Artigos

O Feng Shui Astrológico

Hanna Optiz

Consciência. Essa é a palavra chave para o ser do novo milênio. Ser, enxergar e agir conscientemente. O Feng Shui Astrológico é um portal para esse processo, na medida em que confere um significado, um símbolo a todos os objetos de uma casa. Símbolo vem do grego Sym + bolos, que significa trazer para junto, unir aquilo que aparentemente estava separado. Deste modo podemos criar conexões entre os setores de nossa vida e de tudo o que faz parte de uma casa.

A casa é o reflexo de nossa vida, onde cada cômodo ou objeto tem um significado. Assim, toda pessoa poderá diagnosticar e curar: ao transformar e harmonizar a residência, a vida será transformada. A base desse trabalho está no principio da analogia, atribuído a Hermes Trimegistos: "o microcosmo é igual ao macrocosmo". Nesse principio é baseada a biocibernética bucal, a reflexologia dos pés e a auriculoterapia.

Todas as partes da casa que estão belas e em ordem sinalizam que a área correspondente da vida também está. Agora, o contrário também é verdadeiro. Todos nós já ficamos postergando dias, meses ou anos a arrumação de uma gaveta, um armário ou o conserto de uma infiltração. O que talvez nem todos saibam, é que a parte ligada à casa é só um símbolo exterior de uma energia que não flui ou fluía de modo harmônico dentro de nós. Pode ser de grande ajuda entender o que aquele cômodo ou objeto da sua ou de outra casa, que vive dando problemas, está querendo sinalizar. Não é preciso conhecer astrologia para aplicar o Feng Shui Astrológico, mas para aqueles que conhecem astrologia, fica a dica: o cenário (ambiente do signo) pode ser sempre melhorado e com isso o ator (planeta) pode melhorar seu desempenho. Por exemplo: se nós melhorarmos a energia em nossa cozinha (tudo em ordem, funcionando, ventilado, harmônico), todos os assuntos ligados à quarta casa, à Lua natal, todos os planetas do mapa que estiverem no signo de Câncer e os assuntos da casa regidos por Câncer no mapa astral serão beneficiados.

Todos os cômodos e objetos da casa estão repletos de significados. Para você ter idéia de como funciona o Feng Shui Astrológico, vamos pegar a mesa como exemplo de como podemos decodificar símbolos. A mesa da sala de jantar ou da copa é onde toda a família se reúne. Você pode ter uma boa idéia de como é a situação familiar, apenas observando a mesa. Se esta estiver balançando é quase certo que a vida familiar esteja sem uma estrutura sólida; se a mesa estiver bem firme em relação ao chão, a base familiar também estará. Repare se o tampo é bem preso aos pés. Os pés da mesa mostram a ancestralidade dos moradores da casa. Mesas que tem base de mármore rachada sinalizam famílias "rachadas", divididas, ou seja, os avós , sogros e sogras não tem contato com a as pessoas que habitam naquela casa.

No Feng Shui Astrológico cada cadeira simboliza um membro da família. Antigamente as cadeiras em volta de uma mesa eram quase sempre iguais, simbolizando a família tradicional. Hoje em dia é comum se dizer: esse aqui é o pai do meu irmão, ou, os filhos do meu segundo pai, etc... é por isso que de uns tempos para cá virou moda ter tipos e estilos de cadeira diferentes ao redor de uma mesa. Ou seja, a moda se adequa a mudança de costumes.

A distância adequada entre o assento da cadeira e a mesa é de 28 a 30 cm. O que muitas vezes acontece, principalmente quando mesa e cadeiras não foram comprados na mesma loja, é que a distancia entre ambos é maior, deixando a mesa alta demais. Segundo o Feng Shui Astrológico, isso sinaliza que a família oprime o indivíduo, que não pode ser ele mesmo porque as regras familiares não permitem. Como melhorar isso? Diminua a altura da mesa em alguns centímetros, serrando os pés da mesa, ou compre cadeiras adequadas à altura da sua mesa. Traduzindo: ou a família se adapta às pessoas ou ela ajuda aos indivíduos a se tornarem indivíduos.

Antigamente, quando a instituição da sagrada família era muito forte, todos almoçavam e jantavam em conjunto. Com o avanço dos tempos, o corre-corre da vida moderna - trabalho, faculdade, etc..., cada membro passou a almoçar em horário diferentes e a toalha de mesa foi sendo substituída pelo jogo americano. Isto começou por volta de 1950, quando Urano, planeta que significa liberdade e individualidade, entrou no signo de Câncer, o signo da família. Então você já pode deduzir: a toalha de mesa une, o jogo americano separa e individualiza. Vamos pensar agora nas famílias unidas (com forte espírito canceriano) que não deixam de visitar a Mama nos domingos. Dá para imaginar o macarrão da mama servido em jogo americano? Aonde eu quero chegar com tudo isso? No seguinte: a partir do momento que você conhece o significado do símbolo, você pode passar a viver mais conscientemente e, se houver energia, modificar o estado atual dos fatos, em qualquer área de sua vida. Se você sente que os membros de sua família estão muito afastados uns dos outros, experimente trocar o prato de hambúrguer que já vem pronto da cozinha, por uma tolha de mesa com uma travessa de comida no centro, de onde todos se servem.

A sua mesa de centro da sala de visitas mostra como sua família é vista socialmente. Pode ser que faz tempo que você esteja querendo comprar uma mesa mais bonita porque você não gosta da sua; o que você fica sabendo agora, é que, inconscientemente, você quer é melhorar a imagem social da sua família. Você procura, procura, mas nunca acha uma mesa que lhe agrade ou que seja do jeito que você idealizou. Enquanto isso, você cobre a mesa com uma toalha para que o tampo e os pés fiquem bem escondidos e dessa maneira procura embelezar ou esconder da sociedade a sua real situação familiar. Aí um dia sua família se reorganiza, você e seu cônjuge se acertam ou você casa com outra pessoa e, nessa época, como num passe de mágica, você acha a mesa idealizada. Mas como isto é possível?

Resposta: o microcosmos é análogo ao macrocosmos. Se você mexe e melhora o microcosmo automaticamente o macrocosmo também estará sendo melhorado. E o contrário também é verdadeiro: macrocosmos melhorado, microcosmos também melhorado.

Então, boas mudanças e melhoras!