Artigos

O REIKI E A NOVA CONSCIÊNCIA HUMANA

Claudete França

Em sua passagem pela Terra Jesus realizou inúmeras curas através da imposição das mãos, enquanto difundia seu ensinamento máximo: O Amor Universal e Incondicional. Exatamente neste preceito encontra-se a chave para a compreensão de seus milagres - e do Reiki. Segundo este método de cura, nossas mãos estão diretamente ligadas ao coração, funcionando como "cabos de bateria" do chakra coronário, situado no alto da cabeça e conectado com a energia cósmica.
Redescoberto há cerca de 150 anos atrás pelo teólogo Mikao Usui, o Reiki é uma técnica simples e natural, através da qual você pode melhorar sua saúde e qualidade de vida em todos os níveis. O Reiki ajuda você a se ajudar.
O Reiki utiliza uma energia de alta freqüência, "Rei", que atua no indivíduo buscando dissolver a causa de seus males e ampliando sua consciência. Rei é a energia primordial segundo a física moderna, de onde os nossos átomos se originam. "Ki" é a energia polarizada (positivo/negativo), que é a energia que existe em nosso corpo gerada pelo movimento de nossos átomos. A energia Rei equilibra a energia Ki, daí o nome Reiki, cujo significado é Energia Vital Universal.
Aqui se encontra a grande força do Reiki. Ao contrário de outras técnicas de transmissão de energia, este método não apresenta riscos ou efeitos colaterais. Um dos grandes problemas em muitas terapias energéticas é que elas obrigam o terapeuta a utilizar a sua própria energia física. Isso significa que ele poderá ter dificuldades em manter o seu próprio nível de energia. Se os chakras dos terapeutas que não são reikianos não estiverem limpos, estes vão transmitir as suas próprias energias e captar a energia do paciente - seja ela positiva ou negativa. Com o Reiki, o risco deste fenômeno é muito reduzido, porque a energia não é polarizada. A energia Reiki não é manipulável, vai onde está a causa do problema. O que cria a polaridade é o nosso corpo: "ele puxa aquilo que necessita". E o "Reikiano" é apenas um canal transmissor de energia.
Se antes esse tipo de fenômeno se restringia ao domínio da fé, hoje ele já pode ser compreendido à luz da ciência. A Física Quântica nos ensina que quando a energia se acumula, faz com que as moléculas vibrem em certa freqüência, unindo-se e formando várias densidades de matéria. O corpo físico é, deste modo, feito de vários níveis de energia. A física afinal reconhece que matéria e energia são manifestações diferentes da mesma substância universal. Assim todas as coisas são energia. A matéria nada mais é do que energia condensada, ou mais precisamente, matéria é energia em baixa freqüência.
Todo ser vivo depende de uma sutil força vital que cria uma sinergia proveniente da organização estrutural dos componentes moleculares. Na morte, a força da vida ou o princípio organizador, abandona o corpo e o mecanismo físico vai lentamente se decompondo, transformando-se em um conjunto desorganizado de matéria.
O Reiki atua nesse princípio vital que anima a biomaquinaria dos sistemas vivos, insuflando-lhe vida. Essa maneira de entender nosso mundo, apesar de já ter sido incorporado pela física, é lentamente absorvida em nosso cotidiano, já que ainda pensamos de acordo com os moldes newtonianos.
"Tudo se transforma quando estabelecemos contato com a força vital que existe dentro de nós e quando ativamos a energia Reiki. Curamos nossas doenças, adquirimos enorme sensação de bem estar físico e mental e aumentamos a nossa força espiritual." O Reiki acende a nossa "luzinha" interna de esperança e sentido pela vida, nos levando a um grande alargamento de consciência.
A técnica pode ser aprendida por qualquer pessoa, sem limite de idade e independente de sua crença ou religião. Não pode, entretanto ser aprendida em livros: é preciso passar por uma série de harmonizações (ativações) ministradas por um Mestre em Reiki qualificado. A nossa má alimentação, má respiração, angústia, depressão, pensamentos negativos, estresse diário e os problemas hereditários criam bloqueios nos centros energéticos - os chackras - impedindo o fluxo da força vital através do organismo. Aqui entra a energia Reiki, descendo em espiral no sentido anti-horário pelo corpo, ela equilibra as nossas energias e dissolve barreiras em níveis físico, emocional, mental e espiritual. É um "roto-rooter" cósmico que limpa todo o ser por dentro, desobstruindo os canais energéticos que estavam bloqueados.
Há três níveis de Reiki: o primeiro em que o indivíduo aprende a ativar a energia em si mesmo e nos outros - pessoas, plantas ou animais. "A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele momento, seja pelo corpo, pelas emoções, pelo intelecto ou intuição. O segundo nível tem aplicações avançadas: o foco é a cura mental, assim como a cura à distância. O terceiro nível trabalha com uma energia ainda mais superior - não só na esfera individual, mas também para multidões, incluindo até a cura planetária".
Logo que os chakras coronário, frontal, laríngeo e cardíaco são ativados, a energia flui livremente sempre que tocamos em algo vivo. "As mãos são 'cabos de bateria' do chakra coronário e estão ligados ao coração". A primeira coisa que um reikiano aprende ao ser sintonizado com essa força superior é adoçar o coração. Em outras palavras, é preciso desenvolver o Amor Incondicional pelo próximo, a principal lição que o mestre Jesus - um dos maiores reikianos de todos os tempos - veio nos trazer. Os evangelhos estão cheios de relatos de curas milagrosas por Ele efetuadas através da imposição de mãos - "E a virtude do Senhor estava em suas mãos, para curar " (Lc 5, 17).