Artigos

APLICAÇÕES E PROPOSTAS DA PNL

Sidney Cardoso

A Programação Neurolingüística (PNL) tem sido considerada uma das mais poderosas ferramentas para auxiliar as pessoas a conseguirem mais depressa o que desejam, ao invés de ficarem andando em círculos. Ela tem aplicação nas empresas, aprendizagem, sucesso pessoal e profissional, espiritualidade, comunicação, esportes e saúde (elimina síndromes do pânico, depressão, compulsões, baixa, auto-estima, etc).

Essencialmente ela nos permite fazer qualquer coisa melhor do que já vínhamos fazendo. Assim como existem professores que ensinam a programar um computador, o treinador de Programação Neurolingüística (PNL) ensina seu alunos a programarem suas mentes, a fim de conseguir os resultados desejados sem prejudicar os outros.

O processo é fascinante, pois, após as pessoas descobrirem como podem desprogramar coisas desagradáveis de suas mentes, tais como pessimismo, depressão, stress, baixa auto-estima, compulsão à comida, bebida, drogas, etc, e descobrirem que podem reprogramar a mente para conseguir os resultados desejados, elas mudam, como num passe de mágica, e passam a viver de acordo com os seus valores e mais alegria. O entusiasmo, o amor universal e a espiritualidade incorporam-se nelas e logo elas passam a amar mais os seus semelhantes, porque compreendem que todos estão fazendo o melhor que podem com o que sabem.

Como a PNL é muito abrangente, falarei aqui apenas de uma de suas possibilidades: a espiritualidade. É impressionante como todas as pessoas que entram em contato com a PNL ficam mais espiritualizadas. Isso, porque através de algumas técnicas elas descobrem o seu verdadeiro Ser. E quando você descobre o seu Eu Superior e passa a agir de acordo com ele, várias portas que antes se encontravam fechadas vão se abrindo gradativamente. É o velho ditado: "Quando o discípulo está preparado o mestre aparece". É aí, você passa a utilizar plenamente os dons que lhe foram dados com amor, e com isso a sua vida passa a ter um propósito. Você não precisa mais de eventos externos para fazê-lo feliz, porque passa a estar bem consigo mesmo em qualquer parte do universo e começa a sentir-se não como uma simples unidade do nada, mas como uma parte do Todo.

A PNL surgiu na década de 70, na Califórnia, através de Richard Bandler. Ano após ano, ela vem recebendo mais seguidores e mais contribuições positivas. Como disse o Mestre: "Pela qualidade dos frutos se conhecerá a árvore."

Com a PNL acontece uma coisa interessante: as pessoas lêem-na nos livros e não conseguem alcançar a sua profundidade. Apenas quando se deixam envolver por ela, através de cursos e vivências, as coisas começam a se desenvolver positivamente.

Algumas pessoas mal informadas acham que a PNL conduz as pessoas a uma lavagem cerebral por verem-nas tão felizes e mudadas. Isso me faz lembrar a estória dos cegos e do elefante: um cego pega o rabo do elefante e acha que é uma corda; outro pega uma perna e acha que é um tronco; outro se aproxima da orelha e acha que é uma ventarola. Cada um se julga certo, mas todos estão errados.

A PNL não é uma religião, não tem dogmas: é uma arte e uma ciência. É a ciência unida à espiritualidade. Os seus praticantes são livres para abraçar a religião que quiserem, a que tocar mais seus corações.

A PNL, como falei no início, não coloca nada dentro da cabeça das pessoas; ela apenas as ensina a se programarem para viver mais felizes, com mais bem-estar, harmonia e segurança. Como disse Confúcio: "Se deres um peixe a um homem, ele se alimentará uma só vez. Mas, se o ensinares a pescar, ele se alimentará por toda vida". Neste sentido, a proposta da PNL é ensinar as pessoas a pescar.