Artigos

A ORIGEM DA APOMETRIA

Jurema Zarur Bueno

Em 1965, o Hospital Espírita de Porto Alegre convidou um bioquímico porto-riquenho radicado no Rio de Janeiro, o Sr. Luiz Rodrigues, para demonstrar uma técnica terapêutica denominada Hipnoterapia. Com o uso da contagem ou impulsos mentais magnéticos ele induzia seus pacientes ao desdobramento de seus corpos sutis e os conduzia às instituições espirituais para tratamento; após, retornavam ao corpo físico.

O Dr. José Lacerda de Azevedo, eminente médico e espírita convicto desde sua juventude, percebeu as inúmeras possibilidades terapêuticas, espirituais e somáticas, que poderiam advir da técnica. Imediatamente, testou a metodologia com sua esposa, Dona Yolanda Lacerda, que é médium. Ela foi levada a um grande complexo hospitalar na dimensão espiritual denominado Hospital Amor e Caridade, de onde partiriam o auxílio e a proteção aos trabalhos assistenciais por ele dirigidos. Entusiasmado com o que viu, Dr. Lacerda desenvolveu uma nova corrente de estudo e pesquisa para o tratamento de distúrbios espirituais.

Por entender que o nome Hipnoterapia era impróprio por dar a idéia de Hipnose, ele cria a palavra Apometria , derivando-a do grego "apó" (afastamento, separação, além de) e "metron" (medida, medição). Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes. Após dez anos de pesquisa e muito estudo, Dr. Lacerda desenvolveu uma teoria básica da Apometria e apresentou uma tese sobre ela no X Congresso Espírita Pan-americano, realizado em Mar del Plata, na Argentina, com o título "A ciência da Espiritualidade aplicada à Medicina".

Em 1988, Dr. Lacerda publicou seus estudos e pesquisas no livro "Espírito / Matéria - Novos Horizontes para a medicina". Em 1993, editou sua última obra: "Energia e Espírito", em que apresenta um estudo sobre as correlações matemático-espirituais e relata grande número de experiências com espíritos desencarnados, visando tratá-los, orientá-los e anular a ação patológica que muitas vezes exercem sobre as pessoas encarnadas.

Após deixar o Hospital Espírita de Porto Alegre, Dr. Lacerda, auxiliado por um grupo de servidores, fundou a "Casa do Jardim", instituição que se tornou célula-máter da Apometria. Foi lá que ele realizou a maior parte de seus estudos e pesquisas espirituais e onde milhares de pacientes encontraram alívio para seus padecimentos de origem espiritual.

Para finalizar, transcrevo a regra de ouro da Apometria:

"como fundamento de todo trabalho - como, de resto, de todo trabalho espiritual - deve estar o AMOR. ele é o alicerce - sempre... O controle dessas energias sutis é fascinante, reconhecemos. Mas se tudo não estiver impregnado de caridade, de nada valerá. Ao lado da caridade como conseqüência natural dela, deverá se fazer presente a humildade, a disposição de servir em anonimato." (Espírito / Matéria, p. 96)