Artigos

OS MISTÉRIOS DO URSO: A CARTA 15 DO BARALHO CIGANO

Sandy

"Seja muito discreto. Você não precisa espalhar sua felicidade para todos. Divida-a só com pessoas amigas muito próximas, que torçam por você e que tenham atitudes positivas. Quando a inveja é muita, melhor nem dividir com ninguém. Mesmo assim saiba que você sempre terá alguma coisa, ou qualidade que provoca inveja. O jeito é perdoar os invejosos e seguir em frente!"
(ZAÍDA MIRANDA)

Estas palavras vieram a calhar e decidi usá-las para falarmos de forma bem descontraída sobre a carta 15 (O URSO) do Baralho Cigano. Quando esta carta aparece na mesa numa consulta ou mesmo entre os alunos numa prática de leitura, deixa muita gente intrigada e em dúvida, tentando realmente entender o seu significado principal, pois sempre sua imagem nos passa uma idéia de algo negativo e forte.

Clientes ou alunos ainda iniciantes, desconhecendo o significado desta carta, ficam com um olhar receoso e até mesmo assustado quando ela sai, pois identificam que o Urso (apesar de ser apenas um animal selvagem) numa tiragem de cartas nos passa a idéia de algo negativo e perigoso. Nunca vi alguém que olhasse para ela e que falasse: "Que carta linda!" ou, "este Urso é um animal lindo e poderoso!", ou mesmo: "Nossa, que urso bravo ou forte!". Portanto, a carta bate realmente com o seu significado mais forte, e passa a mensagem de algo ou alguém que devemos temer, algo perigoso e bem negativo.

Primeiramente, veremos os outros significados que esta carta também possui a fim de esclarecimento apenas.
O Urso pode significar: amante, pessoa gorda, forte, ciúmes, pessoas morenas, possessividade, passionalidade, o inimigo, falsidade, inveja. E seu significado principal que é 'olho grande' ou 'olho gordo', que na verdade também é a própria inveja, e que é sobre este assunto que iremos focalizar mais neste artigo e que é considerado como 'Feitiço Mental' e que para muitos que já foram vítimas dele, o consideram o pior dos feitiços! Citaremos então, conhecimentos de pessoas que são estudiosas do assunto desta energia negativa, que a carta 15 simboliza para entendê-la e certificarmos se realmente existe.

Segundo os experts, entende-se que este é um tipo de energia difícil de nos livrarmos dela, pois quem a envia pode se tornar um 'obsessor vivo' em nossas vidas, e na maioria das vezes esta pessoa age inconscientemente.
A inveja, também conhecida como o olho grande ou olho gordo, é aquele olhar popularmente conhecido que seca até pimenteira e avenca, que apodrece comigo-ninguém-pode, amarela espada de São Jorge, assim como mata a arruda! Isto, logicamente, é uma maneira irônica de descrever tal energia, mas verdadeira, já que se trata de uma energia muito forte e capaz de fazer grandes estragos.

O olho grande, que também é a inveja, está na Bíblia. É o sexto pecado capital e resume-se em: Inveja: quando queremos ter algo só porque nosso próximo tem, trata-se do famoso olho gordo. Relativo a cobiça e a todo tipo de inveja, inveja da mulher, inveja das amizades, inveja do emprego, inveja dos bens materiais, etc. (Sabedoria 2,24; Gênesis 4,1-16; Mateus 10,42-43; 20,1-16; Gênesis 37,4; 1Samuel 18,6-16)

Ele já era bem conhecido dos povos da antigüidade, e depois sua bisavó já falava dele para sua avó e esta para sua mãe que já o advertia sobre os seus poderes. E os antigos sempre mencionavam que este tipo de coisa só se resolvia desde indo a rezadeiras, tomando banhos de ervas, ou fazendo esconjuros, usando amuletos ou talismãs como proteção ou para quebrá-lo.

Mas, será que este tal de Olho Grande trata-se de uma 'crendice' dos antigos ou é apenas uma 'sugestão mental das pessoas'?
Vejamos então: Pensamento = Energia.
Como dito no filme O Segredo, a mente é uma usina de energia, estando constantemente bombardeando estas energias em direção à algo ou alguém.
Os estudiosos no assunto advertem que são relativamente freqüentes e popularmente conhecidos os casos de 'Olho Gordo', quando morrem avezinhas ou murcham as plantas. Ele é famoso e conhecidíssimo por mau olhado, olho seca-pimenteira, e que é um tipo de 'feitiço espontâneo', no qual o feiticeiro é na maioria das vezes 'feiticeiro sem o saber'. Não exige nenhuma técnica ou ritual, e consiste num influxo parapsicológico direto. Uma pessoa presente exterioriza sua energia chamada pela Parapsicologia de 'Telergia' que é um fenômeno parapsicológico e é emanado por todos nós, mas somente os dotados, ou seja, pessoas que manifestam poderes parapsicológicos, conseguem utilizá-lo, ou melhor, exteriorizá-lo de seu corpo.

E é esta energia que age sobre a planta e que causa maior ou menor dano, ou maior ou menor benefício, dependendo da fragilidade e delicadeza da "vítima"; que pode ser também um animal ou pessoa, como dependerá também do maior ou menor 'desequilíbrio parapsicológico' da pessoa que a envia.

Concluímos por aqui, que existem pessoas que possuem maior capacidade de gerar esta energia, embora todos nós a possuímos.

Outro especialista no assunto a define mais ou menos assim: "A força do olhar também pode ser analisada a partir do estudo da palavra inveja que nos remete ao termo em latim invidia, do verbo invedere, cujo significado é ver intensamente."

Então, entendemos que a Inveja está associada a 'ver com intensidade', o que popularmente gerou os termos olho gordo, olho grande, mau olhado, que nada mais é que uma energia extremamente negativa que pode ser emitida de uma pessoa para outra, mesmo não sendo intencional. Foi daí que se originaram expressões como "fulminar com um olhar", "comer com os olhos", "soltar fogo pelos olhos", ilustrando assim o quanto é poderosa esta energia .

É portanto 'a magia mental negativa' que pode fazer muito mal a qualquer pessoa, sobretudo se ela estiver enfraquecida energeticamente ou espiritualmente.

Nos explicam também que o 'mau olhado ou inveja' são alguns dos chamados elementais negativos criados por formas pensamentos que se alimentam de outras formas pensamentos similares.

Pela Lei da Ressonância, atraímos aquilo em que estamos vibrando, isto é, outras formas pensamentos similares. Assim, nossos corpos sutis e seus respectivos campos de emissão de energia, como esponjas, atraem outros elementais similares criando um círculo vicioso e um quadro obsessor.

A inveja e o mau olhado são formas pensamentos que podem ser direcionadas por alguém, contra uma outra pessoa, por alguma razão. O elemental da inveja, alojado nos chakras umbilical ou plexo solar, ou acoplado nas costas, na parte renal e umeral, vampiriza a energia vital. O elemental penetra os campos energéticos do chakra cardíaco e frontal, pegando a nuca, mas pode se estender para todos os sete principais chakras, atacando todas as realizações pessoais. Estas estruturas psíquicas, podem existir dentro de nós em várias encarnações.

Então, já que ficou constatado que o famoso olho grande ou gordo realmente existe, aos olhudos deixamos aquele "Xô, olho gordo!" E a dica para quem tem olho gordo é "Quem tem olho gordo que use colírio light!"