Artigos

A CURA PELOS FLORAIS DE BACH

Lucia Braga

Repensar os nossos relacionamentos é refletir sobre nós mesmos, uma vez que é nesse processo do "me-vi-te-vendo" que projetamos nos outros as nossas próprias dificuldades, aspirações e idealizações.

Nossos relacionamentos estabelecem naturalmente uma linguagem própria, simbólica e codificada, como num pacto silencioso, que varia de relação para relação, mas mantendo um padrão original, cuja tendência possui a nossa marca pessoal. Todos nós "escolhemos" as pessoas mais capazes, as circunstâncias mais proveitosas e o ambiente mais propício que virão nos ajudar a descobrir e superar as dificuldades que agregamos devido às nossas limitações.

Muitas vezes, por não entendermos o papel e a função do outro em nossa vida e a qualidade inerente a essa experiência em particular, nossa consciência superior encarrega-se de estabelecer uma nova linguagem, mais direta e efetiva, que pode ser traduzida pelo despertar da consciência individual que então se abre, ou então manifestada através de doenças físicas ou emocionais que "elegemos" de acordo com a nossa marca pessoal, cujo propósito é nos abrir para nossas necessidades de transformação e aprendizado.

Neste sentido, a Natureza nos brindou com certas flores que carreiam certas qualidades específicas, trazendo o potencial para a cura e para a transformação dos nossos sofrimentos em virtudes, passando suas "assinaturas" para suas respectivas essências, que restabelecem o equilíbrio das nossas atitudes vitais.

As essências florais atuam especificamente na condição mental e/ou emocional de cada pessoa, estimulando o seu potencial auto-curativo na luta contra a doença, ou restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos ou circunstanciais apareçam.

Através das essências florais, podemos vir a experimentar um processo consciente e criativo de autoconhecimento - o célebre ditado "Conhece-te a Ti mesmo" - e, desta forma, desenvolvermos harmoniosamente a nossa personalidade, o nosso aprendizado e a nossa participação na vida, alcançando a verdadeira alquimia expressa no "Cura-te a Ti mesmo".

Lucia Braga é psicóloga e terapeuta floral