Artigos

FLORAIS DA AMAZÔNIA

Dra Vanessa Horevicht

Essências florais são essências vibracionais de flores registradas em água, o agente universal de armazenamento da natureza, e geralmente conservadas em brandy.
Terapeuticamente, os padrões energéticos sutis que são armazenados na essência vibracional podem ser usados para influenciar os seres humanos desde seus níveis sutis, que são aspectos da consciência que ainda não foram manifestados no plano físico.

Existem vários sistemas de florais no mundo. O mais conhecido, e também o precursor moderno dessa terapia é o sistema do Dr. Bach, desenvolvido na Inglaterra no início do século XX. A partir da descoberta, outras vertentes foram surgindo. No Brasil, há 10 anos, duas jovens pesquisadoras de grande sensibilidade perceptiva, Maria Alice Campos Freire e Isabel Facchini Barsé, canalizaram em meio à floresta amazônica, o sistema Floral da Amazônia, sendo posteriormente confirmado pelos estudos preexistentes de Dr Bach. Hoje em dia, a terapia floral está mais adiantada e embasada cientificamente em todo o mundo, graças a vários terapeutas e pesquisadores.

Sabe-se que a doença, ou seja, a manifestação de padrões anormais no organismo humano, é precedida de perturbações energéticas no corpo etérico. A manifestação dessas alterações dos níveis sutis, somente aparece após a cristalização dessa mesma alteração energética. "Uma das melhores maneiras de corrigir disfunções nos corpos sutis é a administração de doses terapêuticas de energias sutis com freqüências especificas na forma de remédios vibracionais". Dr. Richard GerberPara essa finalidade contamos hoje com o sistema de remédios vibracionais Florais da Amazônia que se apresenta em um repertório com mais de 60 essências e 14 fórmulas específicas de flores da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo e uma das maiores biodiversidades do planeta. Uma reserva biológica que recebe, transmite e armazena uma espetacular quantidade de energia cósmica, e ancora na Terra a sabedoria e a força de cura de plantas seculares.

CARACTERÍSTICAS DOS FLORAIS DA AMAZÔNIA E SUA ATUAÇÃO NO SER HUMANO

Um dos maiores diferenciais em relação aos outros sistemas de florais é por ele estar fundamentado dentro das leis intrínsecas da Natureza, seus ciclos e manifestações e por se apresentarem dentro da linguagem da floresta e suas características próprias. O sistema se classifica principalmente sobre três grandes grupos: Mata Virgem, Capoeira e Cultivadas, de acordo com a disposição das flores na floresta. Nesta classificação, as essências de cada grupo se relacionam a atributos ligados à níveis da consciência como numa sobreposição, mostrando novamente a estreita relação da floresta com a consciência humana.

As flores da Mata Virgem trabalham com os distúrbios do relacionamento do eu externo com o eu interno e as transgressões das Leis Naturais que estão registradas no íntimo da consciência humana. Também são as flores da Mata Virgem que acessam diretamente os níveis do inconsciente, podendo a partir daí, transmitir as virtudes registradas na essência. Elas proporcionam a conexão do ser com sua matriz original.

As flores da Capoeira vão agir no nível da consciência que registra as agressões que o ser humano recebeu no seu íntimo. As idéias e atitudes errôneas que são transmitidas desde o nascimento, às dificuldades do ser humano de lidar com os outros dentro do respeito e do amor, e outras divergências da vida natural são algumas causas de desequilíbrio interno. Nesse nível atuam as flores da Capoeira, que como mata secundária, traz em si a força de regeneração, pois ela também foi agredida por fatores externos, perdendo sua vegetação original. Novamente ela encontra forças na luz do Sol para se reestruturar e essa determinação é transmitida em suas essências florais. Mais ainda, as flores da Capoeira nos ensinam a transformar experiências negativas em crescimento pessoal.

Já as flores Cultivadas são um grupo de essências que estão ligadas ao ser humano no seu campo de relações. Assim também são nossos jardins, que dão alegria a casa, recebendo a todos com perfumes e beleza. Esse grupo nos ensina a cura em um nível mais consciente, atuando ainda assim em níveis profundos do ser.

A própria concepção de saúde e doença difere em seus fundamentos em relação à medicina ocidental tradicional, mas está de acordo com as novas descobertas da física quântica no campo da saúde e respeita ao mesmo tempo os fundamentos de cura dos pajés amazônicos.