Artigos

ENTREVISTA COM ALPHEE LAVOIE PARA UNIVERSUS - 2ª PARTE

por Susie Verde

Em seguida, publicamos a 2ª parte (final) da entrevista com Alphee Lavoie para Universus, realizada por Susie Verde (astróloga do SINARJ - nº 275). Alphee Lavoie é um dos astrólogos mais renomados da atualidade, internacionalmente conhecido como autoridade em Astrologia Financeira e autor do software Financial Trader.

SV: Creio que muitas pessoas gostariam de envolver-se mais com Astrologia Financeira, porém sentem-se despreparadas para enfrentar o Mercado Financeiro...

AL: Bem, até certo ponto, isto é uma verdade. Entretanto, em minha experiência pessoal, isso não representou um empecilho. Em 1990, eu já participava, de certa maneira, do Mercado de Ações, porém não como investidor. Por muitos anos, utilizei um serviço do American Express, que retirava de minha conta mensalmente um determinado valor e o investia.

Naquela época, eu não me importava o que estavam fazendo com meu dinheiro, pois era apenas um astrólogo. Quando comecei a lidar com Astrologia Financeira, eu, na realidade, não conhecia nada do Mercado de Ações. Pessoas falavam em "opções" e eu dizia para mim mesmo: o que é isto?

A partir daí, comecei a pesquisar e a encontrar uma literatura bastante fácil e acessível que pode em alguns minutos transmitir os fundamentos de uma série de práticas do Mercado.

Como astrólogo iniciante nesta área, não se deve começar comprando opções. Isto não é recomendável pois em uma semana você poderá estar totalmente "quebrado"! Entretanto, uma boa maneira de iniciar é a de concentrar-se em mapas da primeira negociação das empresas, ou seja, o momento em que uma empresa torna-se pública, através da negociação de suas ações no Mercado.

No meu caso, comecei comprando diretamente de empresas de porte, tal como Apple Computadores, Birmingham Steel, IBM, Oracle e British Steel. Usando os mapas de "primeira negociação", pude trabalhar em cima dos trânsitos para futuras compras e vendas.

Se o astrólogo, mesmo sem grande experiência, lida com este tipo de informação, ele provavelmente ganhará dinheiro. Entretanto, deve-se evitar mercados mais complexos e dinâmicos, pois do contrário, estará correndo o risco de perder suas calças!

Sempre evitei investir em "opções" por esta razão e só recentemente comecei a fazê-lo, com a ajuda de meu programa e após muitas pesquisas prévias. Nos últimos 5 anos, entretanto, tive bastante sucesso em meus investimentos, que basearam-se exclusivamente em técnicas astrológicas. Durante este tempo, selecionei em torno de 70 mapas de companhias e ganhei dinheiro com todas elas.

Eu procuro agir como se o mapa de uma empresa fosse um cliente. O que eu diria a um cliente se percebesse um determinado aspecto difícil? Isto é bom ou ruim? A idéia é utilizar as mesmas ferramentas de uma consulta astrológica, pois, na realidade, elas funcionam.

SV: Você anteriormente mencionou uma ligação profissional com Bill Meridian. Ainda existe esta parceria?

AL: Sim, ainda trabalho com Bill, em um esquema de colaboração. Ele tem atuado como consultor em uma área em que é especialista: coletar mapas de primeira negociação. Seu trabalho, portanto, seria o de pesquisar e averiguar a exatidão destes mapas.

No momento, já dispomos em nosso programa de cerca de 11000 mapas de empresas. Temos uma coleção significativa de todo o Mercado, como o FTSE, Áustria, Toronto e Vancouver.

Meu trabalho, conjuntamente com Sergei Keresov, é de estruturar e desenvolver o Financial Trader. Nós estamos, no momento, trabalhando em sua segunda versão em Windows. Conheci Sergei em Moscou, em 1994. Ele é engenheiro e sempre teve um grande interesse nos planetas e seus movimentos. Embora não conhecesse muito de Astrologia, ele era insuperável em matemática, sendo capaz de jogar uma pedra no ar e, segundos após, apresentar os cálculos de sua órbita!

