Artigos

OS MISTÉRIOS DO BARALHO CIGANO

Sandy

A origem das cartas do Baralho Cigano permanece na obscuridade e se perde nos tempos.
Muito se tem dito sobre como surgiu o primeiro Baralho Cigano, mas fico com a versão de alguns pesquisadores que afirmam que as primeiras cartas ciganas surgiram nas mãos de Madame Lenormand, senhora da corte européia no século Vlll, nascida em Alençon na França no ano de 1772.
Madame Lennormand foi muito conhecida pelas suas predições aos homens da corte, entre eles Napoleão Bonnapart, ao qual ela previu sua ascensão e queda. Tinha contato constante com ciganos europeus, aprendendo com eles a arte de ler as Cartas Ciganas. Posteriormente, fez uma adaptação do "exótico" baralho usado por ciganos para a nossa realidade não cigana, representada por figuras do nosso cotidiano e introduzindo nestas cartas as figuras do baralho de naipes.
Assim estas cartas passaram a ser utilizadas não somente pelos que não eram ciganos, mas também pelas mulheres ciganas. Atualmente existem diversos tipos de Baralhos Ciganos no mercado, assim como um vasto material sobre cartas que poderão ser muito úteis àqueles que se interessarem e que desejam se aprofundar no assunto.
Felizmente podemos acessar informações que permaneceram anteriormente obscuras devido a tabus, preconceitos e mesmo perseguições. E o ato de oracular é uma destas informações.
Sendo as cartas um instrumento sagrado, deve ser respeitado e requer cuidados especiais ao utilizá-lo como instrumento de trabalho.
É interessante salientar que nos símbolos das cartas do Baralho Cigano está inserida a energia dos Orixás onde encontramos Yemanjá na carta 3 - O Navio; Oxôssi na carta 5, A Árvore; Iansã na carta 6 - As Nuvens; Oxumaré na carta 7- A Cobra; Nana na carta 9- O Ramalhete; Obaluayé na carta 10 - A foice; Êre na carta 13, A Criança; Ossaiãn na carta 20- As Ervas; Xangô na carta 21 - O Morro; Ogum na carta 22 - Os caminhos, Oxum na carta 30 - Os Lírios e Oxalá na carta 31 - O Sol.
Desta forma é possível conhecermos Os Orixás (que são energias vibratórias da natureza) que o consulente está sob a proteção.
Felizmente muitas pessoas já conhecem e fazem uso do Baralho Cigano para ter informações e orientação sobre seu lado profissional, espiritual e afetivo. Através dele teremos uma visão ampla do que está se passando na vida do consulente. O momento atual, o que levou a esta situação e acontecimentos vindouros; mas lembrando sempre que cada um de nós tem o livre arbítrio e que com atitudes corretas no presente poderemos plantar um futuro melhor.
Para àqueles que desejam aprender esta arte de "oracular" se faz necessário conhecer bem os significados das cartas e suas possíveis combinações. Ao ler as cartas estamos utilizando a percepção sensorial e extrasensorial. Portanto nos requer desenvolvê-la cada vez mais através de exercícios de meditação e outros que nos serão muito úteis no momento da leitura.
Lidar com estas cartas é algo muito sério, pois estamos lidando com energia, magia, alquimia, mente, pessoas e suas futuras escolhas. Praticar bastante e ter antes de tudo amor pelo que se propõe a fazer são posturas fundamentais para quem deseja trabalhar com as cartas.
Devemos sempre agradecer e valorizar este ensinamento que nos feito deixado pelo Povo Cigano, que abrindo as portas do "conhecimento" de seu povo e de sua "magia", nos permitiu também fazer uso deste magnífico oráculo que são as Cartas Ciganas. É muito importante observar atenciosamente as combinações entre as cartas para obter a interpretação correta. Usar bons métodos de jogos e praticar bastante.

Resumo dos significados mais comuns das 36 cartas:

1- O CAVALEIRO: Ele nos dá a idéia de movimento.São as concretizações. Algo que já esta para acontecer.
2- O TREVO: Obstáculos, empecilhos, impedimentos.
3- O NAVIO: xViagens, mudanças, afastamento, comércio.
4- A CASA: O local onde moramos ou trabalhamos. Um imóvel (loja, sala, uma igreja, um centro); dependendo das cartas que estiverem ao lado. Refere também ao nosso equilíbrio.
5- A ÁRVORE: Saúde, prosperidade, abundância, compartilhar algo com alguém. Refere-se também aos familiares.
6- NUVENS: Algo tumultuado, confusão mental, turbulências.
7- A COBRA: Traição, discórdias, magia.
8- CAIXÃO: Aquilo que não tem energia. Doença grave. Alguém que se perdeu. Algo que terminou. Refere-se a um espírito obsessor (Egun).
9- AS FLORES: Alegrias. Felicidade. Flerte, paquera, Encantamento.
10- A FOICE: Transformações. Cortes. Rompimentos.
11- CHICOTES: Demandas, magia no sentido positivo ou negativo. Brigas, Disputas.
12- OS PÁSSAROS: Leva e traz. Fofocas. Romance.
13- A CRIANÇA: Alguém bem jovem; menino ou menina. filhos, irmãos, pureza, inocência, intuição.
14- A RAPOSA: Alguém esperto que finge ser o que não é. Ciladas, situações, enganosas, malandragem.
15- O URSOInimigos. Pessoa falsa, invejosa. Olho grande, carga negativa. Ciúmes.
16- A ESTRELA: O Destino, a vida, O "Karma". Proteção espiritual. Anjo da guarda.
17- A CEGONHA: Gravidez, boas novas, novas oportunidades. Mudanças. Avisa algo.
18- O CÃO:Amigo fiel, lealdade. Pessoa que se pode confiar.
19- A TORRE:NHA Justiça divina. Um processo na justiça. Alguém que trabalha na justiça como um advogado, juiz, promotor. Barreiras. 20 -O JARDIM: Um encontro.Um lugar bem movimentado.Aquilo que plantamos durante nossa vida e que colhemos.
21- O MORRO: Um processo na justiça ,Alguém que trabalha na justiça (pro motor, advogado, juiz etc).Barreiras.
22- O CAMINHO: No caminho de alguém que faz parte da vida da pessoa. Algo a caminho.
23- O RATO: Doença. Desgastes, Ciúmes. Vampirização energética.
24- O CORAÇÃO: Os Sentimentos. As emoções tanto de amor como de ódio.
25- A ALIANÇAS: Uma sociedade profissional, um relacionamento. Um casamento ou noivado.
26- OS LIVROS: Segredo. Documentos. O Conhecimento. Trabalho.
27- A CARTA: Um comunicado escrito ou verbal avisando algo. Papéis. Carta de um baralho.
28- O CAVALHEIRO: O Consulente. Um homem. O cigano.
29- A DAMA: A Consulente. Uma mulher. A Cigana.
30- OS LÍRIOS: Paz. Tranqüilidade. Fala também do caráter de alguém.
31- O SOL: Luz. Expansão. Crescimento. Êxito.
32- A LUA: Magia. Feitiços e encantamentos. O Oculto. O "Eu" da pessoa. A noite. Merecimentos e honrarias.
33- A CHAVE: Soluções, abre e fecha.
34- OS PEIXES: A matéria. Dinheiro.
35- A ÂNCORA: Algo seguro e estável. Referente ao lado profissional. Patrimônio. Firmeza. Alguém que usa uniforme.
36- A CRUZ: Vitória. Pode ser doença também. Cristo.