Artigos

HORÓSCOPO CHINÊS:
2005 - O ANO DO GALO

Neil Somerville

Com seu canto estridente, o galo anuncia o começo de todas as manhãs e depois de despertar todo mundo, a buliçosa ave sai ciscando por seu território, examinando todas as coisas, com as continhas dos olhos sempre atentas. O Galo tem presença imponente - e seu ano também será um ano espetacular.

Uma das principais características do Ano do Galo é ser uma época para assumir compromissos e trabalhar com afinco. A organização, a eficiência e a atenção aos detalhes podem ser fundamentais, e para aqueles que burlam ou infringem a lei, o Ano do Galo, poderá ser implacável. Ações ilegais, protestos e falta de respeito à autoridade serão combatidos de modo rápido e eficiente. Este não é um ano para se transgredir os limites aceitos pela sociedade. Foi no último Ano do Galo, por exemplo, que as autoridades russas esmagaram rebelião no Parlamento; que o Presidente Clinton enviou barcos de guerra para fazer cumprir as sanções da ONU contra o regime militar no Haiti e que a recusa do Iraque em observar uma zona de proibição de tráfego aéreo resultou nos bombardeios de áreas estratégicas. Da mesma forma, em 2005, os atos de desobediência às leis e diretrizes, no nível nacional ou internacional, serão resolvidos com firmeza. Também prosseguirá com bastante vigor a atual guerra contra o terrorismo.

Neste ano se verá ainda a reunião de nações e organizações na tentativa de levar a paz às regiões de conflito, e também de lutar pelo bem estar econômico geral. Importantes reuniões e conferências de cúpulas serão realizadas, por vezes resultando na celebração de acordos históricos. Foi no último Ano do Galo que entrou em vigor o Tratado de Maastricht, criando a União Européia; que foi ratificado o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA); que foi divulgada a declaração de Downing Street sobre o futuro do norte da Irlanda; e que líderes israelenses e palestinos assinaram um acordo de paz que encerrou 45 anos de luta. Nem todos os pactos serão bem sucedidos, como tantas vezes foi demonstrado no correr do tempo, mas os sentimentos estarão presentes e o mundo certamente colherá benefício de algumas das medidas tomadas durante o Ano do Galo.

Economicamente, este será um ano de crescimento estável, porém vagaroso, com as condições de mercado favoráveis principalmente às empresas enxutas, eficientes e produtoras de bens e serviços de qualidade. Além disso, a má conduta financeira e os procedimentos ineficientes ou pouco econômicos poderão tornar-se alvo de rigoroso escrutínio, com a realização de algumas investigações importantes.

É provável que o ano também seja marcado por alguns avanços históricos, quase sempre como ponto culminante de muitos anos de esforços e planejamento. Foi em Anos do Galo anteriores que o homem conquistou a Lua e o Concorde fez seu primeiro vôo supersônico. Outras conquistas deste ano também marcarão o progresso da humanidade - em especial algumas descobertas da pesquisa espacial além de novas informações sobre nosso sistema solar, poderão revelar-se espetaculares e relevantes.

O Ano do Galo também favorece a ostentação, a exposição, e em 2005 serão realizados eventos e espetáculos importantes.

Em Anos do Galo, costumam ocorrer acontecimentos históricos na família real britânica. Em anos do Galo anteriores foram celebrados o Jubileu da Rainha Vitória, a investidura do Príncipe Charles como Príncipe de Gales e também seu casamento com lady Diana Spencer acontecimento que contou com uma audiência estimada em um bilhão de espectadores e ouvintes, no mundo inteiro, ou seja, quase um quarto da população mundial. No atual Ano do Galo também será possível presenciar ocorrências geradoras de interesse mundial envolvendo pessoas relacionadas à corte. No nível individual, o Ano do Galo poderá ser muito benéfico e gratificante. Muitos passarão a prestar mais atenção a seu estilo de vida e bem estar, crescendo o interesse por práticas como yoga, tai chi, aeróbica e outras formas de exercício físico. Muitos governos em todo o planeta irão apoiar tais iniciativas, liberando verbas para fomentar esportes e programas de condicionamento físico, e encorajando iniciativas de saúde. Também se dará atenção à importância da dieta. A consciência da boa saúde será um elemento importante do ano.

Igualmente, para quem estiver disposto a trabalhar muito e utilizar bem seus talentos, o Ano do Galo pode ser compensador em termos pessoais. Este ano favorece a dedicação e o esforço, e, como afirma o provérbio chinês "a diligência conduz à riqueza". No Ano do Galo, são os diligentes, zelosos e aplicados os que mais prosperam.

Isto resume bem a natureza do ano. É uma época propícia a empreender ação positiva e assumir compromissos, em vez de deixar que se desperdicem as idéias e oportunidades. Para quem estiver disposto a dar o melhor de si e a se esforçar, o ano poderá trazer muitas compensações. Aproveite-o ao máximo, e você desfrutará de boa sorte durante os próximos doze meses.