Artigos

AURA-SOMA: A CURA COLORIDA

Danielle Alvim

Método utiliza pomânderes, tinturas e quintessências

São quatro os produtos terapêuticos com os quais trabalhamos na Aura-Soma: os óleos balanceados, as tinturas, os pomânderes e as quintessências.

Os óleos balanceados, denominados de "Equilibrium", são a essência do sistema e seu principal produto terapêutico. Estão contidos nos 103 frascos de cristal a partir dos quais escolhemos, através de sua variada combinação de cores, aquele que nos auxiliará no processo de cura. Sua composição é natural e variada. Cores, ervas, cristais, minerais e aromas combinam-se delicada e harmoniosamente a fim de nos conduzir a um estado de autoconsciência e equilíbrio. Atuam principalmente nos chacras e seus efeitos ocorrem no nível energético.

Ao lado dos óleos balanceados estão as tinturas, denominadas de "Luz Líquida". Apesar de incolores, são compostas de ervas medicinais, cristais e minerais, que possuem propriedades tanto energéticas como cromáticas, o que já foi comprovado através de fotografia Kirlian. Existem, ao todo, 15 tinturas: branco, rosa, vermelho, laranja, ouro, amarelo, verde oliva, verde esmeralda, turquesa, azul safira, azul royal, violeta, magenta, coral e arco-íris.

Enquanto que os óleos são passados diretamente no corpo físico, nas áreas correspondentes aos chacras, as tinturas são tomadas por via oral, assim como os florais de Bach. Mike Booth, presidente da Aura-Soma, ensina que as tinturas estabelecem um contato entre a sutil energia emocional e mental dos campos astrais superiores e inferiores, e o campo eletromagnético imediatamente ao redor do corpo físico. Assim atuarão tanto no nível físico como no etérico, realimentando nossos corpos sutis com a energia cromática de que carecemos, o que complementa o trabalho do óleo balanceado.

Já os pomânderes são uma combinação de 49 extratos de ervas e de óleos essenciais. São compostos de sete ervas relacionadas, através de sua cor, com cada um dos sete chacras, perfazendo um total de 49. De acordo com a cor do pomânder haverá uma predominância das ervas relacionadas com seu chacra específico. Porém, as 49 estarão sempre presentes. Os pomânderes irão atuar no campo eletromagnético, que dista mais ou menos 15 centímetros do corpo físico, tanto por meio das cores como dos aromas. Através deles a energia cromática correspondente ao pomânder é introduzida no campo eletromagnético, auxiliando-nos a experimentar a mensagem positiva daquela cor específica. Uma outra função é a de atuar como protetor de nossos corpos sutis, permitindo que energias positivas possam entrar em nosso campo de energia e filtrando as energias negativas. São 15 ao todo: vermelho, vermelho escuro, laranja, ouro, amarelo, verde oliva, verde esmeralda, turquesa, azul safira, azul royal, violeta, magenta, rosa, coral e cristalino.

Os pomânderes são recomendados para auxiliar no trabalho de cura juntamente com o óleo e a tintura, principalmente no que se refere à proteção, tendo em vista que durante o processo terapêutico energias estarão sendo movimentadas, o que poderá acarretar uma vulnerabilidade temporária. O uso do pomânder irá fortificar e proteger os campos sutis, evitando que fiquemos vulneráveis e à mercê das energias externas, assim como irá suavizar o processo de cura, deixando-nos mais harmonizados e conscientes do mesmo.

Finalmente falaremos das quintessências dos Mestres Ascensionados. A palavra quintessência indica o núcleo de algo, isto é, o seu "âmago". Portanto, as quintessências estão relacionadas com as energias fundamentais dos Mestres Ascensionados e, conseqüentemente, com os 7 Raios, e guardam correspondência com ervas medicinais, plantas, minerais, cristais e os óleos essenciais que as compõem. Atuam nos corpos astrais inferiores e superiores de forma a atrair as energias positivas dos raios das cores relativas ao nosso campo áurico. Isto porque através da leitura dos frascos também se saberá a provável cor da aura verdadeira e, conseqüentemente, do principal raio de atuação do cliente. Quando usamos a quintessência estamos fazendo uma solicitação para que a energia da Fonte Divina nos seja enviada, o que demonstra uma abertura às energias de um Raio Mestre específico, uma vez que cada um deles possui determinadas qualidades.

Utiliza-se as quintessências principalmente antes de se iniciar uma meditação, pois elas proporcionam uma maior concentração, além de ampliarem a percepção dos corpos sutis, propiciando uma maior assimilação da experiência. Uma outra utilidade das quintessências é a de operar através dos sonhos ou de experiências fora do corpo físico. A razão disto é que quando dormimos nos desligamos de nossos corpos físicos e viajamos, na maioria das vezes, em nossos corpos astrais-emocionais, campo de atuação das quintessências. Particularmente, já tive duas gratificantes vivências com as quintessências através de sonhos, e uma delas curou-me emocionalmente.

As quintessências são também 15 ao todo: El Morya, Kuthumi, Lady Nada, Hilarion, Serapis Bay, Cristo, Saint Germain, Pallas Athenas e Aeolus, Orion e Angélica, Lady Portia, Lao Tsu e Kwan Yin, Sanat Kumara e Lady Vênus Kumara, Maha Chohan, Djwal Khul e Santo Graal com Solar Logus.

Os pomânderes e as quintessências, por suas inúmeras utilidades e propriedades, podem ser utilizados independentemente de se estar fazendo um tratamento terapêutico com aura-soma. Podem ser escolhidos através de seus aromas e de suas cores. Atualmente profissionais de outras áreas da terapia holística e médica utilizam-se dos pomânderes e quintessências em seus cursos e tratamentos.