Artigos

O QUE O OUTRO SENTE POR MIM?

Márcia Mattos

Você já parou para pensar no que as outras pessoas sentem por você? Esta não é uma pergunta fácil de responder, nem mesmo com o auxílio da Astrologia. Criamos vários laços durante a nossa vida e, de certa forma, cada uma das pessoas que chegam até nós reage de uma forma diferente à personalidade que temos. Por quê?...

Através da técnica da sinastria - a comparação entre dois mapas - você pode ter uma idéia de qual reação o sua imagem provoca nas pessoas que fazem parte da sua vida.

Está com o seu mapa na mão? Para realizar esta comparação, você precisa saber em qual grau está o seu ascendente e também olhar as posições dos planetas da outra pessoa. Esta parte da sinastria analisa a conjunção entre um planeta de uma pessoa e o ascendente de outra. Se você não está acostumado com o "astrologuês" não se desespere! O cálculo é bem simples.

Exemplo: Luana tem o ascendente a 1º de Gêmeos e seu marido Márcio tem o Sol a 3º de Gêmeos. Como o Sol de Márcio está a 2º do ascendente de Luana, dizemos que estes dois aspectos dos Mapas estão em conjunção, por estarem muito próximos. A margem de distância para acontecer uma conjunção é de 5º. Outro exemplo: Juliana tem o ascendente a 0º de Áries e sua mãe tem a Lua a 26º de Peixes. A distância que separa um ponto do outro é de apenas 4º, logo, o ascendente de Juliana está em conjunção à Lua de sua mãe.

Sabendo o grau do seu ascendente, verifique se no mapa da outra pessoa há algum planeta a, pelo menos, 5º de distância. Esta técnica não é utilizada apenas em relacionamentos amorosos, você também pode verificar o mapa de seus amigos, pais, filhos, colegas de trabalho e até inimigos. Vale lembrar que a conjunção entre o seu ascendente e um planeta de outra pessoa não é a única coisa que determina a relação que possuem. Esta conjunção pode nem existir. Se você deseja uma análise completa de uma relação, não há outro caminho: procure um astrólogo que possa fazê-la por você.

