Artigos

A ASTROLOGIA NO MUNDO DOS MANÍACOS COMPULSIVOS

Otávio Azevedo

Você é fissurado por alguma coisa? Existe algo que lhe faz perder o equilíbrio ou o bom senso diante das demandas da vida?... Pois fique sabendo que eu, você, todos nós temos um lado compulsivo. Uns mais, outros menos, mas todos nós temos nossas manias e fixações. No entanto, não se preocupe. É graças a essa coisa chamada compulsão que o mundo consegue produzir uma infinidade de artistas, cientistas, empresários, atletas, escritores, astrólogos... E também de pirados!

Dois planetas no mapa astrológico mostram mais de perto seu grau e tipo de compulsão: Marte e Urano, já que indicam situações que lhe imprimem, respectivamente, desejo e excitação. Como você tem esses planetas no seu mapa, já nasceu maníaco por alguma coisa. E esse grau aumenta se um destes planetas forma um aspecto forte (conjunção, quadratura ou oposição) com outros planetas do seu mapa natal.

Alguns estudiosos poderiam perguntar por Netuno e Plutão, já que o primeiro está relacionado aos vícios e processos repetitivos, enquanto que o segundo liga-se às obsessões de todo tipo, especialmente aquelas que envolvem o poder e o controle. Estes planetas poderiam ser incluídos num grau mais avançado de compulsão, onde fatores psicológicos de enorme profundidade podem mover o indivíduo a situações completamente fora do seu controle. São situações que põem em risco a estrutura física e psicológica do sujeito, e, quando manifestadas em grau acentuado, podem levá-lo a cometer atos e procedimentos insanos, que não têm absolutamente nenhum compromisso com o lado criativo da personalidade. Uma compulsão pode ser o combustível que impulsiona uma latente genialidade ou talento, enquanto que a obsessão pode obscurecer toda possibilidade criativa da pessoa, ou, então, levá-la a atos tão extremados, que sua produtividade se exacerba ao infinito, dentro de um processo auto-destrutivo, que pode ser associado à reprodução indisciplinada das células cancerosas.

Assim, a compulsão ainda consegue deixar entrar luz pela janela da alma, enquanto que a obsessão fecha os canais do indivíduo às suas mais altas potencialidades. E dentro do padrão compulsivo, Marte e Urano desempenham um papel importante... Você tem Marte em quadratura com a Vênus? Então provavelmente você é um compulsivo no amor, e corre o risco de dividir o mundo em porcas e parafusos, que eventualmente - ou quase sempre - devem estar se atarraxando. Urano faz aspecto difícil com seu Saturno? Você pode ser um maníaco por disciplina e ordem, apesar de adotar uma postura de rebeldia aos ditames da vida. Sua cabeça pode ter esquadrinhado todo layout da gaveta onde você guarda milhares de lápis, canetas e demais apetrechos, de forma que terá um dia traumático quando encontrar um daqueles personagens fora do seu devido lugar. Por outro lado, você não consegue se enquadrar nos esquemas hierárquicos e disciplinados da vida, encontrando sempre uma forma de ser a peça rebelde... Contraditório, não?!

MARTE: AQUI E AGORA!

Considerados isoladamente, os aspectos difíceis para Marte indicam que você quer tudo aqui e agora, já pronto, e com uma certa intensidade. Como foi dito, sexomaníacos, por exemplo, podem ter no mapa um forte aspecto entre Marte e Vênus. Levado aos extremos, você pode se tornar um atleta do amor: compete e luta para provar que tem o melhor desempenho ou apelo sexual. É claro que o efeito final irá depender de outros fatores do mapa. Se este aspecto, por exemplo, for uma quadratura envolvendo as casas 02 e 11, esta competição, apelo e atração envolverão o grupo ao qual pertence, onde a sensualidade poderá ser direcionada para obter recursos ou valorização pessoal através de situações envolvendo os amigos e o grupo. No entanto, sejam quais forem as situações indicadas pelas casas astrológicas, o caráter puro do aspecto continua latente, como um pano de fundo.

Assim, Marte com Sol o torna um maníaco por trabalho ou por alguma causa. Pacifistas com este aspecto brigam até a morte pela causa da paz. Quando Marte fere seu Mercúrio você se torna um falador, escritor ou discutidor compulsivo. Precisa estar falando, escrevendo, lendo ou ouvindo algo. Muitas vezes poderá ser encontrado na companhia de diversos livros. O problema é que quase sempre pula do prefácio para o epílogo. Já Marte com Plutão o torna um maníaco por trabalho e poder, com uma vitalidade sobre-humana, celibatário por certos períodos e sexomaníaco em outras épocas. E em algum setor da vida você é um fanático. O Edir Macedo (da Igreja Universal), por exemplo, tem este aspecto no mapa.

