Artigos

O AMOR ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS

Hanna Opitz

O meu signo combina com o seu? Quem é que já não fez esta pergunta?...

Gunter Sachs, ex-marido de Brigitte Bardot, resolveu checar se existe realmente fundamento para esta questão. Para isso, contou com a ajuda do Departamento Federal de Estatística, em Berna, na Suíça, e com o departamento de estatística da Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, Alemanha. O resultado dessa e de outras pesquisas está no recém publicado livro "Die Akte Astrologie" (o Dossiê da Astrologia ), Editora Goldmann, ainda sem tradução para o português.

A amostragem foi de 358.763 casamentos, ou seja, de todas as uniões realizadas na Suíça entre 1987 e 1994. E o resultado indicou que existe uma relação entre casamentos e signos: das 144 combinações possíveis, 13 se desviam completamente do esperado pelo acaso. A chance desse resultado ser coincidência é de 1:50.000!

Maior incidência de casamentos: Homem (H) de Áries com Mulher (M) de Áries: a chance do resultado ser coincidência é 1:100, significante; H-Touro com M-Touro: 1:20, levemente significante; H-Touro com M-Libra: 1:100, significante; H-Gêmeos com M-Gêmeos: 1:20, levemente significante; H-Leão com M-Áries: 1:20, levemente significante; H-Virgem com M-Virgem: 1:100, significante; H-Libra com M-Libra: 1:20, levemente significante; H-Escorpião com M-Peixes: 1:100, significante; H-Sagitário com M-Sagitário: 1:100, significante; H-Sagitário com M-Áries: 1:100, significante; H-Capricórnio com M-Capricórnio: 1:1000, altamente significante; H-Aquário com M-Aquário: 1:1000, altamente significante; H-Peixes com M-Escorpião: 1:100, significante.

Ou seja, é impressionante a quantidade de capricornianos e de aquarianos que casam entre si. Uma possível explicação para isso, é o fato de ambos signos serem tradicionalmente regidos por Saturno, que rege a duração em si, e portanto promove a extensão e o prolongamento das relações, ou seja, que transforma relações em casamentos. Ainda, nesse sentido, Saturno está em exaltação (melhor lugar possível) em Libra, o signo dos contratos e das uniões, o que reforça o papel casamenteiro deste planeta e dos signos que ele rege. Não podemos deixar de lembrar que a instituição do casamento civil é puramente social, e capricórnio é o signo que mais segue as normas sociais enquanto que aquário aparentemente é o signo que menos importância dá a essas regras (porque modernamente também é regido pelo planeta Urano). Deste ponto de vista, alguém tradicional e socialmente correto procurará um parceiro igual e alguém mais "louquinho" também procurará uma pessoa que goste de quebrar regras.

Interessante é colocar que toda essa pesquisa foi feita apenas levando em conta o signo solar, e não o mapa astral completo, e mesmo assim o resultado é muito relevante.

Outro fato que chama a atenção nos resultados é que das treze combinações de casamentos , doze são do mesmo elemento (Fogo, Terra, Água e Ar). A chance de que esse resultado tenha sido coincidência é de 1:7.700.000 !

Note-se que os signos de Fogo são Áries, Leão e Sagitário; os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio; os signos de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário e os signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes.

A única combinação que ficou fora do mesmo elemento foi a Touro-Libra, que são signos regidos pelo mesmo planeta: Vênus, o planeta dos relacionamentos !

Um outro fato que talvez já tenha chamado a atenção do leitor é que das treze combinações campeãs de casamento, oito se casam entre si! Ponto para a homeopatia: semelhante com semelhante! As pessoas casam com pessoas parecidas com elas mesmas. Você pode até se sentir atraído por uma pessoa oposta ou diferente a você, mas conviver no dia a dia já são outros quinhentos...

Você também reparou que os três signos de Água não casam tanto entre si, a ponto de chamarem a atenção do ponto de vista estatístico?... Explicação possível: a Água é o elemento que representa a essência da impermanência (líquido, sólido e gasoso) e, portanto, é mais provável que alguém de signo de Água se case com alguém que não seja de Água, para que possa manter uma situação estável, que configure uma relação mais duradoura. Câncer e Câncer e Escorpião com Escorpião até casam entre si, porém a probabilidade de um casamento Peixes com Peixes está abaixo da média esperada. Isto é compreensível, porque Peixes simboliza a impermanência em si, a percepção dolorosa de que tudo está fadado a ter um fim. Ora, com tal senso do caráter efêmero de todas as coisas, é muito improvável que um pisciano decida começar uma união, que espera ser duradoura, com outro pisciano. Nos casos em que houve união de signo de Água com signo de Água, o signo Escorpião estava envolvido. Além de representar o erotismo, entendido no seu sentido mais amplo de promover a união, Escorpião representa o estado sólido da Água: é como se fosse o Saturno (que simboliza a pedra) da Água.

E faltou falarmos de Leão. Você já imaginou uma casa com duas suítes reais, onde marido e mulher querem ser ao mesmo tempo o centro das atenções?...Foi feita também uma pesquisa sobre quais as uniões mais duradouras. Os casamentos que mais duram e suas chances estatísticas são: H-Áries com M-Áries: 1:100, significante; H-Gêmeos com M-Touro: 1:100, significante; H-Touro com M-Câncer: 1:20, levemente significante; H-Capricórnio com M-Peixes: 1:1000, altamente significante; H-Peixes com M-Escorpião: 1:100, significante.

Talvez a alta durabilidade de Capricórnio e Peixes seja explicada pelo planeta Saturno (regente de Capricórnio, já descrito acima) e pelo fato de Peixes ser o signo da renúncia. Para que uma união permaneça, são necessárias várias renúncias e concessões.

Não vá desmanchar o seu namoro nem ficar de cara amarrada com seu marido se a combinação planetária de vocês não estiver entre as campeãs. Esse é apenas um estudo estatístico que mostra que existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. O conhecimento de astrologia pode lhe ajudar. O mapa astral é dividido em 12 casas (setores); o amor está na quinta casa, mas o casamento está na sétima casa. Ou seja, amar é um departamento, relacionar-se é outro. Ser hábil na arte de se relacionar, requer tato, diplomacia, equilíbrio, afeto, co-operação e saber conciliar as suas questões com as do outro!