Artigos

ASTROLOGIA ESOTÉRICA: REINTEGRANDO AS ENERGIAS SUTIS

Marilda Bourbon

Para que se possa entender o que é Astrologia Esotérica é necessário definir o conceito "Esotérico".

O termo é derivado da palavra grega "esoterikos" que significa "dentro" ou "oculto". Portanto, esotérico é o que se esconde atrás das aparências externas e aponta para as causas que definem os efeitos e as formas, ou seja, relaciona-se a um mundo mais sutil, o mundo das energias e das forças.

O estudo esotérico é uma busca pelas realidades, pelas causas, que são a base do universo. Esse estudo tenta desvendar o que se encontra atrás da aparência, revelar a essência da vida que está em todas as formas, desde o átomo até Deus, como afirmava Blavatsky.

É necessário entender que o ser humano é apenas uma parte, uma ínfima parte de um Todo incomensurável que tudo envolve e que as energias que o impelem e os sistemas planetários são as energias da Vida única, na qual existimos. Portanto, no Ser mais profundo, todos os homens são um só. Dessa forma, todos os seres humanos estão ligados entre si por forças misteriosas; porém, cada qual tem sua própria vida e reage individualmente às impressões que recebe, é sensível a influências e impressões vindas de fora e difunde a sua influência em seu meio e sobre os seres com que se relaciona.

A Astrologia Esotérica ocupa-se da Vida e das ascendências, irradiações e emanações do Todo, bem como dos efeitos sobre nossa vida planetária, sobre os reinos da Natureza e as civilizações humanas em desenvolvimento, e da nossa evolução individual.

Para compreendermos melhor a Astrologia Esotérica é necessário nos lembrarmos que atrás do mundo aparente existe um mundo etérico e espiritual que na realidade é o fator que rege e anima cada manifestação. A Física moderna nos fala desse mundo, quando afirma que o espaço está ocupado por correntes e campos eletromagnéticos, que se encontram em constante movimento e transmitem "informações".

O organismo vivo reage a padrões energéticos que definem o comportamento e conduzem a reações químicas. O padrão de reação origina os aspectos individuais de cada um e origina a consciência individual, a personalidade e o caminho do desenvolvimento.

A Astrologia Esotérica ocupa-se das grandes influências, das irradiações que vindas do espaço cósmico exercem seus poderes sobre a vida planetária, a natureza e a humanidade e principalmente sobre o desenvolvimento espiritual do indivíduo.

Quando olhamos o homem pela visão da Astrologia Esotérica, o fazemos a partir do desenvolvimento psico-espiritual. Para aqueles que ainda estão totalmente envolvidos consigo mesmos, ela (a Astrologia Esotérica) é totalmente ineficaz. Mas quando existe um certo grau de orientação espiritual e uma vontade para aperfeiçoamento, ela é a principal ferramenta para o autoconhecimento e conscientização de nossas forças.

A Astrologia Esotérica está muito desenvolvida em alguns países através dos trabalhos de Louise e Bruno Huber. O casal Huber fundou o API (Astrologisch-Psychologisches Institut) em Adliswil - Suíça. Nesse instituto, coloca-se em prática terapêutica todo o trabalho da Astrologia Esotérica.

Não podemos deixar de ressaltar também os trabalhos do italiano Roberto Assagioli, que em 1911 criou a Psicossíntese, que une a Astrologia à Psicologia esotérica.

Através das terapias geradas pelo uso da Astrologia Esotérica, percebemos a sua importância no momento atual da nossa humanidade em sua busca da totalidade e harmonização.

Toda a conceituação da Astrologia Esotérica é baseada no trabalho de Alice Bailey em "Tratado sobre os Sete Raios". No "Tratado sobre os Sete Raios", através dos ensinamentos do mestre Djwhal Khul, obtemos os fundamentos para a verdadeira abordagem da Astrologia Psico-Espiritual.

Para finalizar reproduzo o pronunciamento do Mestre Tibetano Djwhal Khul:

"Se, na apresentação deste vasto tema (da astrologia) e no processo de indicar a postura da Sabedoria Eterna para esta nova e recém-chegada (apesar de muito antiga) "ciência das energias efetivas", como tem sido chamada, eu puder apresentar uma nova abordagem... espero que possam ser encontrados alguns astrólogos que serão sensíveis ao que é novo. Estou confiante em que, nas linhas astrológicas, existam estudiosos que sejam suficientemente livres de preconceitos para reconhecer hipóteses possíveis e, então, experimentá-las corretamente... Estou procurando por estes astrólogos imparciais para fazer experiências com esses fatores e sugestões que eu possa indicar."

Marilda Bourbon é astróloga e terapeuta vibracional.