Artigos

RENASCIMENTO
O que você quer SER quando RENASCER!?

Alexandre Maia

A técnica do Renascimento, ou Terapia da Respiração teve início na década de setenta desenvolvida pelo Norte-Americano Leonard Orr. Ele descobriu que cada ser humano respira de forma diferente e que a maioria absoluta deles não respira livremente, mas sim segundo padrões de condicionamento desenvolvidos a partir do nascimento e durante a infância. Esses padrões, quando estudados, tem a capacidade de indicar os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que afetam o indivíduo.

A respiração é tão importante que é a primeira e a última coisa que fazemos nesta vida. Qualquer emoção altera o ritmo de nossa respiração. Por exemplo, quando estamos com medo, o ritmo de nossa respiração dispara nos trazendo mais energia e nos preparando para ''luta ou fuga''; já quando nos assustamos é comum ''perdermos o ar'', ou seja, paramos de respirar; com isso focamos toda a nossa energia e nossa atenção para que possamos perceber o que nos assustou ou o que nos ameaça. Com estes dois pequenos exemplos entre outros que poderíamos citar, como raiva, dor, tensões e etc, nos fica claro o quanto as emoções estão ligadas a respiração e nesta interferem. O inverso também é verdadeiro, ou seja, mudanças na respiração provocam também mudanças nas emoções.

Podemos citar ainda o efeito da respiração em nosso nível mental, ou seja, em nossos pensamentos. Repare que quando estamos desconcentrados e necessitamos nos concentrar, o primeiro recurso que lançamos mão é de fazermos algumas respirações profundas e através destas, recobrar o equilíbrio necessário para alcançarmos a concentração desejada. Sabe-se que 25% de todo o oxigênio que consumimos vai diretamente para o cérebro, logo vemos o grande elo de ligação entre nosso estado mental e a respiração. Sabemos que pessoas que respiram com mais consciência e maior amplitude tendem a ter maior rapidez de raciocínio, um aumento sensível de memória, maior criatividade e flexibilidade, bem como uma maior facilidade de aprendizagem. Podemos afirmar que: ''Respirar bem clareia as idéias e nos traz maior firmeza em nossas decisões.''

A nível corporal cabe informar que 75% da energia necessária para a nossa vida provém da respiração, o restante vem através da alimentação, o contato com a natureza e outras fontes que nos são bastante conhecidas. É importante destacar também, que é através da respiração que nosso corpo elimina de 70% à 80% de suas toxinas, cabendo o restante da eliminação ser efetuada através da urina, fezes, suor e etc. Percebe-se então a importância da respiração na manutenção e preservação de nossa saúde total.

Atualmente a ciência já comprovou que a nossa memória mental começa a se formar apenas aos dois anos de idade, mas que nossa memória corporal existe desde o inicio da gestação. Logo se conclui que ''nossa biologia é nossa biografia'', o que nos leva a compreender o ''porque'' que todas as terapias corporais afirmam que o corpo registra todas as nossas experiências emocionais. Muitas correntes terapêuticas de abordagem corporal têm centrado suas pesquisas no ciclo respiratório, definindo sua importância como chave primordial na busca de maior equilíbrio e bem estar na vida. O Renascimento-Terapia da Respiração - é uma destas técnicas.

A magia do Renascimento está em utilizarmos conscientemente o processo respiratório para podermos entrar em contato com sentimentos limitantes, descontraindo-os e liberando-os. Ao fazermos isto, entramos cada vez mais em contato com o nosso Ser, com a nossa essência.

É uma experiência de se abrir para a vida, quer no nível físico (dores e tensões no corpo), emocional (sentimentos e emoções não expressas) e mental (memórias e lembranças traumáticas) que vem à tona para serem dissolvidas, compreendidas e curadas. É uma técnica simples, poderosa, sem qualquer contra indicação e que funciona no sentido de propiciar uma transformação concreta na vida das pessoas que a experimentam.

O Renascimento é uma oportunidade de entrar em contato com emoções e crenças que por um longo tempo se solidificaram dentro de nós. É baseado na respiração consciente e conectada que cria um ''movimento e um aumento do fluxo energético'' capaz de dissolver as tensões, angustias, medos, raivas, dores, repressões e tudo aquilo que impede de vivermos a vida em sua plenitude. Mude o padrão preestabelecido e reescreva toda a sua história através da consciência e da responsabilidade em assumir o controle de sua própria vida. Respire!