Artigos

O AQUÁRIO TRANSBORDANTE

Benedito José Paccanaro

Como um dos sinalizadores da "Era de Aquário" vemos a ansiedade e até o sofrimento das pessoas por não conseguirem assimilar tudo que está disponível em matéria de conhecimento e informação. Expandem-se os canais televisivos com programações em diversas línguas; novos e diferentes títulos editoriais são lançados mensalmente; a Internet está alcançando a marca de três bilhões de páginas, quase que uma para cada três habitantes do planeta. A revista "Veja" diz que "uma edição de um jornal como o New York Times contém mais informação do que uma pessoa comum poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII".

A função aquariana é acima de tudo irradiar, propagar e aplacar a sede conhecimento humano. Aquário jorra sobre a humanidade o líquido do saber, a ânfora do conhecimento, aspergidos sobre as mentes humanas numa miríade incrível e abrangente de todo tipo de informação. Novos modelos são colocados em prática nas escolas, empresas e famílias e a sociedade procura se adaptar para acompanhar esta velocidade jamais vista na história da humanidade. Vivemos um marco, um estágio, um novo paradigma, onde a tônica é a busca cada vez maior do conhecimento e as suas benesses.

Aquário clama por mudanças, custe o custar, e você é obrigado a acompanhar, quer queira ou não. Você precisa do seu cartão bancário e senha, saber manusear os terminais eletrônicos, saber o preço pelos códigos de barras nos terminais, etc... Você precisa saber...

Aquário impõe mudanças em nosso estilo de vida e a partir daí nada será como antes. É o preço do progresso e das conquistas aquarianas, nas quais estamos envolvidos. Aquário representa rapidez, agilidade mental, e pede que usemos nosso intelecto e dirijamos nossos destinos cotidianos através de teclas. Vivemos um momento em que tudo dá a sensação de estar girando a elevadas rotações. Aquário ativa os neurônios, o cérebro funciona a mil: haja espaço para guardar as informações que se nos apresentam!

O lado negativo disso tudo são as desordens neuróticas. A síndrome do excesso de informação ocasiona distúrbios do sono, como a dificuldade para adormecer. Chegamos a negar a necessidade de dormir para não perdermos tempo; precisamos de tempo para nos informar, conhecer, informar e sermos informados, gerando a terrível dificuldade para pegar no sono; ou, quando acordamos, nos encontramos sobressaltados e ansiosos. A pesquisa médica aponta que pessoas com o quadro agudo dessa síndrome são invadidas por um sentimento de que estão se tornando inúteis, ultrapassadas. Mesmo um simples desconforto nesse sentido já é algo ruim do qual somos tomados por esta angústia ante a totalidade do conhecimento e nossa limitação de absorção.

De acordo com pesquisa realizada pela Reuters Business Information em cinco países, metade dos executivos ouvidos disseram não se sentir capazes de lidar com a quantidade de informação recebida. Também uma pesquisa realizada no Japão enfatiza que os profissionais que trabalham com produtos que envolvem alta tecnologia são os mais afetados pelo torrencial de informação, daí gerando insegurança de seus futuros profissionais que é muito mais acentuada que as verificadas em ramos tradicionais do mercado econômico.

A obsolescência tecnológica é mais rápida e se torna o "calcanhar de Aquiles" na competição empresarial. O consumo excessivo de informação pode deixar-nos obesos ao invés de simplesmente mantermo-nos nutridos saudavelmente. É necessário que dominemos nosso impulso e nos conscientizarmos de que não dominaremos tudo, que nunca estaremos plenamente atualizados com todas as novidades que pipocam. Em nome de nossa sanidade psicológica urge que abdiquemos do sentimento de que não estamos dando conta da montanha de revistas, jornais e e-mails que nos chegam.

Não se sinta frustrado, incapaz e imprestável se não souber das ocorrências no mundo cotidiano e muito menos se não souber lidar com novos programas de computador que chegam a cada dia. A receita é evitar angustiar-se diante dessa imensidade de informação que flui por sobre nossas vidas.