Artigos

HERMES FOI AO SALÃO DE BELEZA!

João Acuio

Hermes estava precisando mudar o visual. E como Hermes, o deus da comunicação, adora uma fofoca, uma conversa de boteco, um bate-papo, uniu o útil ao agradável: correu ao cabeleireiro. Lugar certo de cabelo cortado e conversa afiada.

Sempre curioso, assim como o signo de Gêmeos, olha todo mundo que entra no salão. Agora que Hermes está estudando astrologia começa a observar as pessoas com mais atenção. Como elas andam, como se expressam, seus gostos, seus cortes de cabelo. Cortar o cabelo é uma das coisas mais íntimas que existe. Sansão que o diga. Tanto é assim que é difícil para a pessoa mudar de cabeleireiro depois que acha o tal, aquele que entende o que você quer, que dá uma dicas, etc. A gente não deixa qualquer um colocar a mão, quanto mais uma tesoura na nossa cabeça.

Hermes ficou lá, só de olho, imaginando como cada signo cortaria o cabelo. Pensou que isso tem muito a ver com o Sol no mapa astral de qualquer pessoa, já que rege a identidade. Mas também tem a ver com o Ascendente, representante, no mapa, de nossa aparência. E, por último, com Vênus, principalmente no caso da mulher, planeta que mostra as características que fariam determinada pessoa se sentir mais bonita. Com tudo isso em mente, Hermes mandou ver na imaginação.

Áries, com certeza, teria que ter um corte de cabelo inovador. Que poucos ousariam fazer. De preferência curto, parecendo um pestinha de um menino e com muitas pontas, parecendo lâminas. Naquele dia, Hermes viu uma Ariana saindo do salão com o cabelo em chamas. Vermelho fogo.

Touro é conservador. É mais provável que continue com o mesmo corte, sem nenhuma tinta. Mas Touro é elegante e sedutor. E perfumado. Sairá com as unhas feitas, com a pele limpa e tratada, e um corte de cabelo belo e discreto. Toda essa bateria porque tem paciência.

Gêmeos é bem capaz de entrar numa conversa interminável e acabar esquecendo de cortar o cabelo. Quando lembra porque foi até lá para isso, escolhe sempre novidade, aquele que está na revista, na última novela. Não só um corte, mais até dois. Do lado direito, um, e do lado esquerdo, outro. A sorte é que Gêmeos paga como se fosse um corte só.

Câncer é tradicional. Difícil mudar de cabeleireiro ou de corte de cabelo. Quase impossível pintar o cabelo para causar sensação ou impacto nas pessoas. Quase sempre sai insegura quanto ao resultado. Sempre achando defeito e, dependendo da lua, ressentida com o cabeleireiro. Poderá fazer um chanel ou algo mais tradicional.

Hermes já estava quase dormindo quando chegou um Leão legítimo. Sol, Vênus e Ascendente em Leão. O carro estacionou na frente, o tapete se estendeu e as luzes acenderam para o desfile. A leonina havia chegado para mexer na sua juba. É claro que Leão desejará sempre mais brilho e luzes. Poderá pedir reflexo, maquiagem, mas tem que ser algo que a enobreça, que realce ainda mais sua juba.

Virgem. Corte discreto, bonito e tecnicamente bem executado. Que ninguém repare que foi ao cabeleireiro. Pintar? Claro que não. Estraga o cabelo. Gosta de cabelo longo, que realce o feminino.

Agora é a vez de Libra. Vai ficar indecisa até à última ponta. É bom perguntar a ela como o seu parceiro gostaria que fosse. Ou deixar na mão do dono da tesoura. De qualquer forma, sabe que não é só o cabelo que a torna sedutora e elegante. Nesse meio tempo, fatalmente terá paquerado uns e outros.

Escorpião, quando manda passar a máquina zero está imerso em rito de passagem. Poderá celebrar suas mudanças pessoais através do corte de cabelo. Nesse momento é sempre radical e o cabeleireiro sempre é uma Dalila. Poderá fazer depilação e as unhas, meu caro.

Sagitário pintará o cabelo. Com muito fogo, evidentemente. Cortará o cabelo conforme a moda. Mas se não gostar do corte, fará que o seu vire moda. O corte tem que ter um quê de exagerado e transgressor. Às vezes, gosta de cabelo longo.

Capricórnio gosta de passar o tempo no cabeleireiro. Sem pressa, fará uma massagem facial, cuidará das unhas, dos olhos, da pele e cortará o cabelo como sempre corta. Sairá de lá mais elegante e sensual do que nunca. E com uma postura de salto alto. Uma elegância que cheira sabedoria.

Aquário não vai a lugar nenhum cortar o cabelo. Ela mesmo corta. Quando vai tem que ser algo bombástico, excêntrico, multicolorido. De preferência que a faça se diferenciar das demais.

O penteado de Peixes é o do desleixado. Aquele do início da manhã, de quando se acaba de acordar. Gosta de cabelo comprido, com tranças...

Iihhhhhhh! Hermes de tanto imaginar, acabou caindo da cadeira. Mas ao prestar atenção, viu que todas aquelas diferenças que matutou estavam ali, ou fazendo as unhas, ou cortando o cabelo ou apenas fazendo do lugar um espaço de encontro. Lembrou também que uma mesma pessoa pode ser Leão com Ascendente em Virgem e Vênus em Libra etc, fazendo com que tenha que lidar com diferentes tendência dentro de si, quase sempre antagônicas. Ah, viu também que tinha virginianas querendo bancar um dia de ser Leão, e Gêmeos querendo ser um pouco taurino. É isso aí. Hermes saiu do salão de cabeça feita.

João Acuio é astrólogo profissional e edita o boletim eletrônico "Signozine" e o informativo "Palavra de Hermes".