Artigos

MOVIMENTO É SAÚDE

Katia Pontual

O movimento é muito importante para a saúde geral do organismo.
O mundo gira sem parar. Por que você deve ficar parado, olhando o mundo a sua volta girar?
O organismo foi programado para o movimento. Quanto mais movimentadas as articulações, mais líquido sinovial, que as lubrifica e alimenta as suas estruturas é produzido, garantindo a integridade articular, prevenindo determinadas patologias, tais como: artrite, artrose, desgaste da cartilagem, processo degenerativo, entre outras.

O que ocorre com a circulação sanguínea? Quanto mais os membros, as articulações, os músculos são solicitados, maior aporte sanguíneo é necessário para estas estruturas. Desta forma, é promovida a angiogênese que corresponde à formação de vários ramos arteriais, garantindo o suprimento sanguíneo para que as células possam desempenhar seus papéis de forma adequada, garantindo o bom desempenho do comando motor.

Como exemplo desta dinâmica temos o pianista, o artesão, os digitadores, as costureiras que muito solicitam dos músculos das mãos e devido a isto são formadas ramificações arteriais responsáveis pela nutrição das estruturas responsáveis pela execução e modulação dos movimentos envolvidos no ato motor.

Esse maior suprimento sanguíneo e as ramificações arteriais são importantes para a execução do movimento e acabam sendo importantes no caso de ocorrer um bloqueio de um ramo arterial, sendo, neste caso, o suprimento sanguíneo fornecido por outro ramo da mesma artéria em substituição do ramo comprometido, minimizando as possíveis seqüelas decorrentes da falta ou diminuição do fornecimento de sangue para uma região do organismo. Por exemplo, no caso de um infarto ou de um acidente vascular encefálico pode ocorrer a diminuição ou a falta de aporte sanguíneo decorrente do bloqueio ou ruptura de um ramo arterial, determinando o comprometimento motor, sensitivo, cognitivo para o paciente.
E o coração? Qual é a sua condição e necessidades?
Aquele músculo que bate, bate sem parar, garantindo a harmonia funcional de todo o organismo chamado coração, também requer exercício e trabalho constante para seu bom funcionamento. É através dele que o sangue é bombeado para as células, tecidos, órgãos de todo o organismo e quão mais forte este órgão se torne, melhor desempenha a sua função. Este é um dos motivos pelos quais o paciente cardiopata deve sempre manter um ritmo de exercício moderado de forma freqüente, garantindo a recuperação do coração e a manutenção de seu bom desempenho.

Para que o movimento ocorra de forma perfeita e adequada, deve-se praticar uma atividade física regularmente. A constância e a repetição levam a perfeição do ato motor. Podemos observar os atletas que treinam arduamente até que atinjam a perfeição dos movimentos exigidos para a modalidade esportiva que praticam. O condicionamento físico torna o indivíduo melhor preparado para a atividade física e o organismo se torna com melhores condições para reagir as intercorrências adversas que o afastam do equilíbrio e harmonia.

Quanto mais são solicitados os músculos, maior número de fibras musculares são acionadas, proporcionando uma potência muscular adequada ao movimento e o alongamento do músculo também garante a força muscular almejada, tornando um músculo mais preparado para a ação motora, evitando lesões futuras.

Quando se trata de uma patologia articular, muscular, neurológica deve ser programado o tratamento, procurando solucionar a causa precursora do problema, sendo este o ponto de partida para a escolha da linha de tratamento a ser adotada. De acordo com o ponto de vista da fisioterapia, todas as necessidades do paciente devem ser respeitadas e todas as suas potencialidades devem ser preservadas, lapidadas para o bom desempenho funcional do movimento, de acordo com o padrão fisiológico, levando-se em consideração as condições físicas, psíquicas e mentais vigentes do paciente e sua possibilidade real de recuperação.
Quanto mais mobilidade se obtém, mais saúde é proporcionada ao organismo como um todo.
O que você está esperando para garantir o seu bem estar e a sua saúde física e mental?
Divirta-se, passeie, respeite suas necessidades internas, atendendo o chamado de seu eu interior a respeito da harmonia, paz, sossego e felicidade. Todos nascem com direito à felicidade e você não está excluído deste destino. Pode ter certeza.
Uma boa pedida é a caminhada, através da qual pode-se apreciar a natureza e observar as pessoas que passam ao seu redor, despertando o ser humano para tudo que faz parte do universo, aliviando a tensão, desviando o pensamento dos problemas do cotidiano, despertando a atenção para a beleza e o sentido da vida.
Como fica o corpo? Qual o benefício da caminhada para o organismo?
A caminhada é um ótimo exercício, contribuindo para a ativação da circulação sanguínea. Ao se tocar os pés no solo, estes são massageados e, desta forma, o sangue é impulsionado para cima, auxiliando a circulação de retorno que se torna favorecida com a ação dos músculos da região da panturrilha que corresponde ao segundo coração. A cada contração desses músculos, ocorre a compressão das artérias impulsionando o sangue em direção ao seu curso fisiológico, colaborando para a prevenção de varizes, edemas de membros, problemas cardíacos, entre outros.

O LEMA É: MOVER PARA NÃO ENVELHECER!!!

Com o movimento, as células são mais bem alimentadas, trabalhando devidamente, de acordo com a solicitação do organismo, o qual se encontra mais preparado para reagir quando ocorre um problema, voltando ao equilíbrio e harmonia funcionais mais rapidamente, minimizando as seqüelas decorrentes do desequilíbrio funcional, garantindo a preservação da saúde e bem estar.