Artigos

OS CENTAUROS E SEU SIMBOLISMO

Vânia Bueno Norberto

Há algum tempo venho acompanhando a descoberta de novos corpos celestes orbitando o nosso Sistema Solar. O primeiro deles ser descoberto e chamado de centauro pelos astrônomos foi Quíron. Atualmente existem cerca de 21 deles, alguns já nomeados, mas a maioria ainda conhecida pela nomenclatura própria dada a novos corpos celestes ao serem descobertos ou encontrados.

Quiron foi descoberto em 1 novembro de 1977 e chegou-se à conclusão de que era um cometa. Um cometa diferente dos que estamos acostumados a ver de vez em quando, mas assim mesmo um cometa. E é isso o que estes novos "pequenos planetas gelados" são; o que não se sabe ainda é se são cometas que pela proximidade do Sol perderam suas características ou se são cometas que realmente nunca chegaram a ter uma capa e uma cauda de gelo.

Mas vamos por partes. Porque os centauros são classificados como cometas e quais a características que fazem com que sejam considerados como tal? Ou melhor, o que eles têm em comum?... Primeiro a sua composição química, segundo o seu tamanho, eles são extremamente pequenos, terceiro a sua órbita bastante elíptica e quarto o fato de cruzarem as órbitas de outros planetas quando se aproximam e saem de seu perigeu, ou seja, quando se aproximam do Sol.

Mas o que são os centauros? Mitologicamente são seres mistos de homem e animal; astronomicamente um pequeno corpo cuja órbita heliocêntrica se encontra entre Júpiter e Netuno e que, tipicamente, cruza as órbitas de um dos outros planetas exteriores gigantes (Saturno, Urano, Netuno). As órbitas dos centauros são dinamicamente instáveis devido às interações com estes planetas gigantescos; portanto, eles devem ser objetos de transição entre um enorme reservatório de pequenos corpos celestes e os potencialmente ativos objetos do Sistema Solar.

Astrologicamente, o que se pode dizer deles? Na verdade, ainda é muito cedo para se ter certeza do que são e qual a sua influência astrológica. Existem astrólogos que vêm estudando sistematicamente esse novos "planetas" e chegando a algumas conclusões a seu respeito.

O fato de estarem sendo descobertos agora, no final do século e de um milênio e também final da era de Aquário, já nos faz pensar neles como pequenos mensageiros do espaço exterior, de um espaço muito mais distante do que estávamos acostumados, dos confins do Sistema Solar.

Que "mensagem" estarão trazendo? Tem-se usado o estudo dos graus em que foram descobertos como uma chave para descobrir o seu significado (para isso são usados os Graus Sabianos para estes graus de descobrimento). Estuda-se também o momento em que foram descobertos, o que estava acontecendo a nível mundial nessa época. E, por fim, estuda-se as suas posições em mapas de pessoas famosas. Enfim, tenta-se chegar a alguns pontos comuns para se ter uma idéia do que eles podem simbolizar.

Alguns Centauros, já mais estudados, têm nomes. São eles: Quiron, Pholus ou Folo, Nessus ou Nesu, Chariclo, Hilonome, Asbolus, Pilenor.

Pholus é considerado como sendo a oitava mais elevada de Netuno e Nessus a de Plutão. Folo ou Pholus era amigo de Hércules para quem um dia resolveu dar uma festa, mas nela não havia bebida, apenas um jarro de vinho que pertencia a todos os centauros e do qual Pholus era o guardião. Diante da insistência de Hércules resolveu abrir a jarra e o cheiro do vinho embriagou os centauros que vieram imediatamente criar confusão e com isso Hércules acabou matando vários deles com suas setas envenenadas. Pholus, muito curioso, resolveu descobrir o que havia de tão poderoso naquelas flechas tão pequenas para matar tão facilmente e, inadvertidamente, deixa uma delas cair em seu pé e morre.

Algumas palavras-chave: despertar, o inconsciente assume o controle, libertar, sentimentos de euforia, situações novas perigosas e instáveis, palhaço, o "atolado", desastrado, inconseqüente.

Nessus ou Nesu era um barqueiro e um dia ao atravessar um rio levou a mulher de Hércules e tentou estuprá-la. Hércules o mata com uma flecha envenenada e ele então dá para ela o seu manto coberto com seu sangue e sêmen e lhe diz que se algum dia Hércules não mais se interessar por ela, para fazer um manto com aquele tecido que ela novamente se apaixonaria. Ela o faz e é este manto que mata Hércules.

Algumas palavras-chave: pequenez, negação, abuso, horror, obscurantismo, a morte, a fragilidade da vida, manipulação, crueldade, vingança.

Asbolus ou Asbolo era um profeta, um adivinho que previu a batalha dos centauros contra os Lápidas no casamento de Peritoo e tentou, em vão dissuadí-los de lutar. Também se diz que foi ele quem levou os centauros à caverna de Pholus para pegar o vinho e por causa disso foi crucificado por Hércules com as flechas envenenadas.

Algumas palavras-chave: um pregador, um mágico, clarividência, mistério, conspiração, tabu, pecado, confissão.

Chariclo era a esposa de Quiron. Era descrita como uma ninfa ou uma nereida, mas em algumas pinturas aparece como uma centaura.

Algumas palavras-chave: matriarcado, paixões maduras, tristeza, viuvez, cuidado com os doentes, os moribundos, os fracos.

Pilenor foi o centauro ferido por Hércules na luta na caverna de Folo. Ele foi lavar sua ferida no riacho Anigro e deste então suas águas passaram a ter propriedades maléficas e um odor pestilento.

Algumas palavras-chave: sangramento, cirurgia, infecção, tumor, pobreza, humildade.

Hilonome era casada com o centauro Cilaro que foi morto por Peritoo na guerra provocada pelo seu casamento. Hilonome mata Peritoo com a mesma flecha com que seu marido foi morto e depois se suicida.

Algumas palavras-chave: heroísmo, sacrifício, juventude eterna, redenção, messianismo político e religioso.

Em seguida, uma listagem com alguns dos centauros, a designação oficial, o nome, a data e a posição zodiacal do descobrimento.