Artigos

NOSTRADAMUS: ESPECULAÇÕES SOBRE O EURO
E O ECLIPSE DE AGOSTO DE 1999

Raul V. Martinez

Entre todas Centúrias de Nostradamus, apenas a Quadra 72 da décima, apresenta claramente uma data ou período: sétimo mês de 1999, quando viria do céu, alguma coisa muito importante, ressuscitando o grande rei de Angolmois. Por ser uma profecia datada, e aparentemente se referir ao fim deste milênio, torna-se agora particularmente lembrada.

X-72
L'an mil neuf cens nonante neuf sept mois,
Du ciel viendra un grand Roi deffraieur.
Resusciter le grand Roi d'Angolmois.
Avant que Mars regner par bonheur.

Tradução literal, na medida em que as palavras do texto permitem:
O ano mil novecentos e noventa e nove, sétimo mês,
Do céu virá um grande Rei deffraieur,
Ressuscitar o grande Rei de Angolmois.
Antes que Marte reine por felicidade.

Frai, em francês, além de significar desova e peixe miúdo, também significa desgaste de moedas. Assim como, por exemplo, constructeur significa aquele que constrói ou que está ligado à construção, fraieur poderia "significar" aquele que desgasta moedas, ou que está ligado à moedas desgastadas, ou superadas. Isso, de certa forma, se aplica ao Euro, a nova moeda européia. Outra concordância nesse sentido ocorre com o final da palavra deffraieur, onde eur pode ser abreviação de Europa. Assim deffraieur pode ser algo como do desgastador ou do eliminador de moedas e, com grande Rei deffraieur, Nostradamus poderia estar se referindo ao Euro, que veio para reinar na Europa, "acabando" com moedas nacionais. Esse rei viria para ressuscitar o grande Rei de Angolmois.

Mas, o que seria Angolmois? Hoje, conhecendo a situação no Oriente Médio, se observa que a palavra Angolmois permite novos tipos de associação quando dividida em duas partes: angol e mois. A primeira parte é um anagrama de Golan, ou Golã, e a segunda é o inverso de Siom ou Sion. Lembrando que Sion é o nome judaico de Jerusalém e que Golä é o nome das colinas que Israel tomou da Síria. Com Angolmois, Nostradamus poderia estar se referindo a essa região que divide a Síria de Israel, ou árabes de judeus, ou ainda ao petróleo, maior riqueza natural, que reina nessa região. Mas angolmois permite também associações com países da Europa, ou com a própria Europa, se considerarmos a primeira parte angol como sendo anagrama de anglo (britânico), e que os anglos, foram os povos germânicos que colonizaram o norte e o centro da Inglaterra. Assim, Rei de Angolmois poderia então representar o poder britânico ou germânico, associado ao poder judaico (financeiro). Talvez Rei de Angolmois signifique o atual Mercado Comum Europeu. Se essa hipótese for correta, e a X-72 também, o Euro está vindo para ressuscitar o antigo poder da Europa, levando-a a um período sem guerras, pelo menos entre os países que integram essa comunidade. Outra associação de Angolmois, possivelmente menos provável, seria com mês de Algol – mês em que muitas pessoas perderiam a cabeça, no sentido próprio ou figurado, conforme significado dessa trágica estrela. Neste caso, a volta do grande rei antes de Marte reinar por felicidade, ou com felicidade precederia período sem violências. Como o comportamento humano não se altera facilmente, um período de paz normalmente só poderia ocorrer após uma grande tragédia, após o mês de Algol ... Erika Cheetham [1] admite que a quadra 74, da mesma Centúria X, se correlaciona com sua vizinha, a X-72 – tornando seus prognósticos mais catastróficos.

X-74
An revolu du grand nombre septiesme
Apparoistra au temps Jeux d'Hecatombe,
Non esloigné du grand eage milliesme
Que les entre sortiront de leus tombe.

Tradução de Erika Cheetham:
No ano do grande sétimo número completado,
aparecerá nesta ocasião os jogos de hecatombe,
não longe da idade do grande milênio,
quando os mortos sairão de suas tumbas.

Aqui também podem ser feitas outras associações, principalmente com a palavra hecatombe. O Dicionário Aurélio define hecatombe, em seu primeiro significado:,br> 1. Outrora, sacrifício de cem bois.

Mas touros e bois permitem vinculações com dinheiro e riqueza. Basta lembrar que Touro é o signo natural da Casa II, casa associada ao dinheiro, à moeda; que o animal touro é o símbolo da Bolsa de Nova Iorque; que antigamente, e mesmo hoje, touros ou bois, representam valores em trocas de mercadorias e na formação de dotes em comunidades primitivas. Ou seja, de certa forma, hecatombe também pode significar sacrifício de muitas moedas... Nessa ocasião, fatos aparentemente mortos e enterrados poderiam ressurgir, saindo de suas tumbas, quem sabe protegidos pelas novas leis da Comunidade Européia.

No conjunto, as X-72 e X-74, se válidas para 1999, dentro das hipóteses ligadas às moedas, poderiam representar a volta da hegemonia européia.

No dia 11 de agosto de 1999 ocorre um eclipse total do Sol, formando uma cruz cósmica. Esse eclipse tem sua linha central iniciando na Índia, cortando o Oriente Médio e a Europa Central e indo terminar na costa norte-americana, perto do Canadá. Essa extraordinária configuração tem sido com freqüência associada à quadra X-72.

