Artigos

YOGA INTEGRAL:
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DIVINA

Edno Serafim

"Quando damos um passo na direção de Deus, Deus já deu vários em nossa direção"
Sri Aurobindo

De acordo com o pensamento hindu, tudo é permeado pelo Espírito Universal Supremo (Paramatma ou Deus) do qual o espírito humano individual (jivatma) é parte. Yoga é a união daquilo que se tornou separado no jogo do universo com o Si verdadeiro, sua origem e sua universalidade.

É um movimento duplo de subida e descida; sobe-se a níveis de consciência cada vez mais altos, mas ao mesmo tempo, traz-se para baixo seu poder, não somente para dentro da mente e vida,mas no fim também, para dentro do corpo. O nível visado é a supermente. Somente quando ela puder ser trazida para baixo é que uma transformação divina na consciência-terra se torna possível. A fé, a aspiração e a entrega aos Poderes Supremos são indispensáveis para que a transformação ocorra e o amor se estabeleça, criando uma corrente de Luz capaz de dissipar as nuvens das trevas.

Não basta o homem encontrar Deus nos planos superiores e negar a vida ou fugir dos problemas do mundo. É preciso trazer para a natureza a luz do espírito supremo para solucionar as dificuldades da inconsciência e ignorância humanas. A natureza deve ser lapidada, iluminada e sacralizada. O Yoga existe quando toda a força do corpo, emoções, mente e alma estão em comunhão com o Divino.

O Yoga Integral é o Yoga da realização divina, resultado da experiência e caminho deixados por um dos grandes mestres da Índia, Sri Aurobindo. É considerado um Yoga moderno na Índia. Utiliza-se de uma combinação das principais linhas de yoga, dando a cada pessoa diferentes instrumentos para o seu crescimento.

O Hatha Yoga seleciona o corpo e as funções vitais como seus instrumentos de perfeição e realização (ásanas e pranayamas); o Raja Yoga a mente (concentração e meditação); o Karma Yoga a vontade (ação não egoísta); o Bhakti Yoga a emoção e a estética (devoção e entrega) e o Jnana Yoga a razão e a visão mentais (conhecimento e cultura).Cada um é guiado nos caminhos de seu próprio poder característico. Descobrir em nós um poder que transcenda aos pensamentos, condicionamentos e preferências.

Todo Yoga é em sua natureza um novo nascimento, um nascimento para fora do comum, da vida mentalizada do homem para dentro de uma consciência espiritual mais alta e de um ser maior e mais divino. Nenhum Yoga pode ser empreendido e seguido com sucesso a não ser que haja um forte despertar para a necessidade dessa existência espiritual maior. O objetivo do Yoga Integral é a autoperfeição e não a auto-anulação.

Podemos aproveitar ao máximo a oportunidade que esta vida nos dá. Se quisermos responder adequadamente ao chamado que recebemos e atingir a meta que vislumbramos, e não simplesmente avançar um pouco em direção a ela, é essencial que haja uma total autodoação. O segredo do sucesso no Yoga é considera-lo não como uma das metas a ser seguida na vida, mas como o todo na vida.

Uma iluminação interior que não toma conhecimento do corpo e sua vida exterior não é de grande aplicação porque deixa o mundo como ele é. Isto é que tem acontecido até agora.

Ser um com toda a Natureza e todos os seres, isto é Yoga. Com apoio da Luz, da Paz e do Amor poderemos sonhar com um novo e divino homem sobre a Terra. O Yoga Integral nos propõe a vivenciar esta filosofia 24 horas por dia. TODA VIDA É YOGA.