Artigos

PORQUE VOCÊ PODE (E DEVE) APRENDER ASTROLOGIA

Paula Salotti

1º) A ASTROLOGIA NOS FAZ PENSAR

Para início de conversa, a astrologia faz pensar! É isso mesmo. Todo o contato com o simbolismo astrológico nos leva a questionamentos que conduzem a uma fabulosa viagem ao nosso interior. Quando contactamos os vários personagens que habitam nosso ser, podemos mais facilmente chegar à nossa essência, compreendendo as motivações mais profundas através de um verdadeiro diálogo com a alma.

2º) O CONHECIMENTO ASTROLÓGICO LIBERTA
A fotografia do céu, que é o nosso mapa, é um registro da nossa alma. Mas não é um registro estático, sem movimento. Na verdade, trata-se de um projeto - e poderemos ou não desenvolvê-lo. Portanto, jamais a astrologia pode ser considerada fatalista. Pense da seguinte forma: o seu mapa é o seu destino, mas o que você faz com ele é o seu livre-arbítrio. Sob esse enfoque, percebemos a importância de nos conhecermos! Quanto mais consciência tivermos dos nossos potenciais, talentos, dificuldades e bloqueios, maiores serão as chances de libertarmos a nossa essência, em outras palavras, de ser o que realmente somos!

3º) EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
Um símbolo possui infinitas manifestações. Ao entrarmos em contato com nosso potencial, conseguimos ir além e descobrimos diversas formas de trabalhar características muitas vezes consideradas negativas. Por exemplo, manifestações ligadas ao planeta Marte, quando inconscientes, sugerem um temperamento apressado e impaciente, podendo gerar pequenos acidentes ou dores de cabeça. Quando canalizamos essa energia de Marte conscientemente, vamos agir, fazer esportes, competir, começar algo importante, arrumar a casa, etc. Com um pequeno movimento de conscientização, buscamos meios criativos de lidar com pontos aparentemente difíceis. Quanto mais compreendemos um símbolo, maiores são as chances de lidarmos com ele, manifestando todo o seu potencial, o que, conseqüentemente, vai trazendo uma crescente expansão da consciência, ampliando nossa caixinha de ferramentas. Como diz aquela frase: aquele que só possui um martelo em sua caixa de ferramentas, tratará a todos como pregos! Quanto mais conhecermos o nosso mapa, mais ferramentas ainda não utilizadas descobriremos em nossa bagagem.

4º) TOLERÂNCIA E RESPEITO
E quando conhecemos nosso mundo, reconhecemos que cada ser possui um universo diferente e portanto desejos, motivações e reações diferentes (sei que parece óbvio, mas nossas constantes tentativas de adaptar os outros aos nossos pontos de vista mostram que nos esquecemos com freqüência desse item). A astrologia nos traz constantemente a compreensão das atitudes dos outros, nos ajudando a eliminar os mecanismos de projeção, que nos colocam em passivos papéis de vítimas.

5º) SINALIZAÇÃO
Mapa rodoviário, manual de instruções, bula, são algumas das definições do uso do mapa. Quando usado como um guia de vida ou para a observação do futuro, o mapa astrológico funciona como um sistema de previsão do tempo, já que podemos identificar claramente a qualidade do nosso momento. A previsão em si é secundária ou uma conseqüência do conhecimento dessa qualidade. Quando sabemos que um momento possui uma qualidade ligada a mudanças, imprevistos e situações novas, podemos resistir ou abrir nossa vida ao novo, tomando essa iniciativa antes que a natureza tenha que nos despejar para que entendamos a mensagem. Assim deixamos de ser meros espectadores e passamos a autores, roteiristas e cenógrafos da nossa história.

Existem outros milhares de motivos que nos sugerem a importância de aprender Astrologia. Mas o mais importante talvez seja que ao entrarmos em contato com essa fascinante linguagem, sentimos uma grande transformação pessoal. E, como linguagem da alma, o conhecimento astrológico é acessível a todos.