Artigos

OS CINCO PONTOS DO YOGA
RELAXAMENTO ADEQUADO - SAVASANA

Por Swami Vishnu-devananda

Quando o corpo e a mente trabalham demasiadamente, sua eficiência natural diminui. A sociedade moderna, a comida, o trabalho e inclusive o ócio criam dificuldades para que as pessoas relaxem. Muitas pessoas têm se esquecido que relaxar e descansar são formas naturais de descarregar-se. Inclusive, quando tentam descansar, a maioria consome muita energia física e mental pela tensão que possuem. A maioria da energia do corpo é desperdiçada. Consumimos mais energia para manter os músculos preparados para trabalhar que no próprio trabalho. Para regular e equilibrar o trabalho do corpo e da mente devemos aprender a economizar energia por eles produzida. Isto é conseguido quando aprendemos a relaxar.

Recordemos que ao longo do dia nosso corpo produz normalmente todas as substâncias e energia que necessita para o dia seguinte. Mas muitas vezes, devido ao nosso mau humor, ira, cólera ou irritação intensa, consumimos esta energia em poucos minutos. O processo de erupção e repressão das emoções violentas geralmente se converte em um hábito regular. O resultado é desastroso, não só para o corpo, mas também para nossa mente. Durante um relaxamento completo, se consome muito pouca ou nenhuma energia ou prana, pois se põe em circulação só a energia necessária para manter o corpo em condições normais, e a maior parte é armazenada e conservada.

Para conseguir um relaxamento perfeito, os yoguis utilizam três métodos: relaxamento físico, mental e espiritual. O relaxamento não é completo até que a pessoa atinja o nível de relaxamento espiritual adequado, que só pode ser alcançado pelos aspirantes mais avançados.

RELAXAMENTO FÍSICO

Sabemos que cada ação é o resultado de um pensamento. Os pensamentos tomam forma na ação e o corpo reage ao pensamento. Do mesmo modo que a mente pode enviar uma mensagem aos músculos para que se contraiam, pode enviar outra para que relaxem. O relaxamento físico começa nos pés e vai se estendendo até a cabeça, relaxando as diferentes partes do corpo. A auto sugestão passa através dos músculos e vai se estendendo até os olhos e ouvidos. Então, lentamente enviamos a mensagem aos rins, ao fígado e aos demais órgãos internos. A posição de relaxamento se chama Savasana, "a postura do cadáver".

RELAXAMENTO MENTAL

Quando sentir tensão mental, o melhor a fazer para relaxar é respirar devagar e ritmicamente durante alguns minutos. Em seguida a mente se acalmará trazendo a sensação de estar flutuando.

RELAXAMENTO ESPIRITUAL

Por mais que tentemos relaxar nossa mente, as tensões e preocupações não desaparecem completamente até que estejamos relaxados espiritualmente. Enquanto a pessoa continua identificando-se com seu corpo e sua mente, continuará tendo preocupações, temores, ansiedade, cólera, e essas emoções produzem muita tensão. Os yoguis sabem que até que a pessoa possa afastar-se da idéia de corpo/mente e se separar da consciência do ego, não conseguirá um relaxamento completo.

O Yogui identifica a si mesmo com o ser todo-penetrante, todo-poderoso, pura consciência interior. Esta habilidade surge de saber que a fonte de todo poder, paz e fortaleza estão no ser interior e não no corpo. Sintonizamo-nos com isso e confirmamos a natureza real que é "eu sou a pura Consciência ou Ser". Esta identificação com o Ser completa o processo de relaxamento.

Material cedido pelo Centro Sivananda de Yoga Vedanta RJ, dirigido por Beatriz Rosental (Annapurna) e Marcelo Neves (Subramanya).