Artigos

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA...
UM CONVITE ESPECIAL!

José Maria Gomes Neto

A prática da Meditação da Lua Cheia é uma tradição milenar. Antes mesmo dos sumérios, a Lua estava relacionada com o deus SIN - o Senhor do Tempo - uma deidade masculina, daí o Montre Sin-Ai - que literalmente significa - o Monte da Lua, para aonde os hebreus seguiam para meditar, praticar jejum e observar aquele dia de descanso. Até hoje as lunações são celebradas em várias partes do mundo, inclusive com grandes festivais espirituais, no caso de algumas ocasiões mais específicas do ano - como é a Lua Cheia de Áries - para o Ocidente, com a Páscoa, a Ressurreição de Cristo; e a Lua Cheia de Touro - o Festival de Wesak, para os budistas, quando no Oriente comemoram o nascimento, a iluminação e e passagem de Sidharta Gautama - o Buda.

Fora os aspectos religiosos ou filosóficos dessas antigas tradições, a aproximação da Nova Era de Aquárius tem despertado nas pessoas que estão sintonizadas com o espírito desse tempo, cada vez mais a percepção dos ciclos soli-lunares, seja pelo resgate do Calendário das treze luas dos Maias, seja pelo próprio desenvolvimento da Astrologia no ocidente, promovendo esses encontros que hoje se espalham pelo mundo inteiro - nas noites de Lua Cheia.

Desde 1983 - portanto lá se vão cerca de 20 anos - há mais de 250 luas - tenho celebrado entre amigos, família, clientes, alunos e pessoas interessadas, todos os meses, nas noites de Lua Cheia, essa oportunidade de fazer uma pausa, um "espaço-entre" um ciclo e outro - ajustando o meu calendário pessoal pelos ciclos das lunações, aproveitando para difundir a mensagem da Astrologia, a prática da meditação e promovendo o encontro de pessoas, estreitando laços, vínculos, amizades.

Muitas ocasiões especiais foram vividas. Desde aquelas mais íntimas banhadas de significados espirituais para mim, até aquelas em que participaram mais de 200 pessoas no meio da mata, em volta da fogueira - ouvindo os estalidos dos gravetos secos liberando a energia contida do sol, com o som da natureza ao fundo, entre grilos e o coachar sinfônico do silêncio. Outras vezes entre flautas, cânticos - música. Debaixo do manto estrelado do céu, sob copas de árvores ou ainda sob chuva.

Aconteceram danças, orientais, afro, hindus, indígenas - grandes rodas - no alto da montanha, à beira do mar - momentos de profunda reflexão no postura de Lótus, em templos, em casas de amigos e parentes, em hotéis, em praças, enfim - muitos grupos foram criados, em diferentes lugares, ao longo desse grande ciclo metônico, quando a Lunação volta a ocorrer no mesmo grau do zodíaco e dia de dezenove anos atrás. Outras rodas e grupos continuarão a serem criados pelos próximos dezenove anos.

Esse é pois um CONVITE - para, na LUA CHEIA DE TOURO - FESTIVAL DE WESAK - abrirmos esse Ciclo dos Encontros da Lua Cheia no Portal 11:11 - que seja esse o primeiro, das muitas Luas que poderemos compartilhar - onde quer que estejamos, mesmo distantes - da mesma luz que ilumina todos os cantos do planeta Terra nesta noite, desde que haja alguém meditando pela Paz do mundo, pela fraternidade entre os homens, pela liberdade de expressão de nossos sentimentos e amorosidade.

RITUAL DA LUA CHEIA DE MAIO

Vamos meditar, conversar sobre o Céu do Mês e celebrar!

Dia 04/05/2004 às 18hs com José Maria Gomes Neto

A entrada é franca mas sugerimos que os participantes tragam flores ou frutas .

Local: Portal 11:11 - Reservas (21) 2437.2217