Artigos

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES
Décima Segunda Tarefa: "A Captura do Gado Vermelho de Gerião" (Peixes)

Marilda Bourbon

Hércules é mandado a Eritréia para capturar o gado vermelho de Gerião, monstro de 3 corpos e 3 cabeças. Esse gado era guardado pelo pastor Euritião e seu cão de 2 cabeças Orto, irmão de Cérbero e da Hidra de Lerna. O gado deveria ser entregue a Eristeu em Micenas.

O gado vermelho pastoreava perto do local onde o rebanho de Plutão ficava. A grande dificuldade seria atravessar o oceano. Para isso Hércules pediu emprestada a Taça do Sol. Essa taça era gigantesca e pertencia a Helius, o Sol, e ele a utilizava todos os dias para regressar ao seu palácio no Oriente após mergulhar nas entranhas do oceano.

A cessão da taça não foi espontânea. Hércules já caminhava, a longo do tempo, pelo extenso deserto da Líbia, e os raios do Sol eram tão quentes e o calor intenso, que Hércules ameaçou varar o astro com suas flechas. Helius, aterrorizado emprestou-lhe sua taça. Chegando a ilha de Eritréia, defrontou-se de saída com o cão Orto, que foi morto a golpes de clava. Hércules poupa Emitião e conduz o gado vermelho. Ainda não estava muito longe daquelas pastagens, quando ele percebeu a aproximação do monstruoso Gerião.

Logo Hércules e Gerião estavam face-a-face. O monstro avançou sobre ele. Gerião brandia uma lança que quase atingiu Hércules. Saltando agilmente, ele evitou o ataque. Esticando bem o seu arco, Hércules lançou uma flecha que atingiu o monstro em seu flanco e todos os 3 corpos de Gerião foram perfurados. Com um guincho desesperado, o monstro caiu morto.

Para Micenas então, Hércules conduziu o belo gado vermelho. Difícil foi a tarefa. Volta e meia alguns bois se desgarravam, e Hércules corria para recupera-los.

O rebanho foi embarcado na Taça do Sol e Hércules teve um regresso bastante tumultuado, pois diversas vezes foi atacado por bandidos que lhe cobiçavam o rebanho. Tendo partido pelo Sul e pelas costas da Líbia, Hércules regressou pelo Norte, seguindo as costas da Espanha, e depois as da Gália, passando pela Itália e Sicília. Finalmente se encaminhou para a Grécia, mas ao tocar a margem helênica do Mar Jônio, o rebanho foi atacado por ordem de Hera.

Hércules só conseguiu reunir uma parte do rebanho, o resto se perdeu. O que sobrou do rebanho foi entregue a Eristeu.

SIGNIFICADO DO TRABALHO
Hércules recebe ordens para trazer o rebanho da ilha, através das terras e dos mares para a sagrada cidade. Peixes é o signo da obediência.

O monstro de 3 corpos e 3 cabeças simboliza a humanidade com os corpos físico, emocional e mental unidos. O simbolismo do gado vermelho é claramente dos desejos inferiores, pois o desejo sempre foi uma destacada característica da humanidade. Eles são guardados por um pastor, que é a mente, o cão de duas cabeças, representa os aspectos matéria e psiquismo.

Hércules poupa o pastor, pois a mente ainda pode conduzir o "gado", mas mata o cão de 2 cabeças, a natureza psíquica-emocional e o aspecto matéria, o que significa que foram privados de qualquer poder.

Lembramos que o pastor e o gado foram levados em uma taça dourada (Santo Graal)