Artigos

Respirando e reescrevendo sua História

Alexandre Maia

O Renascimento ou Terapia da Respiração como também é conhecida, é uma fabulosa ferramenta de autoconheci-mento para quem deseja crescer em consciência. Esta terapia nos auxilia acessar e a resignificar padrões de comportamentos, conceitos e preconceitos, formas pensamentos e fórmulas de julgamentos que são aprendidos na infância e estão em nosso inconsciente. A psicologia alerta que, de forma sutil e quase imperceptível, estes padrões vão governando nossa vida e criando a nossa realidade; e o que é pior, nos impedindo de vivenciar a vida em sua plenitude, além de obstruir nossos potenciais e de nos afastar cada vez mais de nossas realizações pessoais.

Todos estes padrões e crenças nós introjetamos na infância sem o direito de questioná-los. Estes padrões nos dizem como 'devemos' ser, o que 'devemos' querer, o que 'devemos' pensar, o que 'devemos' fazer, o que 'devemos', o que 'devemos, o que 'devemos'... Esta introjeção de valores e regras é de tal forma brutal e autoritária que a maioria das pessoas passa a vida inteira seguindo-as, sem ao menos refletirem se era isso que queriam, se era isso que realmente gostariam de ser ou de fazer nesta vida. Muitos parecem perambular pela vida desprovidos de qualquer senso de identidade, carregando um nome que não escolheram, um corpo criado sem o seu controle e uma posição social que geralmente é o resultado da necessidade material ou do condicionamento social.

O Renascimento é uma oportunidade de entrarmos em contato com emoções e crenças que por um longo tempo se solidificaram dentro de nós. É baseado na respiração consciente e conectada que cria um movimento e um aumento do fluxo energético que reativa a memória, a flexibilidade, facilita a aprendizagem, a rapidez de raciocínio e é capaz de dissolver tensões, angustias, medos, raivas e tudo que sentimos e tivemos que reprimir em nome destes padrões de comportamentos, nos mantendo assim socialmente corretos. Costumo dizer que a nossa cultura nos ensina a sermos certos e não a sermos felizes. E fica então a pergunta: o que você quer ter, razão ou felicidade?

É o aumento em nosso fluxo energético provocado pela respiração do renascimento que propicia uma expansão de consciência, que nos faz enxergar a robotização e a padronização em nosso pensar, agir e sentir. Isso cria em nós a possibilidade de questionarmos nossas atitudes, nossos pensamentos e sentimentos, nos trazendo a clareza do que realmente queremos, quais destes valores e crenças tidos como certos são ou não bons para nós. Iniciamos aqui a jornada em busca da nossa Maestria pessoal, assumindo a responsabilidade pela nossa vida, a responsabilidade pelas nossas escolhas e começamos então a reescrever a nossa historia da nossa maneira, partindo do nosso querer, buscando ser o que queremos Ser e não o que nos disseram que queríamos ser.

Como disse Sartre: "Não importa o que fizeram de você, importa o que você vai fazer com o que fizeram de você...". É disto que trata o renascimento. Não é a toa que seu nome é Re-nascimento, é a oportunidade de você "re-nascer" para ser o que você quer! Agora, é você quem faz as escolhas. Agora, é você que busca a sua realização e esta, não tem parâmetro, não tem comparação, pois você é único, seus dons são únicos, seu caminho e sua forma de caminhar são únicos! Como também sua forma de respirar é única logo, só você é que tem a possibilidade de saber e perceber o que é bom (certo) ou o que não é bom (errado) para sua vida, para sua realização, para sua felicidade. Portanto não perca tempo, assuma sua vida, sua realidade, sua respiração e seu caminho. Eles são de sua exclusiva responsabilidade, "só você pode ser o profeta de sua profecia" e nisto o renascimento é um grande e prazeroso caminho. Então preserve-se, Renasça, Respire!!!