O dia 11 de agosto de 1999, do nosso calendário atual, correspondia para Nostradamus a um dia do final do sétimo mês, como fala na X-72, pois na época em que as Centúrias foram escritas vigorava o Calendário Juliano. O Calendário Gregoriano foi instituído com a alteração do dia 5 de outubro de 1582, Juliano, para 15 de outubro de 1582, Gregoriano. Essa diferença inicial de 10 dias, com o tempo foi sendo acrescida. Atualmente é de 13 dias. Dessa forma, no calendário da época de Nostradamus, o dia 11 de agosto de 1999 de hoje corresponde ao dia 29 de julho de 1999. Ou seja, esse eclipse ocorre no sétimo mês do Calendário Juliano.

Nesse eclipse, além do Sol, da Lua e de seu Nodo Norte, também Mercúrio está em Leão. No signo oposto, Aquário, estão Urano (em oposição ao Sol e à Lua), Netuno (em oposição a Mercúrio) e o Nodo Lunar Sul. No outro eixo da cruz estão Marte e Saturno, em oposição fechada, o primeiro em Escorpião e o segundo em Touro. Júpiter, também em Touro, está em quadratura com Mercúrio e com Netuno, e em trígono com Vênus. Vênus, por sua vez, está em quadratura com Plutão. Ou seja, não participam diretamente dessa cruz apenas Vênus e Plutão. A cruz se forma sobre os Signos Fixos, origem das palavras crucifixo, crucificar, crucificado – preso à Cruz Fixa, ou aos Signos Fixos, que possuem propriedades difíceis de serem alteradas. Se Nostradamus fundamentou a quadra X-72 nessa cruz cósmica ele deveria conhecer Urano (ainda sem ter sido batizado com esse nome; talvez o chamasse de Caper) e suas posições futuras. Vlaicu Ionescu, no livro Le Message de Nostradamus sur L'Ere Prolétaire, Dervy-Livres, 1976, Paris, diz isso, tomando por base a quadra X-67. Nostradamus teria que conhecer necessariamente Urano, pois esse planeta, mais Netuno, formam uma das extremidades da cruz, em termos de planetas e astros.

X-67
Le tremblement si fort au mois de Mai,
Saturne, Caper, Júpiter, Mercur au beuf:
Vênus aussi, Cancer, Mars, en Nonnay,
Tombera gresle lors plus grosse qu'un euf.

Tradução literal, na medida em que as palavras do texto permitem:
O tremor tão forte ao mês de Maio,
Saturno, Caper, Júpiter, Mercúrio ao boi:
Vênus também, Câncer, Marte, em Nonnay,
Cairá granizo desde então maiores que um ovo.

Erika Cheetham traduz Nonnay por virgem, ou signo de Virgem. Nonne ou Nonnain em francês significa freira – religiosa, ou pessoa enclausurada. Marte está em queda em Câncer, ou seja, de certa forma está mal ou enclausurado em Câncer, exteriorizando sua violência e malefícios com mais força. Assim, a terceira linha dessa quadra pode estar dizendo: Vênus, também Marte em queda, estão em Câncer.

Saturno, Júpiter e Mercúrio, estiveram juntos em Touro, juntamente com Vênus e Marte em Câncer, em maio de 1940, quando houve a invasão alemã para o Oeste, época do início da Segunda Guerra Mundial. Essa configuração ocorreu pela primeira vez desde que as Centúrias foram escritas. A quadra permite associações com os grandes bombardeios aéreos, que começaram a ser empregados em massa nesse conflito. Mas falta considerar Caper, escrito com letra maiúscula, como os planetas referidos. Nota-se que o signo de Touro, beuf, está grafado com minúscula. Caper, lembra Capricórnio, signo regido por Saturno. Atualmente Urano, planeta que não tinha nome na época de Nostradamus, mais Saturno, regem Aquário, estabelecendo algo em comum entre os dois. Caper, entre Saturno, Júpiter e Mercúrio, deve ser também um planeta, que tem alguma ligação com Saturno, por seu nome lembrar Capricórnio. Quando a guerra foi deflagrada, Urano também estava em Touro, tornando essa configuração planetária muito mais específica. Dessa forma, Caper pode ser o nome que o profeta atribuía a Urano, planeta que entre outras coisas é associado aos caprichos [2], palavra que lembra caper.

Para o Brasil esse eclipse ocorre no mês que antecede a data de sua Independência. Nesse mês o Sol está na Casa XII da carta solar (carta com o Sol no Ascendente) dessa proclamação. Possivelmente esse seja um dos elementos que contribuíram para tornar esse mês não muito favorável para governantes brasileiros – a renúncia de Jânio e o suicídio de Vargas ocorreram em agosto, por exemplo.

[1] - As quadras transcritas foram retiradas do livro "As Profecias de Nostradamus", de Erika Cheetham, publicado originalmente em inglês em 1973, e em português em 1977, pela Nova Fronteira, Rio de Janeiro.
[2] - Verbete capricho, conforme o que consta do Dicionário Aurélio:
1. Desejo impulsivo, súbito, sem justificação aparente.
2. Mudança imprevisível de conduta, idéias ou sentimentos sem motivação razoável.
3. Inconstância, volubilidade.
4. Fantasia, extravagância.