Artigos

A Captura do Leão de Neméia

(5o Trabalho) Signo de Leão

Marilda Bourbon

Depois do trabalho realizado em Câncer, Eristeu impõe a Hércules o terrível trabalho de matar o leão de Neméia, que devastava aquele país. Perante o leão o povo se sentia totalmente impotente. Esse leão tinha uma condição espetacular: nenhuma arma penetrava na sua pele.

Hércules, ao chegar a Neméia, percebe que o povo desta pobre terra vivia totalmente aprisionado em suas casas: não ousavam sair para suas tarefas, não cultivavam a terra, não semeavam. O terrível rugido do leão era ouvido durante a noite e todos tremiam de medo.

Durante longos dias e noites ele procura o leão. Repentinamente, ele avista o leão. Então, pega seu arco e flechas, mira no leão e dispara direto no alvo. Para sua surpresa, as flechas caem no chão, sem perfurar a pele do leão. Ele lança flecha após flecha sem conseguir ferir o animal.

O leão olha triunfante para Hércules, dá meia volta e corre, desaparecendo. Hércules procura por todo caminho e não o encontra. Repentinamente, acha uma caverna de onde ouve um rugido. Hércules penetra na escura caverna e saiu do outro lado, sem encontrar o leão. Subitamente, ouve o leão às suas costas, e não à sua frente.

Pensou - esta caverna tem duas entradas e enquanto eu entro por uma, o leão sai pela outra e entra pela qual acabei de passar. Que farei?... Nenhuma arma o atinge. Como matar este leão para salvar este povo?...

Enquanto pensava, olhava ao redor procurando uma solução e ouvia o rugido do leão. Vê, então, umas pilhas de madeira e gravetos. Pega-as e fecha as entradas da caverna, encerrando-se a si próprio e ao leão ali dentro.

Então, com as mãos nuas, agarrou o leão e o estrangulou. Assim, sem armas e com suas próprias mãos, ele mata o Leão de Neméia. Retira, então, a pele do leão, mostrando-a ao povo.

Significado do Trabalho

Nesta passagem, Hércules, o aspirante à alma, simboliza o leão, o príncipe, o rei, o regente, e por isso ele simbolicamente reveste-se da pele do leão. O leão de Neméia representa a personalidade dominante. Todo aquele que aspira a sua individuação tem que matar o leão da sua personalidade. Tendo emergido da massa e desenvolvido a individualidade, ele tem de matar aquilo que foi seu grande escudo até aquele momento: o egoísmo e o instinto de autopreservação têm que dar lugar ao altruísmo.

O leão representa essa poderosa faceta da personalidade, correndo de forma selvagem e ameaçando a todos. Chamamos também a atenção de que o leão é morto numa caverna. No simbolismo universal, os acontecimentos mais importantes acontecem numa caverna ou numa montanha. Jesus nasceu numa caverna; a personalidade é dominada na caverna.

Duas passagens da Bíblia, resumem a lição deste trabalho: "Seu adversário, o diabo, como um leão rugindo, se movimenta, procurando a quem possa devorar" - Epístola de São Pedro; "Eis que o leão da tribo de Judah, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos". - Revelações 5:5