Artigos

O CAMPO DA CONSCIÊNCIA E A DINÂMICA ASTROLÓGICA

Adriana Maranhão

Quando olhamos um mapa astrológico, lemos de uma forma integral uma dinâmica que revela as múltiplas formas de uma pessoa se expressar. Encontramos, exatamente como em um mapa comum, sinais, indicações, direções, e um sem número de informações sobre os caminhos que uma pessoa toma, pode tomar e onde chega ou pode chegar. Através dos símbolos astrológicos, como os planetas, por exemplo, suas posições, aspectos, os signos e casas e tudo o mais, desvendamos e compartilhamos com o nativo daquele mapa uma revelação preciosa: a dinâmica de sua psique, de seu corpo, de seu comportamento e até de sua influência no meio ambiente.

Mas aonde acontece essa dinâmica? Somente em sua mente? Somente no seu corpo? Somente em seu comportamento? Ou será que os astros realmente influenciam sua vida exterior, seu ambiente diretamente, de fora pra dentro, do céu lá longe pra nossa vida aqui na Terra? Quando dizemos, "meu mercúrio em aspecto com netuno me agracia com a produção de belas poesias" o que estamos dizendo? Onde está seu mercúrio? No céu, lá em cima? E netuno? Bem, o mercúrio em aspecto com netuno constitui uma dinâmica, um relacionamento, e podemos dizer que isto acontece profundamente dentro de nós, no campo de nossa consciência, além do céu que a gente vê pela janela.

Já estamos na era da consciência, na época em que sabemos que é de dentro para fora que se realiza a vida. Assim, me parece uma alegria a mais observar a estrutura do cosmos em nossa consciência, e a isto chamamos de mapa astrológico. E os planetas, além de existirem no céu que a gente vê pela janela, são também, e quem sabe, principalmente, valores profundos da estrutura de nossa consciência. Valores estes que são lidos como símbolos concentrados com alcance infinito de significados. Por exemplo, o valor mercúrio de nossa consciência pode significar desde uma carta, a um fechamento de venda, ou a capacidade de comunicação de uma pessoa. Estes significados, desdobram-se a partir do valor mais concentrado e essencial que são os símbolos astrológicos, que por sua vez são valores em nossa consciência. E nossa consciência é um campo ilimitado de possibilidades, onde as indicações do mapa podem ser cultivadas, para serem manifestas de forma mental, física e comportamental, criando a vida do indivíduo por dentro e por fora.

Daí o interesse crescente pelo conhecimento da consciência e, conseqüentemente, pela meditação, onde podemos experimentar diretamente o campo da consciência pura ilimitada, em nível imanifesto de inteligência pura. É neste nível de inteligência que a estrutura profunda da consciência se organiza, é no campo da consciência que a dinâmica do mapa astrológico começa a se manifestar. Assim, nesta quietude da meditação, a mente se organiza melhor, revelando os potenciais naturais da pessoa, trazendo à tona suas qualidades e talentos, que acabarão por expressar exatamente o que se lê em seu mapa.

Adriana Maranhão é astróloga sindicalizada no Sinarj (099) e instrutora de Meditação Transcendental (MT).