Artigos

ASTROCARTOGRAFIA: A INFLUÊNCIA ASTROLÓGICA DOS LUGARES

Otávio Azevedo

O horóscopo natal é o resultado de quando e onde o indivíduo nasceu, e nele estão contidas todas as potencialidades e promessas para sua vida. A partir do nascimento, a pessoa irá se movimentar sempre na direção destas duas coordenadas - tempo e espaço - e, na medida em que se desloca, as possibilidades do seu mapa vão se revelando. Assim, a Astrologia pode ser utilizada como um duplo instrumento: para verificar o tempo e o lugar adequados a se realizar algo.

Inúmeras técnicas astrológicas têm sido utilizadas para verificar a influência do tempo na nossa vida, como os Trânsitos e as Progressões. Da mesma forma, existem modernas técnicas que permitem verificar a influência do espaço à medida em que nos deslocamos ou nos mudamos. Cada localidade produz um tipo diferente de influência para cada indivíduo. Algumas podem favorecer a carreira, enquanto que outras podem trazer benefícios financeiros e daí por diante. Existem cidades que são excelentes para uma pessoa divertir-se, enquanto que outras podem mostrar uma faceta ameaçadora e inclusive serem perigosas para permanecer ali.

Nesse sentido, assim como existe um tempo certo para cada ação, poderíamos dizer que também existe um local adequado para cada finalidade e cada pessoa. A Astrocartografia é a técnica astrológica que estuda a influência de diferentes lugares e cidades sobre um indivíduo.

Na verdade, a Astrocartografia é uma técnica auxiliar para a relocação do mapa natal, que nos ajuda a encontrar uma localidade que traga certos efeitos desejados. Se uma pessoa nasceu em Londres e muda-se para Nova Iorque, terá um mapa astrológico diferente nesta outra cidade. A posição dos planetas por signo continuará a mesma, ou seja, se tiver o Sol no grau 15 de Leão, este continuará aí em qualquer outro local do mundo, bem como os demais planetas continuarão nos seus respectivos graus zodiacais. Conseqüentemente, os aspectos planetários também continuarão os mesmos do mapa natal básico. O que muda é a posição dos planetas em relação às casas astrológicas. Se o Sol, em Londres, estava na oitava casa, agora em Nova Iorque estará em outra casa do mapa relocado, talvez na décima e, de forma similar, todos os outros planetas também mudarão de casa. Com esta "rotação" das casas do mapa, teremos uma mudança fundamental no campo prático de expressão de cada planeta (energia) do mapa. No caso citado como exemplo, o indivíduo terá agora, em Nova Iorque, uma oportunidade muito maior de brilhar no campo profissional ou social por conta de suas qualidades pessoais, atuando à sua própria maneira, além de contar com a ajuda de pessoas em posição de poder - tudo isso em decorrência da nova posição do Sol na décima casa - o que de certa forma poderia estar sendo bloqueado em Londres, por força de considerações emocionais e ligações simbióticas, devido à posição original do Sol na oitava casa nesta localidade. Para esta pessoa, ir viver em Nova Iorque pode trazer uma espécie de renascimento. No entanto, devemos considerar também como serão afetados os demais planetas além do Sol.

Na utilização da Astrocartografia devemos levar em conta basicamente a principal motivação do indivíduo, o que é que o leva a tentar novos caminhos, para podermos verificar os locais que podem trazer este benefício.

Entre as diversas aplicações da Astrologia, podemos dizer que a Astrocartografia é a mais útil num sentido prático imediato, visto que não podemos mudar o tempo, mas podemos mudar nossa localização. Aqui, a Astrologia antes de ser um instrumento determinista, é mais um mecanismo de evolução, que proporciona o auto-conhecimento e a liberdade de escolha.

.