obter melhora no organismo por inteiro. A organicista pode usar mais de um remédio ao mesmo tempo e obtém melhora na parte do corpo, ou no sintoma, que está sendo alvo do tratamento.

4)- É verdade que o tratamento homeopático faz o paciente piorar no início para melhorar depois?
Não é bem assim. Existem poucos doentes que podem apresentar, no início do tratamento, a intensificação dos seus sintomas, como a eliminação de catarros ou manifestações na pele, como uma coceira, por exemplo. Mas deve-se dar andamento ao processo, já que tais distúrbios iniciais são, via de regra, seguidos pelo restabelecimento da saúde.

5)- A homeopatia tem alguma coisa a ver com religião e especialmente com espiritismo?
A homeopatia é um método científico de tratamento e é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Acontece que um de seus pontos de vista coincide com o das religiões espiritualistas, que também consideram a existência de um elemento imaterial no interior de nossos corpos, e que seria o responsável pelo seu funcionamento.