Artigos

TORNE-SE UM VEGETARIANO COM SAÚDE!

Marcos Natureba

Se você se consultar com um nutricionista "normal" e disser que quer se tornar vegetariano, o profissional (quando não esclarecido), vai enfatizar muito as recomendações para substituição da proteína animal por soja, leite, queijo, etc. Não podemos nos esquecer que a soja é uma leguminosa exótica de nossa região, oriunda da Ásia. Hipócrates dizia: "Os feijões são tão ricos em nutrientes que poderíamos viver só deles, não fossem tão tóxicos". A esta explanação, devemos acrescentar que misturado com cereais numa proporção equilibrada, provê a necessidade de proteína diária de um ser humano saudável e elimina a toxicidade dos dadivosos grãos. Viva o arroz com feijão!

Devemos atentar para o fanatismo em cima da soja, que pode nos ser muito útil se bem usada, e fortemente tóxica se ingerida em excesso e de forma errônea.
A melhor forma de aproveitarmos as proteínas úteis da soja é a forma fermentada (shoyu, missô), pois já estão pré-digeridas, livres dos quelantes e toxidade naturais de sua composição. A soja em forma de grão cozido ou em suas variações industrializadas (proteína texturizada ou hidrolizada) são de difíceis digestão, necessitando que muitos outros nutrientes e oligoelementos (cálcio, fósforo,cobre,iodo etc.) se coliguem na sua decomposição para que nosso metabolismo absorva sua riqueza. Como nem sempre temos esta biodisponibilidade, devemos ter cuidado em não consumi-la em excesso e jamais ingeri-la crua, seja em forma de grão triturado cru ou em leite liquidificado. O ideal é que seja acrescentada como shoyu ou missô no final das preparações culinárias a fim de manter íntegros seus muitos nutrientes.

O tofu e os grãos torrados de soja, assim como os hambúrgueres, carnes de soja e leites de soja, deverão ser consumidos com parcimônia a fim de equilibrarmos nossa dieta.

Existem outras fontes riquíssimas em proteínas vegetais e nutrientes raros importantíssimos para um vegetariano, tais como: cogumelos, castanhas, brócolis, cacau, cevada, centeio, grão de bico, azeitonas, côco, gergelim, etc.

RECEITA NATUREBA
CARNE DE SOJA À TEMPURA
INGREDIENTES MODO DE FAZER:
Coloque as proteínas de soja devidamente hidratadas em água morna, de modo que estejam fofinhas e escorridas, em um recipiente para temperar.
Regue com o shoyu, apertando-as com as mãos para que absorvam o molho. Polvilhe o missô, o cominho e o manjericão, misturando bem para que o tempero fique distribuído uniformemente. Dilua o missô em água fria, coloque-o em um recipiente e acrescente as proteínas temperadas misturando e deixando marinar por 10 minutos.
Ponha o óleo em fogo alto e acrescente o gengibre - esta raiz dará um sabor especial à preparação e fará com que o óleo não sature, impedindo a formação de cristais de gordura após o preparo, aumentando a vida útil do mesmo e evitando a formação demasiada de colesterol no processo. É importante que o óleo seja suficiente para cobrir a preparação.
Coloque o iogurte e a farinha em recipientes separados e adequados. Primeiro jogue as proteínas no iogurte e após uma a uma na farinha, empanando e, delicadamente distribua as proteínas na frigideira com escumadeira virando-as quando necessário, diminuindo o fogo conforme a necessidade.Quando dourar, retire com cuidado e distribua em recipiente adequado com tolha de papel absorvente para frituras, agitando para o excesso de gordura ficar no papel.
Acompanha bem arroz integral e saladas cruas.