Artigos

FLORAIS: OS MENSAGEIROS DA LUZ

Cristine Essinger

O vegetal se prepara um longo período para atingir sua floração... Este é um momento de plenitude, capaz de dar permanência à vida; é o momento da polinização (fecundação). A flor, biologicamente, é uma expansão do vegetal, e nela estão armazenadas as mensagens arquetípicas da planta.

Dr. Bach, durante uma conferência em Southport, em 1934, disse: "A ação desses remédios (os florais) é elevar nossa vibrações. Eles são capazes, como a música bonita ou qualquer coisa gloriosa que nos inspira, de elevar nossa própria natureza e nos trazer para mais perto de nossas almas, e, por este fato, trazer paz e alívio aos nossos sofrimentos. Eles curam, não atacando a doença, mas inundando nossos corpos com a bela vibração de nossa natureza superior, na presença da qual as doenças se dissolvem como a neve sob a Luz do Sol."

Nessas palavras, Dr. Bach descreve a atuação dos florais, ressaltando o poder que eles possuem de fortalecer nossa ligação com o "Eu Superior", com a nossa essência. Na astrologia, o nosso Eu é simbolizado pelo sol: ele é a fonte da Luz, da compreensão oriunda de nosso centro vital, o ponto unitário interligado a toda mandala do mapa.

Os florais fortalecem a nossa essência solar através do desbloqueio e elevação das virtudes; atuam dentro do universo consciente, valorizando e ressaltando as qualidades positivas. Trabalham com o princípio da Luz, exclusivamente, atuando dentro do nosso mundo dual, isto é, vivenciamos nossas experiências humanas dividindo-as entre o ruim e o bom, a matéria e o espírito, a emoção e a razão, o escuro e o claro. É dentro da dualidade que o homem se desenvolve, a partir da dualidade compreende a interação cíclica dos pólos e através desta compreensão a transcende, alcançando a Unidade. É essa a grande finalidade da vida.

Neste salto quântico os florais são poderosos e valiosos: ampliam nossa consciência favorecendo esta interação polar. O floral cede gentilmente a força vital da planta, concentrada e transmutada numa oitava superior, organizada de forma harmônica e bela, trazendo mensagens de uma Unidade.

O propósito dos florais é estabelecer um equilíbrio entre o Eu Superior (espírito), mente e corpo, na medida que os desequilíbrios emocionais retardam o desenvolvimento geral. Os florais não estão relacionados a nenhum estado físico, trabalhando no nível mental-espiritual através da compreensão que trazem das nossas falhas, proporcionando o desenvolvimento das virtudes que corrigem estes erros.

Todo comportamento é o resultado de nossa "representação interna" transformada em ações. A nossa "representação interna" está descrita em nosso mapa astral, pois ele nos revela as nossas tendências. O zodíaco é a representação da energia cósmica na Terra e traz consigo a orientação celeste, mensagens de Luz, que nos sinalizam por qual caminho chegamos à harmonia através do equilíbrio de forças complementares. O mapa astral descreve como cada pessoa atua diante da Unidade, onde tendemos a obter harmonia e por onde "falhamos". Esta orientação é revelada no mapa como um todo, pois a mandala é, simbolicamente, a Unidade, onde atuamos e na qual estamos inseridos, vivenciando através de nosso mundo dual o aprendizado de equilibrar pólos aparentemente opostos, que, na verdade, observando por um ângulo mais abrangente, são complementares.

Os florais vieram para auxiliar em nossa caminhada, favorecendo com o seu poder a evolução de nossa consciência, nos impulsionando a cada vez que conseguirmos compreender as mensagens da Luz que a vida nos traz.

<