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O QUE É TANTRA?

Sw. Anand Goloka

A palavra TANTRA vem do sânscrito, idioma antiqüíssimo que foi o berço das escrituras. É composta da fusão de duas palavras TANOTI e TRAYATI, a primeira significa "expandir" e a outra "liberar", atuando, portanto em expandir e liberar a consciência, o espírito e a energia potencial física, mental, emocional e espiritual do ser humano.

O TANTRA enfoca o ser humano e sua evolução, assim como o aprimoramento da qualidade de vida e a expressão progressiva e sistemática de todos os aspectos do indivíduo.

Sua origem geográfica é totalmente desconhecida. O TANTRA já formou as bases de inúmeras civilizações no passado e foram as que nos deixaram vestígios mais marcantes em termos de aprimoramentos do ser humano. O vasto compêndio dos conhecimentos tântricos abriga ensinamentos, técnicas, métodos, práticas, eventos, rituais, mitologia, símbolos, códigos, textos, artes, etc.

A yoga que se conhece hoje é uma pequena parte deste conteúdo, em contraste com as yogas do passado que eram védicas e não tântricas. Na verdade quem pratica yoga, pratica TANTRA. Portanto não existe TANTRA YOGA, existe TANTRA! Conhecimentos tântricos afloraram de forma sistemática de nove mil anos para cá em diversas partes do mundo e, quando são autênticos, possuem um elo em comum e uma continuidade de uma cultura para outra por se tratar de algo que lida com princípios universais da humanidade, tais como saúde sexual, autoconhecimento, paz interior, sabedoria, meditação e amor.

Há vestígios do TANTRA nas culturas pré-colombianas, egípcias, européia, africanas, australianas, atlântida e principalmente asiática. Os vestígios do conhecimento tântrico em todas as culturas são muito fragmentados e apenas em alguns poucos locais do mundo, como em alguns lugares da Ásia, em destaque a Índia, podemos encontrar o TANTRA de uma maneira mais linear, útil e prático. TANTRA, ou KULAMARGA, como também é chamado (caminho da família), na prática se define por tudo aquilo que possui a figura humana como base de atividade.

A construção, manutenção e transformação do universo inteiro e todas as suas dimensões a partir do elemento humano é TANTRA! Só há um ser que transforma a natureza destrutiva do homem na natureza construtiva e que agrega, este é o praticante do TANTRA ou de KULA e começa por fazê-lo em si mesmo. Inúmeras religiões tradicionais abrigam técnicas do TANTRA para seus propósitos espirituais, tais como no hinduísmo (que não é uma religião, mas uma porção variada), no budismo, no jainismo e em outras.

O fator que vem tendo destaque na busca e popularização do TANTRA no mundo ocidental moderno e com assombrosa velocidade é o fato que no TANTRA encontramos o conhecimento e meios para se evoluir de maneira física, mental, emocional e espiritual fazendo uso do sexo, este desconhecido do ser humano moderno. Sabe-se mal como efetuar a procriação, obter-se prazer genital com o sexo, mas para se obter o orgasmo pleno - via não-ejaculação (para os homens), evoluir, curar, crescer, unir corpo ao corpo, mente à mente e espírito ao espírito (ou expressar sua unidade - unyo mystica), é uma novidade sofisticada e uma iguaria rara para os ocidentais modernos.

O TANTRA possui técnicas de educação e ensinamentos sexuais que não se encontram em nenhuma outra fonte - e as que possuem isto derivaram seus conhecimentos do milenar veio tântrico ou KULIKA. A energia sexual, sua transformação em força mística e espiritual e o uso para a construção, reconstrução, manutenção e transformação do universo manifesto é possível com o devido conhecimento do TANTRA.

O uso prático e sofisticado da energia sexual, energia esta que é responsável pelo advento da vida, é também a mãe do autoconhecimento mais profundo. Podemos unir os pares opostos no corpo, com o corpo, com o nosso único corpo físico ou com outro, na união física. Quando o fazemos de forma solitária temos um conjunto de técnicas e quando a união de Shakti com Shiva é a dois, temos outro conjunto de práticas.

No TANTRA, as escrituras, iniciações, práticas e conceitos de união Shakti com Shiva é feita de forma solitária e se denominam DAKSHINA TANTRA e quando em comunhão física VAMA TANTRA. O famoso HATHA YOGA significa HA (o SOL, energia física) e THA (a LUA, energia mental) em união, ou seja HATHA (energia espiritual), juntos são um método do sistema de DAKSHINA TANTRA, este é só um exemplo.

Em PURNA YOGA e no TANTRA os vários sistemas e métodos são estruturados em dois grupos principais denominados: BAHIRANGA YOGA e ANTARANGA YOGA. São como Shiva e Shakti, BAHIRANGA é "externo", são as técnicas com o corpo. ANTARANGA quer dizer "interno", são as práticas internas, ou mentais, emocionais. O complemento de uma com a outra é o lado espiritual, a comunhão perfeita. BAHIRANGA é Shakti e ANTARANGA é Shiva. Evoluir é conquistar o equilíbrio entre as forças opostas, paz interior com paz externa. Realização interna deve ser seguida e complementada com realização externa e vice-versa.

Buda perguntou a um monge: Como você mede o comprimento da vida de um homem? Ele respondeu: "Em dias". Buda disse: Você não compreende o caminho. Buda perguntou a outro monge. Como você mede o comprimento da vida de um homem? Ele respondeu: "Por quanto tempo ele passa na mesa" Buda disse: Você não compreende o caminho. Buda perguntou ao terceiro monge. Como você mede o comprimento da vida de um homem? Ele respondeu: "Pela Respiração." Buda disse: Muito bem, você compreende o caminho.

Uma pergunta simples e uma resposta também simples, mas muito está implícito nela, como também, sobre como os monges, seu entendimento e estado mental.

O tamanho da vida depende da profundidade em que você a viveu, a questão é de qualidade, não de quantidade...Para o mundo interior não existe o tempo...

Quem pratica o Tantra? Eu diria que quem tem a profundidade interna, quem medita profundamente no ato sexual, e como um todo na vida. Quem vai fundo nas coisas, digo, com profundidade, com amorosidade, com meditação, tem uma vida comprida. O comprimento da vida medida em dias, o primeiro monge pertence à mentalidade periférica, dos atletas sexuais, dos performáticos. O segundo monge já indo mais fundo no aspecto psicológico do prazer, de se estar à mesa por um bom tempo do prolongamento do prazer, dos campeões de orgasmos objeto... Também não compreende. O terceiro monge. Sim este trouxe a dimensão do espírito. A respiração, pela meditação, pelo aprofundamento da percepção, ampliação dos sentidos. Numa consciência da respiração e de todo e qualquer ato.

O Tantra Tibetano se concentra na sintonia da respiração e do batimento cardíaco, um encontro nesta dimensão é do espírito e dele tudo se pode obter. A prática do tantra depende muito de uma dimensão que é qualitativa. E, à medida que se vai pra dentro, se aprofunda, a plenitude vai acontecer e o ego que depende do social, do de fora irá desaparecer é a magia da meditação, a magia do Tantra. O Tantra trabalha de fora pra dentro, de baixo para cima (contrário à lei da gravidade) e nesta subida, há um despertar mágico de liberação na vida, do fogo serpentino, de expansão da consciência.