Artigos

AS DUAS FACES DE AFRODITE

Luiz Roberto Delvaux de Matos

Afrodite significa "espuma do mar ou do vinho" e nasceu da espuma abundante provocada pela queda no mar do sangue e esperma de Urano, castrado por Cronos. Antes de se tornar uma deusa grega, Afrodite aparecia na mitologia oriental como a deusa da fecundidade e das águas abundantes, a deusa Astarté.

Logo que nasceu, Afrodite foi levada pelo vento Zéfiro para Citera e em seguida para Chipre. Assim, obteve dois outros cognomes - Citeréia e Cípris, respectivamente. Estes têm a ver com a diferenciação estabelecida entre Afrodite Urânia e Pandemia. A primeira é a deusa celeste, a inspiradora do amor etéreo, superior, que se desliga da beleza do corpo, atingindo a beleza em si, que participa do Eterno. A Segunda, Pandemia, é a inspiradora dos amores comuns, vulgares e carnais, significando "a venerada por todo o povo", "a vulgar".

Popularmente, Vênus-Afrodite é conhecida como a Estrela d’Alva e Estrela Vespertina. Os antigos lhe atribuíram estes dois nomes por julgarem se tratar de duas estrelas distintas. Por suas dimensões, Vênus é considerado o planeta gêmeo da Terra (diâmetros quase iguais). Seu disco não apresenta achatamentos e seu movimento de rotação é feito em sentido retrógrado. Apresenta ainda, a órbita mais constante do sistema solar. Na astrologia, o planeta Vênus rege dois signos: Touro e Libra.

Como regente do signo de Touro, representa a capacidade do homem de perceber a beleza do amor físico. Ao surgir como Estrela d’Alva, tem a capacidade de anunciar a chegada do Sol, da Luz, com a finalidade de cuidar e conservar o embrião que está se formando.

Mas a Vênus também é responsável pela produção das imagens de nossas escolhas afetiva, produzidas espontaneamente pela psique objetiva. Segundo Jung, estes são os arquétipos anima e animus, constelados em nossa estrutura psíquica. Estes arquétipos são responsáveis pelo elo de ligação entre o pessoal e o impessoal, entre o consciente e o inconsciente. Animus é o princípio masculino e anima o feminino. São características femininas no homem e masculina nas mulheres, presentes em determinada medida, e que são condicionadas pelas experiências individuais e pela imagem coletiva que o homem tem da mulher e vice-versa. Pode nos sonhos de um homem aparecer como uma mulher sedutora, prostituta, ninfa ou musa. Nos sonhos de uma mulher podem ajudar a identificar o tipo de relacionamento que ela tende a criar com os homens. Dialogar com estas imagens pode nos proporcionar um auto-conhecimento, resgatando e fortalecendo nossa capacidade de relacionamento com o sexo oposto.

Como regente do signo de Libra a Vênus produz o aprendizado da essência do amor. É a Afrodite Urânia ou Estrela Vespertina, onde o ser humano pretende colher os frutos de seus esforços. Vênus impõe a necessidade de que se desenvolvam comportamentos baseados em princípios éticos que norteiem os sentimentos pessoais e valores próprios. É um momento de conflito, onde as escolhas dos possíveis caminhos se acham sempre ameaçadas por muitos desvios. O ideal é que o pensamento mantenha a razão e a reflexão de forma intacta. O signo de Libra exige uma capacidade de julgamento e na sua posição vespertina, a Vênus enfatiza que é na relação com o outro que se determina o que eu sou.