Artigos

OS FESTIVAIS DA LUA CHEIA

Marilda Bourbon

O Zodíaco representa um sistema de referência cósmico, o qual nos coloca em contato com as energias de cada signo. Essas forças brotam continuamente, trazendo a pura energia cósmica. Todos temos essas doze energias representadas em nossos mapas astrológicos, mas a cada mês, especialmente na ocasião da Lua Cheia, essas qualidades fluem em maior quantidade para a Terra e para a Humanidade, estimulando toda a vida do planeta. Para as antigas tradições, na Lua Cheia ocorre uma transmissão de energia do plano espiritual para a humanidade, que apresenta um efeito especial no nosso desenvolvimento, de acordo com o signo do Zodíaco no qual se situa o Sol na época.

Segundo Alice Bailey, as meditações da Lua Cheia deverão ocupar um lugar especial na nova religião do mundo. Segundo seus escritos transmitidos pelos Mestres de Sabedoria, devemos realizar cerimônias ritualísticas nestas ocasiões, buscando a harmonização da humanidade.

Durante este ano teremos três grandes festivais que ocorrerão em meses sucessivos. São eles: o Festival da Páscoa, em abril; o Festival de "Wesak", em maio e o Festival da Boa Vontade, em junho. No seu livro "A Manifestação da Hierarquia Espiritual", Alice Bailey assevera que estes três grandes festivais, concentrados em três meses consecutivos, acarretam um esforço e uma atividade espiritual prolongada, com o poder de afetar o restante do ano. E cada um deles tem um significado próprio:

O FESTIVAL DA PÁSCOA: esta é a festa do Cristo vivo, do Mestre de todos os homens e do Chefe da Hierarquia Espiritual. Nesse dia se enfatizará a natureza do Amor Divino. Esta festa é sempre determinada pela data da primeira Lua Cheia da Primavera (Hemisfério Norte): é a grande festa cristã do Ocidente.

O FESTIVAL DE WESAK: esta é a festa de Buda, a expressão da Sabedoria de Deus, a Personificação da Luz e Proclamador dos Propósitos Divinos. Esse festival ocorre na Lua Cheia de maio, que na Índia, Nepal e Ceilão é chamado Wesak. É o grande Festival do Oriente.

O FESTIVAL DA BOA VONTADE: essa é a festa do Espírito da Humanidade, que anseia por Deus e tenta estar em harmonia com a Vontade Divina; ela é dedicada à expressão das relações humanas verdadeiras. A data deste Festival será fixada na Lua Cheia de junho. Trata-se de um dia onde é reconhecida a natureza espiritual e divina da Humanidade. Tempo virá em que todos os três Festivais serão realizados simultaneamente em todo o mundo e por meio deles será alcançada uma unicidade espiritual.

As Luas Cheias restantes não desfrutam da mesma magnitude, mas também têm a sua importância espiritual, pois estabelecem os Atributos Divinos na consciência do homem, enquanto que os festivais maiores estabelecem os três Aspectos Divinos

Podemos nos sintonizar com esses momentos especiais através da meditação ou de rituais apropriados. Para facilitar, colocamos em seguida a tônica de cada meditação nas três principais Luas Cheias: Festival da Páscoa – Ressurreição e Recomeço; Festival de Wesak – Iluminação e Doação; Festival da Boa Vontade – Amor e União. Nos outros plenilúnios, devemos seguir o pensamento-semente de cada signo envolvido como tema para a meditação.