Creio que a partir do seu lançamento, o que ocorreu em Outubro de 1999, os mais descrentes indivíduos passarão a acreditar em Astrologia Financeira. Isto porque nosso programa está baseado em Inteligência Artificial. Com sua ajuda, será possível para o investidor eleger um Mercado, estabelecer um preço e ir tomar uma xícara de café! Quando voltar, ele terá um resultado surpreendente em seu monitor, que poderá ser projetado no futuro, para possíveis investimentos.

Eu acredito que isto fará com que a Astrologia possa ser reconhecida, quando bem utilizada, como instrumento poderoso de indicação sobre as tendências que o Mercado deverá seguir.

SV: Você constantemente refere-se aos seus contatos de trabalho na Rússia. Sendo um ex-país comunista, como você descreveria o interesse dos russos pelo Mercado Financeiro?

AL: Bem, na realidade, eles não lidam com o Mercado Russo e sim com o Mercado Americano. Por exemplo, se eu quisesse investir em ações de empresas russas e ligasse para meu agente local, meu pedido provavelmente levaria em torno de quatro meses para ser efetuado! O problema é que em quatro meses, estas ações poderão estar vinte pontos abaixo de seu valores atuais! Os investidores russos sabem que seu mercado é totalmente imprevisível!

Atualmente, é possível investir 10.000 dólares em ações de uma empresa através da Internet, em uma fração de segundo. A partir do momento de minha confirmação on line, esta informação segue para um mega computador central e imediatamente a compra é efetuada.

Ao contrário disto, na Rússia o processo é bastante moroso e nunca se sabe exatamente a que preço as ações realmente foram compradas. O que meus alunos lá normalmente fazem é manter um escritório em Nova York, aonde seus agentes operam. Pode ser que esta situação possa modificar-se no futuro, porém no momento a Rússia é um mercado de grande risco.

SV: Todo o mundo está imaginando o que acontecerá à Economia Mundial em 2000. Qual é sua opinião a respeito de um possível colapso?

AL: Eu escrevi um artigo na Magic Magazine e também em minha página na Internet sobre este tema. Baseei-me bastante no trabalho de Louize Macwiders, do qual gosto muito, sobre os ciclos nodais e sua influência na Economia, em seus movimentos crescentes e decrescentes. De acordo com estes ciclos, é bastante provável que a economia mantenha-se estável até o ano 2002.

Entretanto, a idéia de colapsos da economia não é tão estranha assim; eles sempre aconteceram ao longo da história. Tivemos colapsos em 1987, 1962 e 1929, por exemplo.

Em 1998, eu previ, cerca de um mês antecipadamente, na CNN, que em 4 de Setembro teríamos um, enquanto que a maioria dos astrólogos apontaram o dia 31 de Outubro como uma data importante.

Eu acredito que em Maio, quando todos estes planetas estiverem alinhados em Touro, o Mercado de Capitais estará favorável. Isto é um pouco ameaçador, porém eu não estou receoso, uma vez que Touro é o signo que rege os bancos financeiros e investimentos...

Estou mais propenso a acreditar que até o ano 2002 será possível ganhar dinheiro com o Mercado. De acordo com Macwiders, este sim, será um ano marcado por uma grande recessão.

SV: Você faria alguma relação entre a passagem da sombra do eclipse de Agosto de 1999 sobre a Europa Central e um possível efeito sobre o EURO?

AL: Bem, normalmente há um certo número de eclipses ao longo de cada ano. Quando colocados no Financial Trader, é possível detectar que, geralmente após a ocorrência de um Eclipse, há uma subida inesperada no Mercado. Entretanto, se o Eclipse está aflito, em quadrado com Marte, Plutão ou Urano, por exemplo, este efeito pode ser seguido de uma queda acentuada. Creio que isto é o que parcialmente acontecerá, porém sem que isto venha a ser realmente significativo.

