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OS QUATRO YOGAS

Gopala (Julio Falavigna)

Baseado em ensinamentos de Sri Swami Sivananda

Existem quatro caminhos tradicionais dentro do Yoga; cada um destes caminhos é destinado a diferentes temperamentos ou maneiras de abordar a vida, porém, todos eles levam ao mesmo destino - a união com Brahman ou Deus. Necessitamos aprender lições de cada um deles, integrando-os de maneira harmoniosa, a fim de atingirmos a sabedoria verdadeira.

KARMA-YOGA: O caminho da ação é a via escolhida primariamente por pessoas de natureza mais extrovertida ou ativa. O Karma-Yoga purifica o coração, ensinando-nos a agir de uma forma altruísta, sem pensamentos de ganho ou recompensa. Aprendendo a se desapegar dos frutos da ação e, ao mesmo tempo, oferecendo-os a Deus, se aprende a sublimar o ego. Para alcançar este objetivo, é de grande ajuda manter a mente focada pela repetição de um mantra, enquanto engajado em qualquer atividade.

BHAKTI-YOGA: O caminho da devoção atrai pessoas cuja natureza é essencialmente emocional. O bhakti yogui é principalmente motivado pelo poder do amor, vendo Deus como a personificação deste amor. Através de preces, adorações e rituais, ele se entrega completamente a Deus, canalizando e transmutando suas emoções em amor incondicional ou devoção. Os cantos devocionais (kirtans ou bhajans) constituem uma das práticas principais dentro deste Yoga.

Raja-Yoga: É a ciência do controle físico e mental. É também chamado como o "caminho real", pois oferece um método compreensivo para o controle das flutuações mentais através de uma série de técnicas de meditação. O raja yogue aprende a canalizar a sua energia vital (prana), obtendo assim domínio de suas faculdades psíquicas, culminando na experiência do samadhi (estado de supra-consciência).

JÑANA-YOGA: O Yoga do conhecimento ou suprema sabedoria é o caminho mais difícil, exigindo tremenda força de vontade e um intelecto afiado. Através da filosofia Vedanta, o jñana yogue utiliza sua mente na busca de sua própria natureza essencial. Nós temos a tendência de perceber o espaço dentro e fora de um copo como estando separados. O Jñana-Yoga leva o aspirante à realização direta de Brahman (realidade absoluta), quebrando assim o copo e dissolvendo os diferentes véus de ignorância (avydia). Através desta realização, ele compreende a natureza ilusória de todos os fenômenos (maya).