Artigos

HIPNOTERAPIA: MITOS & VERDADES

Liliane Campello Barbosa

A hipnoterapia não é, como muitos pensam, uma técnica perigosa, na qual, durante uma sessão de hipnose, alguém é dominado pelo terapeuta, que passa a controlar a sua mente. Essa técnica também não tem nenhuma relação com questões religiosas ou esotéricas. Este e muitos outros conceitos equivocados sobre a hipnoterapia decorrem da falta de conhecimento em relação ao assunto e da divulgação de clichês em palcos e em filmes hollywoodianos. Quem não se lembra de ter visto cenas em que um misterioso hipnotizador de olhar penetrante e pêndulo na mão deixava a pessoa em transe rapidamente e a sua mercê?

A verdadeira técnica da hipnose não se presta a exibições. Sua finalidade é o desbloqueio da mente, do subconsciente, livrando-o de traumas, conflitos e conceitos arraigados que interferem na vida das pessoas e as prejudicam.

É importante fazer uma distinção entre hipnose e regressão, dois conceitos que as pessoas costumam confundir. Na hipnose, o paciente é induzido a um relaxamento físico e mental, alcançando, assim, um estado alterado de consciência. O que é isso? É quando se passa da freqüência gama ou beta - freqüências do estado de vigília, do estado consciente - e se entra na freqüência alfa, onde quem está em ação é o subconsciente, onde não há censura nem crítica. Assim, nesse estado alterado de consciência, podemos modificar de maneira positiva os padrões mentais negativos que interferem na vida das pessoas.

Existem casos em que esses padrões mentais estão tão bloqueados, tão profundos, que a hipnoterapia não consegue modificá-los. Então, é necessário sugerir uma viagem à infância, até o útero materno ou a vidas passadas, para detectar o trauma, ou seja, o padrão mental que foi criado na mente desse paciente. A regressão, na verdade, é uma viagem na memória da pessoa, durante a qual ela vai regredindo até os fatos armazenados, fatos que não vêm à tona no estado consciente.

HIPNOSE: DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES

Antes de começar a terapia, é importante conhecer bem o terapeuta, investigando o nível de formação desse profissional. A hipnoterapia é uma grande chave para desbloquear a mente, levando a pessoa a ter uma qualidade de vida melhor.