A TABELA DA "LUA FORA DE CURSO" E OS "SINAIS VERDES E VERMELHOS"

Otávio Azevedo

Na prática astrológica denomina-se de "Lua Fora de Curso" (LFC) ao período que vai do último aspecto planetário formado pela Lua ao transitar num signo até o momento em que ela ingressa no próximo signo. Esta condição, que coloca a Lua numa situação "sem futuro", sempre foi considerada pelos astrólogos tradicionais a principal condição a ser evitada no início de uma ação importante. Quando empreendemos algo a Lua assume a maior importância, por ser o símbolo de função no mapa astrológico: mostra quão bem algo pode funcionar ou não. Por isso, as ações iniciadas com a LFC podem assemelhar-se à trajetória de um pedaço de madeira que bóia perto da praia: nunca sabemos exatamente onde vai dar.

Este período é bom para repousar, relaxar, meditar ou simplesmente dar andamento normal às coisas. Não é aconselhável iniciar aí algo importante ou tentar fechar um negócio, uma vez que o desenrolar não irá seguir o que foi planejado e freqüentemente o resultado é ineficaz. Também convém não adquirir objetos como aparelhos eletrodomésticos ou roupas: podem não "funcionar" como era esperado.

Segundo Al Morrinson - astrólogo americano que é o maior pesquisador da LFC neste século - esse período deve ser utilizado mais para assuntos subjetivos e não objetivos, mais para as atividades espirituais do que materiais, por exemplo: oração, ioga, psicoterapia, diversões, sono, meditação e até para saborear o vinho preferido. Segundo ele, a LFC reflete-se em: decisões irrealistas; improvisações; falsos começos, com erros e ajustes; defeitos que vêm à luz; demoras, frustrações e pouca produtividade. As experimentações extra sensoriais provocam curiosos resultados. E ele adverte: se você vai viajar, planeje sua viagem de forma que não chegue ao destino com a LFC.

Morrinson conta que uma mulher, cliente sua, persuadiu o marido, um gerente de banco, a usar a tabela da LFC por seis meses e verificar os resultados. Com muita relutância, ele assentiu em adotar o método, e passou a não conceder empréstimos e nem realizar negócios importantes quando era solicitado com a LFC. Nestes casos, solicitava aos clientes a voltar posteriormente com mais informações. Hoje ele é um dos vice-presidentes do banco. Seus resultados superaram os de todos os outros colegas, e por isso foi promovido.

Outra conhecida astróloga americana - Debbi Kempton-Smith - relata sua experiência com a LFC: "Anos atrás eu não queria acreditar que a LFC funcionava verdadeiramente. Então, houve uma época em tive que correr atrás de serviços de meio expediente, e para isso me submetia a freqüentes entrevistas. Nunca conseguia o serviço quando a entrevista ocorria com a LFC. Aí eu fazia planos, mas eles eram sempre alterados quando feitos com a LFC. Como toda mulher vaidosa, sempre gostei de comprar roupas, mas nunca voltava a vesti-las quando as adquiria com a LFC. Desnecessário dizer como penso hoje a respeito."

Al Morrinson também diz que os eventos históricos ocorridos durante a LFC tem um efeito de "Caixa de Pandora", e cita o fracasso de candidaturas lançadas com a LFC: nas eleições americanas de 1900 em diante, nos dois grandes partidos americanos - o Democrata e o Republicano - coincidentemente sempre um dos dois candidatos teve a candidatura lançada numa LFC... E estes nunca ganharam.

Aqui no Brasil temos o exemplo das eleições de 1989, que foram realizadas num dia em que a Lua ficou fora de curso durante todo período de votação. Collor ganhou, e o futuro do pleito foi o que se viu. E para os que gostam de uma tragédia, basta apenas citar que a monumental partida do Titanic de Southhampton para sua primeira viagem, em 10 de abril de 1912, ocorreu com a LFC.

Estes exemplos podem levar à pressuposição de que a LFC é um período maléfico, mas não é esse propriamente o caso. Quando a Lua está fora de curso você não leva choque das paredes. A vida continua como ela é e, caso você não vá iniciar nada importante, não precisa se lembrar que isso existe. Preocupe-se com a LFC apenas quando for iniciar ações significativas, onde pressupõe-se um desdobramento futuro. Neste caso, para se prevenir da LFC é muito simples. Consulte a "Tabela da LFC" e coloque estes períodos na sua agenda particular ou de negócios. Considere os períodos de LFC como a travessia de um túnel escuro. Você vai da cidade "A" para a cidade "B", que são ligadas por esse túnel. Lá dentro, o rádio não pega, e você não está adequadamente sintonizado com o mundo exterior. Relaxe, é tempo de fluir. Quando a Lua retomar seu curso normal, você saiu do túnel entrando na cidade "B": vá em frente nos seus objetivos !

SINAL VERDE - SINAL VERMELHO

Você ainda pode tirar um outro proveito da "Tabela da LFC". É simples. A segunda coluna de cada mês sempre mostra o instante em que a Lua ingressa num novo signo, retomando seu curso. O período de dois dias e meio em que a Lua estiver passando no seu signo natal - o signo do "seu" Sol - podem ser considerados dias de "Sinal Verde" para você. Estes são os seus "melhores" dias no mês. Aqui "melhores" não significa aqueles dias que são alegres ou tranqüilos, mas quando a sua sorte é maior. As coisas que acontecem são mais coerentes com a sua verdadeira natureza. Nestes dias você tem mais influência e poder do que em qualquer outra fase do mês. Os dias de "Sinal Verde" favorecem os inícios, solicitações, entrevistas, tratamentos médicos, mudanças, compras, etc. Se você tiver uma dor de cabeça, uma ressaca, ou sentir a moral em baixa nestes dias, não censure a Astrologia. Espere! As coisas irão trabalhar a seu favor, já que existe aí um elemento de sorte e destino em andamento. Você está em "alta".

Em contrapartida existe o "Sinal Vermelho". São os dois dias e meio em que a Lua passa pelo signo oposto ao seu signo natal. Esta é sua fase de "baixa", onde as coisas não correspondem aos seus verdadeiros interesses. Pode ser um bom período para ajudar os outros, dedicar-se às práticas interiores e espirituais. Possivelmente você será mais solicitado pelos outros, e pode ser uma boa idéia colaborar. No entanto, o empenho em prol de questões pessoais pode não dar certo. E caso tenha que decidir-se sobre alguma coisa, não o faça agora, a menos que seja obrigado. Espere até a Lua cair fora da sua região de "Sinal Vermelho".

TABELA DA "LUA FORA DE CURSO" PARA 1999