Artigos

NOSSOS AMIGOS ANIMAIS
A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO

Chara

"Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um animal."
MARQUÊS DE MARICÁ

Adotar ao invés de comprar. Este é o lema que precisamos ter em mente sempre que quisermos presentear a nós mesmos ou a outras pessoas com a companhia de um animal de estimação. Diariamente, milhares de animais são abandonados no mundo inteiro e estes números aumentam significativamente em períodos de férias e datas festivas como Natal, Ano Novo e Carnaval. Infelizmente a maioria desses animais tem um destino muito triste. Alguns permanecem vagando pelas ruas passando fome, sede, frio, expostos a maus tratos e riscos de atropelamento. Outros são capturados pela abominável "carrocinha" e encaminhados aos CCZs (Centros de Controle de Zoonozes) onde após esperarem por adoção por apenas três dias, são friamente sacrificados. Uma outra parte desses animais abandonados é recolhida por protetores independentes ou entidades de proteção e abrigos que, geralmente enfrentam sérias dificuldades financeiras para manterem suas portas abertas, além de problemas de superlotação e falta de espaço para acolher um grande número de animais. Paralelamente a esta situação caótica, encontra-se o comércio indiscriminado de animais, que transforma vidas indefesas em simples e descartáveis objetos de consumo. Precisamos, portanto, compreender que ao comprarmos um bichinho de estimação ao invés de adotar, estamos colaborando com a perpetuação do comércio de vidas, o que caracteriza, sem dúvida, uma terrível forma de escravidão para os animais. Além disso, cada vez que um animal é comprado, um outro morre em um CCZ ou na rua.

Sabemos que o contato com animais traz inúmeros benefícios para nós, humanos. Seu exemplo nos proporciona verdadeiras lições de vida e nos ajuda a entrar em contato com a nossa verdadeira natureza, nosso lado mais puro e espontâneo, naturalmente intuitivo e livre de racionalizações excessivas.

Pesquisas recentes comprovam que crianças que tem a companhia de um bichinho desenvolvem mais rapidamente tanto suas habilidades cognitivas e emocionais, quanto sua interação com o meio social. A presença de animais acelera o restabelecimento de pessoas com doenças físicas ou psíquicas, além de fazer com que idosos encarem a vida com mais otimismo. Pessoas cardíacas que convivem com bichos vivem mais tempo e crianças hospitalizadas recuperam-se mais rápido quando recebem visitas de animais.

Segundo os médicos, o contato com os bichos estimula a produção de endorfina, substância analgésica e relaxante natural que combate a depressão, a ansiedade e sentimentos de solidão.

As alegrias que os animais nos trazem serão sempre infinitamente maiores que as responsabilidades, porém, convém não esquecermos de alguns cuidados indispensáveis que precisaremos ter ao adotá-los, dando todas as vacinas em dia, proporcionando-lhes uma boa alimentação, etc... Animais enriquecem nossas vidas sem pedir nada em troca, mas devemos respeitar suas necessidades dando-lhes carinho e atenção. Em abrigos ou pelas ruas você encontrará animais dóceis e carentes, que já passaram por muitos sofrimentos e que precisam apenas de um ser humano consciente que lhe dê afeto e segurança para se esquecerem dos dias de abandono. Muitos deles já tiveram um lar, uma "família" e, de repente foram deixados sozinhos por pessoas, no mínimo, irresponsáveis. Seja você então, mais um a contribuir para dias melhores para os animais e para todos os seres de nosso planeta: Adote um animal abandonado! Amizade verdadeira, nenhuma exigência, fidelidade e gratidão é o que você receberá ao acolher um deles em seu mundo. Abra seu lar e seu coração para estes puros e fiéis companheiros de jornada evolutiva que tanto precisam de nós, e tenha certeza: você jamais se arrependerá!