Artigos

CARNAVAL: UMA FESTA DE MAGOS E DEUSES ANTIGOS

Maria Helena Farelli

Nos vilarejos dos camponeses da Idade Média, chamados de komai, nasceu a comédia e o carnaval. Era uma celebração jocosa, misto de festa e teatro. Esta comédia narrava sobre gente simples, ridícula, não malvados. A Igreja permitia a festança do carnaval, da feira, para alegrar o camponês e fazê-lo esquecer sua vida diária difícil. Elegia-se o rei dos tolos, jogava-se farinha uns nos outros, jarros com água, e fazia-se a liturgia do asno com o porco. Este carnaval medieval é que veio para o Brasil, trazido de Portugal e então chamava-se entrudo.

O entrudo, eternizado nas aquarelas de Debater, era uma festa suja onde atiravam-se limões de cheiro uns nos outros, e muitas vezes estes limões não tinham um cheiro muito agradável. Só depois com a influência negra começam a surgir os cucumbis, as rodas de baianas, que antes acompanhavam a procissão de Nossa Senhora e que foram proibidas de fazer este rito; então ele foi transferido para o carnaval.

O carnaval, se formos mais longe, vamos encontrá-lo nas festas de Baco, na Grécia, onde haviam carros que levavam carnavalescos. Daí veio a palavra carronavalis (carnaval) e depois houve as festas de Dionísio em Roma, com farras monumentais.

O carnaval brasileiro, sem dúvida, é o mais famoso, tendo apenas como pequenos rivais o de Veneza e suas máscaras lindas e o de Nova Orleans, de influência negra (Vodu).

Mas, para os adeptos da magia, este período é chamado nos candomblés de Lorogum, na Umbanda de Cara Suja, na magia de Período dos Demos. Isto porque se acredita que os seres inferiores estão soltos, pregando peças aos seres humanos. No Reinado de Momo, os adeptos da magia procuram repousar (magos brancos, esotéricos) ou fazer grandes trabalhos de Alta Magia (os magos negros).

O carnaval é assim um tempo de perigos, apesar de ser também de grande alegria e felicidade. Se você é médium, faça uma limpeza astral ou uma meditação antes deste período, para que tudo corra bem.

Esta festa milenar, uma das mais antigas da raça humana, tem seus personagens míticos eternos como o pierrô, o arlequim e a colombina (da comédia Del Arte, italiana), a Morte e o Diabo (da Idade Média), o Rei Momo (Grego), as Caveiras (medievais) e os Animais e Mascarados (de Veneza, na Itália). Tem raízes religiosas também, pois foi feita no adro das igrejas durante os séculos X a XV.

Com tudo isto é uma das festas mais populares e queridas de todo o mundo e um tempo de alta magia.