Artigos

A RESPIRAÇÃO NO REIKI

Johnny de Carli

O ar é energia volátil; o fio condutor que nos une ao Grande Pai e à Grande Mãe. A energia que podemos absorver através do elemento ar é o prana, uma das mais fantásticas forças da natureza, fonte de energia vital, um verdadeiro alimento para nossa vida. Daí a grande ênfase que damos à respiração.

O chakra ligado ao elemento ar é o cardíaco, que alimenta fisicamente o coração e os pulmões responsáveis pela oxigenação do organismo; é o mais importante no processo pelo fato de toda energia de cura, inclusive a do Reiki, ser antes de mais nada uma energia de amor. O chakra do coração está ligado ao timo, que, por sua vez, é responsável pelo sistema imunológico. Encontramos, dessa forma, uma profunda ligação entre o elemento ar e a saúde.

Dentro desse elemento darei mais ênfase a tudo que se refere à respiração. Um organismo oxigenado se reflete em mente pura, saudável, em harmonia. Através da respiração unimos nossos corpos físico e astral. Para que essa união seja plena é preciso que captemos o prana no ar e que essa energia seja devidamente redistribuída pelo sangue dentro de nosso corpo físico, atingindo cada uma das células do organismo. A respiração é uma das funções automáticas do nosso corpo, entretanto, o processo é afetado quando ficamos tristes, preocupados etc. A respiração se torna mais lenta retardando o fluxo de oxigênio e prana no organismo; aquilo que deveria funcionar como uma máquina em nosso organismo sem ser sentida ou percebida acaba ficando cansativo e difícil. Para uma boa respiração, primeiramente devemos buscar a consciência de que é pelo nariz que o ar deve ser inspirado. Pelo nariz filtramos, aquecemos e umidificamos o ar; os nadis de absorção de prana estão conectados às narinas. A expiração pode ser feita pela boca, mentalizando-se na medida do possível a purificação e saída de todos os bloqueios emocionais que estávamos abrigando. Como o nariz está ligado a um dos cinco sentidos que mais usamos, o olfato, podemos utilizar incensos e difusores aromáticos, que são pequenos recipientes de vidro ou cerâmica em cuja parte superior se coloca água e essências naturais e na parte inferior uma pequena vela. Pergunte sempre ao cliente se a essência escolhida o agrada. Os óleos essenciais, que são pingados na água, são compostos orgânicos voláteis extraídos das plantas e que contêm sua energia vital. Os aromas se volatilizam dos óleos como conseqüência do aquecimento e atuam nos nossos corpos físico, emocional e mental, gerando um reencontro com a natureza.

Alguns aromas mais recomendados para trabalhos diversos de cura, como o Reiki e outros, são: canela, acácia, eucalipto, flor de lótus, sândalo e lavanda. De todos o que mais recomendo é a canela que além de anti-séptico, melhora a saúde e proporciona a ativação da energia financeira. Entre uma e outra sessão queime um incenso de limpeza.

Algumas pessoas consideram a fumaça do incenso altamente irritante, provocando-lhes alergias, tosse, espirros, o que pode ser prevenido, evitando sua utilização. Uma maneira, sem fumaça e inodora (para os alérgicos), de ativarmos o elemento ar em um ambiente é através dos mantras. Mantra é uma palavra sânscrita, composta por outras duas, que significam: man=mente e tra=livre. Os mantras são sons criados por antigas civilizações que provocam manifestações energéticas de diferentes tipos, tanto positivas quanto negativas. É pelo controle da respiração que se chega à vibração (ressonância) correta de qualquer mantra, ou seja: à correta utilização do ar que entra e sai do organismo. Para eficácia desse procedimento, temos que vocalizá-los corretamente no que concerne ao timbre, ritmo e entoação.

Existem muitos tipos de mantras, desde os formados por apenas uma sílaba até longas frases conforme usadas na Igreja Católica. Os mais usados são o OM (mantra da Unidade), AUM (para chamar a força da Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, para a grande perfeição, purificação, idealismo) e AMÉM (para ativar nossa interação com a Trindade). Em qualquer dos casos, inspire profundamente pelas narinas; segure o ar e ao expirar, com a boca entreaberta, procure vibrar o som de forma audível bem lentamente, sempre três vezes, a exemplo dos mantras dos símbolos do Reiki.