Artigos

ENCONTRO COM O MESTRE
SWAMI VISHNU DEVANANDA

Marcelo Neves - Subramanya

No dia 31 de dezembro de 1927 em Kannimangalam, Kerala, Sul da Índia, nascia Kuttan Nair, que mais tarde ficaria conhecido como Swami Vishnu Devananda.
Kuttan Nair cresceu em uma vila simples e rural onde só se viam plantações de banana, vegetação tropical e elefantes, ambiente que deu origem ao seu despertar espiritual.

ENCONTRO COM O MESTRE

Em 1945, Kuttan Nair estava nas forças armadas, e, muito entediado com a vida, começou a indagar-se mais profundamente sobre o seu significado. Quem somos? Para onde vamos? Qual o propósito da vida? Apenas comer? Trabalhar?

Certo dia em seu escritório, estava procurando um documento quando encontrou na lixeira um pequeno papel contendo a essência do Yoga chamado "Sadhana Tattwa" ou guia pratico de Yoga. Ali estavam as instruções daquele que viria a mudar sua vida completamente: Sri Swami Sivananda, de Rishikesh. A frase que lhe chamou a atenção foi "Um grão de prática vale mais que toneladas de teorias". Procurou então encontrar os melhores meios para chegar a Rishikesh e conhecer a Swami Sivananda.

De natureza investigativa e científica, o jovem Indiano de apenas 17 anos não era muito afeito às tradições de seu país e achava tudo uma grande hipocrisia, acreditando que os religiosos se aproveitavam dos mais humildes. Porém, ao chegar ao local onde Swami Sivananda estava, ficou bastante impressionado com sua objetividade e simplicidade ao falar sobre a prática do yoga e aquela primeira experiência foi profundamente inspiradora.

Ao deixar as forças armadas, estava decidido a passar dois dias no Ashram (monastério), pois tinha perguntas a fazer. Chegando lá, encontrou Swami Sivananda saindo de seu pequeno escritório junto com alguns outros discípulos e caminhando em direção ao Ganges. Na cultura indiana é tradicional curvar-se ou prostrar-se diante dos seres Santos e Swamis, porém o jovem impetuoso acreditava que todos eram iguais e que não deveria prostrar-se para ninguém. Mas para evitar um constrangimento a Swami Sivananda e aos seus discípulos, decidiu esconder-se em um canto até que todos passassem. O que ele não contava é que Swami Sivananda o viu a distancia e mais que depressa foi até ele, olhando fixamente em seus olhos e prostrando-se aos seus pés com humildade, simplicidade e grande sabedoria.

Após esta grande lição, imediatamente o jovem ajoelhou-se e tocou os pés de Swami Sivananda com amor e devoção, reconhecendo-o como seu Mestre e indo viver com ele em 1948, quando recebeu os votos de brahmacharya, tornando-se Vishnu Chaitanya, e no ano seguinte, tornando-se Swami pelas mãos de Swami Sivananda, recebendo dele o nome de Vishnu Devananda.

A CAMINHO DO OCIDENTE

De 1947 a 1957 Swami Vishnu permaneceu no Ashram junto a seu mestre. Em 1949 foi designado professor de hatha yoga do Academy Forest de Swami Sivananda. Ele tinha apenas 21 anos e não se sentia preparado para exercer esta função, porém Swami Sivananda o orientou dizendo que não se preocupasse, que tudo ficaria bem. Um dia, Gurudev tocou-o no Ajña chakra e de imediato todas as lembranças (samskaras) de suas experiências em vidas passadas referentes ao hatha e raja yoga foram despertas. Mais algum tempo se passou e ele estava pronto para ensinar.

Em 1957, doze anos após o primeiro encontro em Rishikesh, Swami Sivananda caminhou em sua direção e disse-lhe: "Vishnu Swami, você precisa ir para a América. Há pessoas esperando por você para que lhes ensine yoga". Com as bênçãos de seu mestre e 10 rúpias (1 dólar), Swamiji iniciou sua caminhada para o ocidente, sem jamais ter deixado a Índia.

Sua jornada durou um ano e, no final de 1957, com a ajuda de várias pessoas, chegou a São Francisco. Swamiji não permaneceu muito tempo nos EUA, indo para o Canadá onde iniciou em Montreal suas aulas de Yoga. As aulas aconteciam regularmente durante a primavera, porém, no verão, diminuíam drasticamente. Observando isto, buscou saber para onde as pessoas iam, descobrindo que neste período saiam de férias para o interior, o que o inspirou a realizar acampamentos conduzindo as pessoas ao estilo de vida simples do Yoga, lançando assim a semente para o nascimento do primeiro Ashram em Val Morin, Quebec, criado em 1962.

Em 1969, em uma de suas meditações matinais, Swamiji teve uma visão: pessoas corriam apavoradas e nos céus bolas de fogo caíam, destruindo tudo. Compreendendo imediatamente o significado de sua visão, fundou a Ordem do Mundo Verdadeiro (TWO- True World Order), já que sentiu que tinha que treinar os futuros líderes e cidadãos responsáveis do mundo na disciplina do Yoga. A verdadeira fraternidade e paz só podem existir quando existem líderes fortes e disciplinados que possuem uma consciência interior de paz. Se os indivíduos da sociedade não têm paz interior, não podem ter paz exterior. Por esta razão Swami começou o TTC (Teachers Training Course - Curso para Formação de Professores) em 1969, com a esperança de que cada pessoa que faça o curso transmita o conhecimento do Yoga às outras pessoas. Nesse mesmo período, iniciou também suas missões de paz.

MISSÕES DE PAZ - O SWAMI VOADOR

Swamiji tornou-se um grande ativista da paz mundial. Uma de suas maneiras de transmitir as mensagens nas áreas em conflito era através do sobrevôo destes locais com seu "Aeroplano da Paz". Lançando flores e folhetos com instruções de como praticar Yoga, ele procurava despertar as pessoas para a fraternidade através do yoga. Egito, Irlanda, Cuba e Berlim foram alguns dos vários países sobrevoados e "bombardeados" por Swamiji, que recebeu o carinhoso apelido de o "Swami Voador". Em 1986 esteve no Brasil visitando no Rio de Janeiro o centro de Vayuananda, dando conferencias e aulas de asana e pranayama.

Swami Vishnu Devananda realizou seu Mahasamadhi (abandono Consciente de corpo físico) no templo de Mokambika, Sul da Índia em 09 de novembro de 1993. Seu corpo foi entregue ao Ganges (jalasamadhi) no dia 11 de novembro do mesmo ano.

Swamiji inspirou a realização de mais de 80 Centros de Yoga e Ashrams ao redor do Mundo, dedicados ao seu Mestre Sri Swami Sivananda, que seguem sendo para todos um exemplo de SERVIÇO, AMOR, DOAÇÃO, PUREZA E REALIZAÇÃO.

OM BOLO SAT GURU SRI SWAMI VISNHU DEVANANDA MAHARAJ KI JAYA!