Artigos

TERAPIA CRÂNIO-SACRO
A DESCOBERTA DO SEU MÉDICO INTERNO

Paulo Henrique de Castro Araujo

A Revolução Industrial foi extremamente importante à ciência, fazendo-nos ter uma visão minuciosa, e ainda pensar que poderia levar-nos ao terreno das certezas. O erro de Descartes, em seu método Cartesiano, foi ocultar da ciência que o Homem não se encaixaria nesta proposta por tratar-se de um ser vivo e "multifacetado", portanto que trilha num terreno das incertezas, pois a mudança é sua verdadeira natureza.

As terapias ditas alternativas normalmente são métodos suaves que tem como particularidade o respeito ao indivíduo, longe da atuação das DROGAS que querem só "resolver" os sintomas, deixando o indivíduo de lado. Não estou fazendo campanha contra as DROGAS, mas olhe para o lado ou para o seu íntimo e pense sobre aquele primeiro cansaço que virou fadiga crônica e aliado ao estresse, uma possível depressão. Nada foi feito durante "anos e anos" e como conseqüência um batalhão de remédios foram utilizados. Este era, lá no primeiro cansaço, o único caminho ou havia algum outro a ser seguido?!

Os "remédios" parecem estar certos que ao entrar no universo humano resolverão todos problemas de saúde como apontam as pesquisas que lhes dão crédito. Contudo, ao penetrarem neste espaço nada mais é tão certo. Na grande maioria das vezes os resultados são realmente eficazes, e é justamente aí que está o problema, pois isto não significa 100%. O método é prático e quase "infalível", mas existem outras possibilidades, e a Terapia Crânio-Sacral é uma delas.

A Terapia Crânio-Sacral encaixa-se como proposta para cuidar deste homem, pois aceita esta natureza mutável e principalmente porque é uma terapia que atua nas incertezas.

O SISTEMA CRÂNIO-SACRO é baseado em um "modelo pressustático", ou seja, funciona a partir de um sistema hidráulico e um ritmo fisiológico, sendo o mesmo estudado no mundo inteiro. Que repercussões isso dará no futuro?! Infelizmente, não temos como saber agora. Contudo devemos ter em mente que um dia, no passado, foi descoberto no organismo o ritmo cardíaco e hoje a cardiologia é o que é!

A TERAPIA CRÂNIO-SACRO (T.C.S.) faz uso de um toque muito suave e lento com as mãos com o intuito de melhorar as restrições da dura-máter (meninge) e a circulação do L.C.R. (líquido céfalo-raquidiano), os quais envolvem e protegem o S.N.C. (sistema nervoso central). Desta forma as tensões e os desequilíbrios podem ser liberados, levando naturalmente a um profundo e revigorante relaxamento. Mas não é só essa a sua atuação. Muitos problemas podem ser resolvidos, tais como: dores crônicas (cefaléias, algias vertebrais, artralgias), estresse, ansiedade, depressão, desordens têmporo-mandibulares, distúrbios neuro-vegetativos, traumas do parto, autismo, etc..., pois segundo, Dr. John Upledger, em seu livro: "Seu médico interno e você"; a T.C.S. propõe-se simplesmente a melhorar o meio ambiente celular, ou seja, melhorar a saúde interna, e é partir daí que a possível "cura" pode acontecer. A doença não resistirá a saúde.

Com toda certeza Seu Médico Interno lhe mostrou o caminho, mas nenhuma importância foi dada naquela ocasião, em geral os motivos são financeiros. Aqui vai uma pergunta que não quer calar: Quanto você estaria gastando atualmente, com este problema sério que sabe lá será resolvido por meio das drogas?! A minha campanha é em favor da prevenção e é aí neste patamar que se enquadram as terapias naturais ou de respeito ao indivíduo, das quais o Crânio-Sacro faz parte.

O Crânio-Sacro faz então, um convite àqueles que desejam responsabilizar-se por sua saúde e que estão cansados de ser um barquinho a deriva: "experimentem está possibilidade e então re-descubram o Seu Médico Interno".