Artigos

TAI CHI CHUAN
A Arte da Suprema Harmonia

Alexandre Bastos

O Tai Chi Chuan, traduzido como "Arte da Suprema Harmonia", é definido pelos antigos Mestres como um sistema de treinamento taoísta completo cujo principal objetivo é promover a união e a integração do corpo, da mente e do espírito. Eficaz como arte marcial e método para meditação, também é um excelente exercício respiratório, sendo considerado pela Medicina Tradicional Chinesa um importante recurso na prevenção e no combate de diversas doenças. Sua prática regular contribui para a saúde e o bem-estar, proporcionando, entre outros, os seguintes benefícios:

1. Fortalece o sistema imunológico e desenvolve ações preventivas e terapêuticas em diversos problemas de saúde, como, por exemplo, desvios de postura, patologias tendíneo-musculares e articulares, estresse, insônia, distúrbios cardiovasculares, disfunções gástricas e respiratórias, arteriosclerose, algumas patologias neurológicas e outros problemas de ordem fisiológica.

2. Desenvolve a atenção, a concentração e a meditação em seus diferentes níveis, conforme os ensinamentos das escolas taoístas e budistas.

3. Cria condições energéticas adequadas para se atingir a longevidade em plena forma física e saúde mental. O praticante de Tai Chi Chuan protege a raiz da vitalidade porque aumenta a capacidade de captação da energia do meio ambiente, a chamada Energia Vital Adquirida, diminuindo, assim, o consumo abusivo da energia que herdou dos seus pais, a chamada Energia Vital Ancestral ou Cromossômica. Esta última modalidade de energia não pode ser reposta, pois é adquirida apenas em uma única dose no momento da fecundação do óvulo. Ela é a essência da vida e por isso é muito importante que seja preservada e que o seu consumo ocorra de forma lenta e natural.

4. Desenvolve no praticante as habilidades necessárias para que ele consiga se adaptar harmoniosamente aos mais variados tipos de situações adversas, como por exemplo, agressões físicas, mudanças repentinas dos fatores climáticos, ataques psíquicos, descontroles emocionais, sentimentos antagônicos e desequilíbrios orgânicos. O Tai Chi Chuan ensina como usar a suavidade para vencer a dureza e a serenidade para derrotar as adversidades.

Além disso, verificou-se também que a prática freqüente dos exercícios do Tai Chi Chuan desenvolve a rapidez do pensamento, a agilidade física, a precisão, a paciência e a resistência, junto ao fortalecimento de qualidades como a coragem, a sensibilidade e a tenacidade.

Atualmente podemos com certeza afirmar que o Tai Chi Chuan é muito mais do que uma ótima técnica para o combate, ele provou ser também um método eficaz para remediar os desequilíbrios e encontrar uma unidade interior maior, fortalecer a saúde e cultivar uma melhor qualidade de vida.