Artigos

LIBERDADE E ASTROLOGIA

Maurício Bernis

O principio fundamental de Urano está na obtenção da liberdade, da independência e da prática da fraternidade. Contudo, esta concepção tem um significado muito mais amplo e profundo do que apenas os conceitos usuais contidos nestas palavras.

O símbolo de Urano é constituído por duas Luas nas extremidades da Cruz que, por sua vez, equilibra-se no Sol. Isto significa a tentativa do Corpo (a cruz) equilibrar-se no Espírito (o sol) através da integração das Almas (as luas) individual e coletiva ou universal. Quando é obtido, este equilíbrio manifesta-se como senso fraternal, que, por sua vez, embute o respeito à liberdade e o direito à independência. Conforme citado por Alan Leo, alcançar este equilíbrio é obra de alguns iluminados que conseguem "vibrar" no contexto da humanidade, numa condição de percepção muito ampla, acima do padrão habitual ou da média dos seres humanos.

Sabem os esoteristas que o processo evolutivo do ser humano nunca regride ou cessa. Neste sentido, Urano irá constantemente fornecer impulsos aos indivíduos na busca da libertação. Cabe, portanto, entender o que significa esta libertação, pois senão parece estranho qualificar Urano como planeta maléfico. Contudo, observando-se na prática as manifestações de Urano na vida das pessoas, no atual estágio de evolução e compreensão em que a sociedade se encontra, fica fácil aceitar sua condição de maléfico (no sentido atribuído pela astrologia tradicional).

É certo que a energia de libertação manifesta por Urano é tremendamente forte, de tal forma que os indivíduos, em geral, são incapazes de resistir e, dependendo da configuração geral do mapa astrológico e do estágio de evolução espiritual, seus efeitos serão vivenciados em sentido positivo ou negativo. Cabe esclarecer que a mensuração de positividade e negatividade segue parâmetros da vida cotidiana, ou seja, felicidade e alegria são positivos e sofrimentos e dor são negativos.

Então a libertação proposta por Urano vai no sentido de libertar o indivíduo do quê?

Em termos astrológicos a resposta é simples: libertar o indivíduo das limitações impostas por Saturno. E é nesta simplicidade que se encontra toda a complexidade da influência de Urano. Para que ele tenha efeitos positivos na vida da pessoa ela precisará já ter superado o negativismo de Saturno. Mais precisamente, só aqueles que vibram Saturno como estrutura, ordem e sabem seus limites como indivíduos, receberão os impulsos de libertação de Urano num sentido positivo, que é, na verdade, a obtenção do estado de espírito da liberdade - uma condição muito superior do que a simples idéia do direito de ir e vir, ou mesmo do direito de "fazer o que eu quero".

Se o indivíduo tem Saturno como agente restritivo e limitador, irá manifestar a energia de Urano como fuga em nome da liberdade. A partir de então, Urano será nefasto, levando o indivíduo a rupturas e perdas de toda espécie, na tentativa de mostrar-lhe a necessidade de desapego. Provocará acidentes para mostrar que o corpo é temporal e apenas um veículo para manifestação da Alma Universal em sua forma individual. Romperá relações afetivas para mostrar que amor não é posse. Promoverá repentinas perdas materiais para que seja vivenciado o fato de que "Ser" é muito mais que "Ter". E, por fim, gerará um sentimento constante de abandono, levando o indivíduo a uma ansiedade e medo profundos, tendo como conseqüência a exaltação de seu ego, tornando-o egoísta, rebelde, inconstante e diferente. Tudo isto o indivíduo manifestará, se justificando como sendo um agente transformador e libertador, quando, na verdade, não passa de um recalcado.

Na verdade, a liberdade de Urano não é na dimensão do ego, mas, sim, numa visão fraternal, onde não existe apego, que é o maior grilhão que um ser pode vivenciar. É pior que a prisão física, uma vez que o apego acompanha o indivíduo onde ele for. Portanto, o apego material, emocional e das idéias, expressos comumente pelas paixões e pelas "certezas dos donos da verdade" é o que Urano "deseja" que seja abandonado, sendo esta a verdadeira libertação. Urano é conhecido como sendo a "oitava superior de Mercúrio", exatamente propondo a idéia de que é preciso ampliar a percepção mental, é preciso ser livre pensador.

Isto posto, Urano e sua libertação representam a porta de entrada para as vibrações mais sublimes do Universo, sendo a chave para se encontrar as influências positivas de Netuno, ou seja, a espiritualidade e de Plutão, a ressurreição! Quem conseguir manifestar a energia de Urano positivamente será feliz, pois terá uma relação com a vida e as pessoas desapegada e livre de paixões, sabendo respeitar os outros e a si mesmo, pois com certeza entendeu também a mensagem de Saturno. Será alguém estruturado e, ao mesmo tempo fraternal, percebendo o ser humano como entidade cósmica semelhante a si mesmo, mas com manifestação diferenciada segundo sua individualidade.

Há ainda que se considerar a ligação de Urano com o futuro, até porque é o rompimento com o passado (Saturno). Num sentido positivo significa a libertação das condições impostas pelos "arquétipos de autoridade" e a sintonia com a avanço da humanidade em direção à democracia e igualdade de direitos e oportunidades.

Enfim, dadas as condições em que vive a humanidade em termos da verdadeira liberdade, da igualdade de direitos e da fraternidade universal, será muito comum se encontrar pessoas vibrando Urano negativo, uma vez que ainda é a trilogia "dinheiro, poder e prazer" que governam as cabeças e os corações humanos. Enquanto prevalecer o "ego" sobre o "eu verdadeiro" Urano terá muito trabalho a realizar.