O ascendente indica a imagem física de uma pessoa, aquilo que a sua presença evoca, antecipa. Aquilo que, com qualidade, nós manifestamos expressamente, através de gestos, expressões faciais, traços, postura de corpo, mímica, balanço, ritmo, porte, biotipo... As roupas, acessórios, corte de cabelo e toda a produção que usamos também ajudam a criar, sutilmente, uma imagem que causa um impacto nos outros; uma representação, um conjunto de signos que vão afetar as pessoas que conhecemos. Através do seu ascendente, você transmite uma série de signos que vão ser imediatamente decodificados pelo outro: alguns desagradam profundamente; outros encantam.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO AO SOL DE OUTRA PESSOA
A "pessoa do Sol" é quem vai estar sendo afetada pela sua presença física ou pela imagem que você projeta. Neste contato, o outro, diante de você, sente-se como se estivesse afirmando a sua identidade, crescendo em auto importância, sentindo-se mais orgulhoso e digno de si próprio. Por enxergar muito brilho em você, esta pessoa sente muito medo de "ficar por baixo" na relação e tende a se vangloriar e até mesmo contar vantagens. A defesa do ego pela "pessoa do Sol" nasce do grande medo que possui de ficar opaca diante da sua presença. Para ela, você é uma pessoa extremamente magnética e digna de toda a sua admiração. Apesar de ter a necessidade de crescer para não ser ofuscada, a "pessoa do Sol" sente-se mais potente e cheia de vida quando há uma relação entre vocês.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO À LUA DE OUTRA PESSOA
A "pessoa da Lua" terá suas funções emocionais facilmente atingidas pela sua presença. Ela poderá sentir-se, por exemplo, magoada, vulnerável, suscetível, afastada ou, ao contrário, atendida, acolhida, alimentada e preenchida pelo menor gesto, olhar ou atitude de sua parte. Uma simpatia ou antipatia imediata decorrem neste tipo de relação, onde há uma intimidade e uma grande comunicação emocional. Há algo de profundamente familiar, conhecido, que faz com que a outra pessoa se evolva, se abra e seja muito receptiva em relação a você. Há, por parte dela, uma necessidade de estar junto e uma certa dificuldade de afastar-se de você. Por ficar muito sensível diante da sua presença, você poderá deixá-la completamente a vontade ou desconfortável, mesmo que não tenha nenhuma destas intenções.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A MERCÚRIO DE OUTRA PESSOA
A "pessoa de Mercúrio" terá suas relações mentais e comunicativas bastante alteradas quando está próxima a você. Esta relação é essencialmente mental e manifesta na outra pessoa o desejo de falar, trocar idéias, discutir opiniões, dar sugestões e colher informações. Ela fica mais ativa e energética intelectualmente e acaba supondo que você sabe de tudo, servindo como um banco de dados para nutrí-la. Você passa a imagem de ser bem informado, eclético e a sua palavra tem um poder especial para a "pessoa de Mercúrio", que chega a criar interesses que nunca teve, diante da sua influência. Esta relação produz afinidades, interesses comuns, mas não necessariamente intimidade.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO À VÊNUS DE OUTRA PESSOA
A "pessoa de Vênus", quando está perto de você, passa a buscar coisas melhores e mais belas para si. De alguma forma, você desperta nela o impulso de "curtir" a vida, apreciar as coisas boas, enfeitar-se e sentir mais prazer com o mundo. Ela conseguirá enxergar a sua beleza mais do que qualquer outra pessoa e se sentirá muito atraída por você. Possivelmente, juntos, vocês se divertem muito e sentem muita alegria. A "pessoa de Vênus" fica mais suscetível a transmitir carinho, ternura, glamour e sedução quando está ao seu lado. Por você despertar nela esta ânsia pela beleza, ela nunca vai querer mostrar, durante o relacionamento, as "feiúras" que possui, falando, por exemplo, sobre suas amarguras e frustrações.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A MARTE DE OUTRA PESSOA
Esta combinação é bastante ambígua, porque se de um lado, a sua presença física pode estimular, esquentar, ou até aumentar a libido da "pessoa de Marte"; pode também irritá-la e produzir nela uma hostilidade instantânea. Esta pessoa sente-se, de alguma forma, provocada por você, com um impulso de brigar, mostrar a sua impaciência e inimizade. Mesmo que não seja a sua intenção, qualquer gesto da sua parte pode estimular a agressividade desta pessoa, fazendo nascer nela o desejo de ferir você. Neste relacionamento, a "pessoa de Marte" permanecerá constantemente em um estado de alerta e ataque.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A JÚPITER DE OUTRA PESSOA
A "pessoa de Júpiter" sente uma necessidade de não se apequenar, de fazer sempre mais e maior quando está perto de você. Há nela o instinto de fazer coisas incomuns e extraordinárias, saindo da banalidade. O aumento do otimismo, a vontade de viajar, de se mexer, expandir e crescer são algumas das sensações que você provoca nesta pessoa. A sua imagem desperta nela uma tendência de sentir-se mais potente, mostrar o seu lado vitorioso, beneficiado, farto, amplo, poderoso e rico. Junto de você, a "pessoa de Júpiter" acredita que poderia muito. Esta não é uma relação para as banalidades do dia a dia.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A SATURNO DE OUTRA PESSOA
Esta é uma posição delicada. A "pessoa de Saturno" tem as suas exigências, críticas, restrições e censuras afetadas quando está perto de você, tornando-se repressora diante da sua imagem. Nesta relação, a outra pessoa passa a ver tudo que você faz de errado, desaprova, chama a atenção, cobra. Apesar de colocar-se um pouco na função de ser o seu superego, ela também assume um papel paterno, ajudando você a estruturar a sua vida. Se ela conseguir superar a "chatice" da função cobradora, ela passará a representar uma pessoa protetora, sustentadora e edificadora em seu cotidiano, oferecendo muito apoio e confiança. A "pessoa de Saturno" também tem uma tendência a despejar em você todos os seus problemas e cargas.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A URANO DE OUTRA PESSOA
A "pessoa de Urano" sente-se mais inquieta, agitada e acelerada quando se relaciona com você, ficando mais estimulada a fazer inovações e criações em sua vida. A sua imagem inspira nela a vontade de romper as próprias inibições. Ao seu lado, esta pessoa é estimulada a ter novas idéias e buscar por formas alternativas de viver. A "pessoa de Urano" pode sentir-se atraída e fascinada por você, tomando atitudes não usuais à sua personalidade. Pela aceleração provocada por este encontro, pode haver uma certa tensão nesta relação. Provavelmente, vocês combinam muitas coisas e não as realizam e estão constantemente pulando de um assunto para o outro. A "pessoa de Urano" tende a ressaltar em você aquilo que há de incomum, diferente, insubstituível e surpreendente. A qualidade dos momentos vividos por vocês é bem melhor do que a continuidade dos encontros.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A NETUNO DE OUTRA PESSOA
A vida para a "pessoa de Netuno" torna-se menos banal e mais sofisticada quando existe um relacionamento entre vocês. Ela sente-se envolvida e encantada com a sua imagem, mas, ao mesmo tempo, você pode enfraquecer a clareza que esta pessoa possui do mundo, causando uma espécie de confusão. A "pessoa de Netuno" fica mais predisposta à atividades românticas do que práticas diante deste encontro. Há um grande charme, sedução e sintonia neste relacionamento, mesmo que, sem perceber, a sua imagem cause uma perda de energia e uma abstração na outra pessoa. Uma aproximação por momentos difíceis em comum funciona de forma terapêutica entre vocês, já que a "pessoa de Netuno" coloca-se totalmente entregue à sua compreensão.

O SEU ASCENDENTE EM CONJUNÇÃO A PLUTÃO DE OUTRA PESSOA
Você desperta sensações de paixão e intensidade na "pessoa de Plutão". A sua imagem provoca o receio de traição, troca e abandono por parte da outra pessoa, mesmo que o relacionamento de vocês não seja amoroso. Por ser um encontro forte, onde tudo está carregado de intensidade, a "pessoa de Plutão" tende a querer exercer um certo domínio sobre você, por achar que sua presença representa uma ameaça. Para situações banais, esta relação é muito tensa, chegando ao ponto de provocar um desgaste energético entre vocês. Por outro lado, em situações extremas, de "fundo de poço", nasce uma solidariedade que pode uní-los muito.