URANO: HAJA EXCITAÇÃO !

Quanto a Urano, este é o ponto do seu mapa que o torna de difícil convivência, especialmente quando forma aspectos duros. Quando "pega" Mercúrio, por exemplo, Urano traz uma compulsão de falar "na cara". Você quer falar a verdade, custe o que custar. Só que é a sua verdade. Se continuar assim, você pode ganhar o título de "rei da falta de tato". Combinado com a Lua, Urano lhe confere uma estranha compulsão em romper com situações do passado, com padrões familiares ou com o que quer que lhe afete emocionalmente. A emoção pode estar a um passo de algum tipo de explosão, seja de alegria ou de raiva.

Urano com Netuno pode torná-lo compulsivo em relação a alguma causa religiosa ou pseudo-religiosa, e é mais que provável que você se torne uma espécie de missionário de alguma filosofia com que se identifique.

E se você têm Urano e Marte em aspecto difícil um com o outro?... Bem, nesse caso é bem provável que você seja um cabeça quente ! Na próxima vez que incorporar as Fúrias, lembre-se disso: ninguém faz as coisas de forma tão rápida ou dinâmica como você; por isso, tenha um pouco de paciência ! E procure não descarregar a sua energia no trânsito, dirigindo como se estivesse num autódromo. O Ayrton Senna tinha este aspecto no mapa e, por isso, sempre teve gosto pela velocidade. Apesar do desfecho trágico de sua carreira, Senna canalizava adequadamente esta energia, competindo na Fórmula-I, praticando esportes velozes como o Jet-Ski, pilotando aviões, trabalhando exaustivamente e, de vez em quando, atracando-se com seus "amigos".

INOUTMANIA

Veja aqui o que está "IN" e "OUT" no mundo das manias... E tente descobrir possíveis aspectos astrológicos que se relacionem às manias apresentadas.

IN

INFOMANIA - Isolamento compulsivo onde o indivíduo pode passar horas, dias e até meses diante de um computador, levantando-se apenas para ir ao banheiro. Esta compulsão pode acarretar problemas de pele, queda de cabelos, debilidade física, impotência e divórcio.

NETMANIA - Estágio terminal da Infomania, de difícil salvação.

ASTROLOGITE - Mania de querer controlar tudo através da Astrologia. Este tipo de maníaco tira trânsitos astrológicos para tudo, até para transar. Essa compulsão possui variantes como a Tarotite, Runite, IChinguite, Numerologite, etc.

CATOPTROMANIA - Mania ficar se admirando em qualquer superfície espelhada, como vidros de carro, vitrines, óculos dos outros, etc. O ato narcísico termina sempre com aquela clássica ajeitadinha no cabelo e às vezes com uma empinadinha na bunda.

MITOMANIA - Tendência mórbida para a mentira. Epidemia em franca expansão no mundo todo.

OUT

GLUTOMANIA - Compulsão atlética onde o indivíduo passa o dia inteiro exercitando os maxilares. Com o moderno padrão de beleza inspirado no Marco Maciel, esta compulsão ficou démodé.

CONSUMANIA - Compra na mesma proporção que o glutomaníaco come. Não consegue sair de casa sem comprar, já que tem uma tendência depressiva que tenta afastar comprando qualquer coisa, mesmo que não vá usar. Faziam a alegria dos donos de lojas na época da ciranda financeira, até que a estabilização do Real e as sucessivas crises financeiras tiraram o glamour dos cartões de crédito e cheques pré-datados.

SEXOMANIA - Compulsão sexual que manifesta-se de formas variadas, podendo ir da promiscuidade ao platonismo. Estava em plena moda no início dos anos 80 quando veio a implacável Aids. Na era da camisinha esta compulsão tornou-se OUT.

PLUTOMANI A - Compulsão para manter um relacionamento amoroso destrutivo. Não pode passar sem chantagem, discussão, briga, humilhação, traição, etc. A natureza do ato destrutivo varia, mas o indivíduo se aferra ao parceiro que lhe proporciona tal clima dantesco. Seus aficionados se decepcionaram quando a Robbin Givens abandonou o Mike Tyson.

CLEPTOMANIA - Impulso mórbido para o furto. Houve um surto em Brasília no início desta década, mas parece que já está debelado. No entanto, é uma epidemia do tipo "hidra de sete cabeças".