Artigos

TORNE-SE UM VEGETARIANO COM SAÚDE!

Marcos Natureba

Há alguns séculos atrás o filósofo grego Hipócrates, deixou para a humanidade um grande ensinamento em uma breve frase: "Que teu alimento seja o teu medicamento e que teu medicamento seja o teu alimento".

Com o advento da virada do milênio e a Era de Aquário fazendo-se cada vez mais presente em nosso dia-dia, tornou-se popular e comum encontrarmos jovens e adultos iniciando-se na senda do vegetarianismo.

O vegetarianismo é sem dúvida, um estilo de alimentação sincronizado com a nova realidade e a real necessidade do ser humano harmonizar-se com as leis de Gaia - nossa provedora e sendo o humano, o ser mais evoluído deste plano, não necessita mais matar animais para garantir a sua sobrevivência.

Com o avanço tecnológico, podemos tranqüilamente levar uma vida mais saudável sem a inclusão de carnes em nosso cardápio, devido ao aumento da oferta de variedades de alimentos. Com algumas observações importantes, qualquer pessoa poderá converter-se em um vegetariano sem sofrer problemas de saúde futuros, como a maioria dos carnívoros e onívoros sustentam. Inclusive, um vegetariano estará menos exposto a uma série de viroses, bactérias, hormônios,conservantes e microorganismos nocivos à saúde.

Daremos alguns macetes, dicas e barbadas para quem está começando a introduzir uma dieta vegetariana em sua vida. É necessário que a pessoa se disponha a entender que não é necessário substituir a proteína animal por um ou dois alimentos específicos, mas sim, por uma gama de alimentos que deverão ser introduzidos e variados a fim de prover todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo humano.

Em primeiro lugar é desejável que se consuma alimentos integrais e de origem orgânica a fim de aumentar a ingestão de sais minerais e vitaminas que são abundantes nos cereais integrais: trigo, arroz, centeio, cevada, aveia, milho, etc. Devemos incluir todos os cereais em nosso cardápio e variar conforme nosso paladar, já que além de serem mais ricos em nutrientes, possuem particularidades positivas. O arroz integral, por exemplo, possui uma substância chamada QUALHUMINA, que tem o poder de aumentar as defesas de nosso sistema imunológico. A aveia, o centeio e a cevada possuem muitos minerais raros e aminoácidos formadores de massa muscular (tecido estriado e liso) sendo mais bem aproveitados para as exigências de atletas do que a pobre e intoxicada carne animal.

O açúcar branco deverá ser substituído por mascavo, stévia, malte ou melado, sempre lembrando que anemia é uma síndrome criada á partir da revolução industrial, onde o homem começou a industrializar e refinar os alimentos, empobrecendo-os e abrindo mão de muitos nutrientes perdidos neste processo. O açúcar mascavo é uma das maiores fontes de ferro natural que existe. O ferro apresenta-se no açúcar mascavo de forma simplificada como uma glicoproteína e é facilmente digerido e metabolizado, sendo um agente importantíssimo para prevenir patologias de ordem hipovitamínicas.

O sal refinado e o glutamato monossódico bem como a sacarina sódica e o aspartame deverão ser abolidos de nossa dieta a fim de evitarmos transtornos futuros que vão desde o paladar viciado aos agentes bloqueadores de nutrientes, quelantes e a produção excessiva de uréia, que poderá causar formação de cálculos de toda a ordem. Devemos consumir sal marinho, shoyu, missô e o adoçante natural stévia.

As castanhas (Caju, Pará, Índia) e os grãos de girassol, gergelim e a lecitina, têm um papel fundamental no elenco do nosso cardápio vegano, já que possuem ácidos graxos mono insaturados e proteínas de fácil absorção que são corretivas e suplementares, funcionando como repositores energéticos e protéicos, possuindo teores de calorias desejáveis e de fácil queima, ajudando a metabolizar gorduras saturadas cristalizadas em nosso corpo, reduzindo e prevenindo problemas cardiovasculares e melhorando o sistema circulatório, além de garantir que nossas reservas de ácidos graxos mantenham-se nos níveis saudáveis.

É desejável também que o iniciante mantenha uma postura de descoberta para um mundo novo que irá se abrir ao abster-se da violência de comer carne, fazendo pesquisas diversas com condimentos naturais exóticos, ervas aromáticas e temperos, variando os legumes e verduras utilizados nas refeições, procurando formar sempre pratos e porções harmônicas.

A natureza oferece uma gama enorme de alimentos equilibrados e vitalizantes que um vegetariano ao longo da vida aprende a valorizar e utilizar, respeitando sempre a "ordem natural das coisas", escolhendo seus alimentos conforme suas necessidades fisiológicas, estações climáticas, estado emocional, cultivando hábitos alimentares não sedentários e conscientes de que o ato de alimentar-se é uma das faculdades mais importantes do ser humano, garantindo mais qualidade de vida.

Para uma transição saudável de alimentação onívora e carnívora para uma dieta vegetariana devemos observar vários fatores que estarão relacionados especialmente com o indivíduo, como as atividades desempenhadas, biótipo e estação climática - é auspicioso que a transição seja feita em uma estação intermediária, como primavera e outono.

SUCO VITALIZANTE INGREDIENTES:
2 colheres de sopa de gengibre fresco picado,
½ cenoura
1 maçã (com sementes),
1 colher de sopa de pólen,
Suco de 2 limões,
3 colheres de sopa de xarope de guaraná
3 colheres de flocos de aveia hidratados e escorridos em água morna
Pitada de cravo em pó,
1 sorriso largo,
Folhas frescas de hortelã á gosto,
Água pura e fresca,
Axé!

MODO DE FAZER: Junte todos os ingredientes (menos o pólen) no liquidificador. Liquidifique, peneire o suco corrija o açúcar com stévia e inclua o pólen (deverá preferencialmente ser mastigado ao tomar, afim de ativar as enzimas salivares que absorverão suas ricas propriedades nutréicas). Sorria e sinta-se vitalizado!!

A partir desta edição Marcos Natureba estará compartilhando com os leitores de Universus os seus conhecimentos para um estilo de vida mais saudável através de dicas de alimentação e receitas vegetarianas. mande suas dúvidas e sugestões para o nosso e-mail: contato@universus.com.br, que teremos imenso prazer em respondê-las.