Eu não estou muito preocupado com o Y2K e todas as medidas de precaução que todos estão tendo agora, para a passagem do Milênio. Creio que o Mercado está bastante estável neste momento. Entretanto, acho que Maio será um período mais sensível, no qual devemos prestar mais atenção.

SV: Você concorda com as medidas de precaução que muitas pessoas estão tomando, como retirar seu dinheiro dos bancos, na virada do ano 2000?

AL: Para ser honesto, trabalhando com o Mercado de Ações, eu nunca planejo nada muito a frente de três meses. Em minha consultoria com clientes, por exemplo, a menos que estejam planejando realizar um grande projeto, eu sempre proponho um estudo de um ano adiante. Isto porque, se o astrólogo orientar seu cliente para que tome as melhores decisões durante aquele período, ele certamente terá sucesso a longo prazo. Não acredito em previsões para dez anos no futuro, pois não se sabe se neste período esta pessoa ainda estará na mesma cidade, no mesmo negócio ou mesmo no planeta!

Por esta razão, eu não tive interesse em fazer nenhum estudo detalhado sobre como será o ano 2000. Como investidor, estou sempre interessado em como as ações estarão no mês que vem. No caso de opções, este prazo pode ser estendido de seis meses a um ano ou dois. Entretanto, isto seria uma exceção.

SV: E as companhias com as quais você trabalha- elas não têm interesse em saber sobre o seu desempenho no ano seguinte?

AL: Bem, isto é relativo... No ano passado, quando houve a crise de Setembro, nem todas as companhias foram afetadas. Na realidade, algumas empresas foram beneficiadas e seus preços subiram bastante, de acordo com seu mapa! Então, não se pode vincular o desempenho de uma empresa ao Mercado somente.

O grande papel da Astrologia nestes momentos é de poder prever se aquela empresa, em particular, será atingida por determinado ciclo planetário ou não. Quando trabalho com o DOW, NASDAQ ou NYSE, não utilizo mapas, apenas os planetas no céu, observando seus ciclos principais. Porém quando lido com mapas, analiso estes planetas no céu em combinação com o Mapa de Primeira Negociação.

Por exemplo, observa-se os grandes ciclos planetários, como o de vinte anos de Júpiter e Saturno, que sempre promove mudanças, assim como o ciclo nodal de 18 anos. A Economia tradicional simplesmente chama este de o "ciclo de vinte ou 18 anos", pois desconhece as relações planetárias que ocasionam isto.

Para o investidor pequeno, entretanto, estes ciclos não são tão importantes. Eles são importantes para investimentos a médio e longo prazo, como Bancos e Instituições Financeiras, que necessitam saber como seria o ciclo em uma projeção de dez anos. Se você é um investidor, a previsão de três a seis meses adiante já é suficiente.

SV: Você dispõe de algum centro de treinamento para pessoas interessadas em aprofundar-se nesta área?

AL: Nós tínhamos uma escola, porém agora temos apenas um escritório. Entretanto, podemos ser contatados via E-mail e através de nossa home page, na qual eu prevejo o Mercado com um mês de antecedência. Tenho também escrito constantemente artigos sobre o Mercado, visando ajudar a todos os astrólogos que desejem iniciar nesta área.

Ela é simples: www.alphee.com. Muitas vezes, se tenho tempo extra, também faço sugestões a respeito das melhores ações para comprar e vender.

SV: Você teria alguma mensagem para os astrólogos-investidores do Brasil?

AL: Para ser sincero, não conheço muito sobre economia brasileira. Entretanto, para minha surpresa, vários brasileiros já adquiriram meu Software e parecem estar bastante satisfeitos com seu desempenho!

Susie Verde (entrevistadora) é filiada à "AA - Astrological Association of Great Britain" - e Representante da "Faculty of Astrological Studies" no Brasil.