Artigos

A VIDA PODE SER MARAVILHOSA

Lucia Veloso

Com tantas pressões externas, cobranças e compromissos deixamos de pensar em nós mesmos como seres complexos que dependem do equilíbrio para realizarem de forma eficiente suas tarefas. Deixamo-nos envolver por situações onde o stress toma conta de nossas vidas impedindo-nos de usufruí-la de forma apropriada.

Dormimos mal, acordamos de mal humor, respondemos a agressões que, se ignoradas, não nos afetaria. Onde está a criança interior que sabe brincar, que é verdadeira e simples com sua inocência e sabedoria porque usufrui e experimenta cada instante, cada momento presente? Esquecemos esta espontaneidade e complicamos o nosso viver, desenvolvendo quadros depressivos, doenças, vivendo nossos condicionamentos como robôs.

Ignoramos o que nos cerca, impedidos que somos de viver o momento porque a preocupação com o futuro nos toma a atenção que deveríamos direcionar ao presente. Geramos doenças, guerras, pobreza e feiúra, tudo isto decorrente da falta do equilíbrio, da falta de harmonia; o peso, a densidade, a seriedade exagerada que levamos conosco por não sabermos mais brincar. Esquecemos que o primeiro alvo a ser perseguido deveria ser nosso equilíbrio. Se estamos harmônicos tudo fica mais leve a nossa volta.

Trazer paz às nossas vidas é uma conquista. Requer ação, atitude. Ela não chegará a nossa porta gratuitamente, temos que persegui-la e trazê-la para nós. Uma vez cientes disto podemos agir.

Esta ação é simples, deve ser prazerosa, afinal vivemos a Era de Aquário, era do prazer autêntico.

Podemos começar voltando nossa atenção à respiração. Se a fizermos completa e de forma consciente já estaremos nos presenteando. Ao baixarmos a freqüência das ondas cerebrais, alimentamos melhor nossas células e harmonizamos nosso emocional. Este é um recurso eficiente quando participamos de reuniões de trabalho, quando precisamos falar em público ou até mesmo quando lidamos com o mal-humor do vendedor que, por desequilíbrio, direciona toda a negatividade acumulada a nós.

Outro método simples é desenvolver a atenção. Ela é importante, sabemos disto, mas não investimos na sua melhora. Experimente voltar-se totalmente à ação que desempenha. Quando estiver caminhando, por exemplo, sinta os aromas do local - mesmo que estes não sejam os mais agradáveis - ouça os sons, olhe com olhos de ver; saia do "piloto automático", viva o aqui e agora. Exercitar a atenção é estar consciente a cada segundo do que estiver fazendo. Se sua mente for invadida por outros pensamentos, poderá registrá-los, sem envolvimentos com o tema, voltando a observar o momento presente. Bastam alguns minutos dessa prática para que seus efeitos benéficos sejam sentidos.

Muitas são as ferramentas para encontrarmos o caminho do equilíbrio. Cada um em sua busca do bem viver encontrará uma prática específica que ajudará na obtenção e manutenção da saúde e alegria de viver. Experimente investir em você e veja a diferença. A vida pode ser maravilhosa, depende do quanto queremos avançar nesta direção!